20 maio 2011 - 0h02

Vai começar o Brasileiro: conheça os adversários

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2011 vai começar. Até dezembro, serão dezenas de jogos, centenas de gols e incontáveis momentos de emoção. Para que o torcedor atleticano possa acompanhar o desempenho do Furacão na competição, a equipe da Furacao.com elaborou seu tradicional guia com as principais informações dos adversários do Atlético na competição.

Um dos diferenciais do nosso guia é que ele é voltado para o torcedor atleticano. Por isso, indicamos na ficha de cada time os resultados dos últimos confrontos e ainda quais são os jogadores que já vestiram a camisa rubro-negra.

Participaram da elaboração do Guia os seguintes colaboradores da Furacao.com: Caio Derosso, Eduardo Betinardi, Gustavo Rolin, Silvio Toaldo e Wellington Carvalho.

Confira abaixo a análise dos 19 adversários do Furacão:

AMÉRICA FUTEBOL CLUBE

Presidente: Marcus Salum
Sugestão de site: http://www.americamineiro.com.br
Estádio: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
Técnico: Mauro Fernandes
Destaques: Leandro Ferreira (volante) e Fábio Júnior (atacante)
Fique de olho: Otávio (zagueiro)
Ex-atleticanos: Flávio (goleiro), Irênio (meia) e Netinho (meia)
Time base: Flávio; Sheslon, Gabriel, Anderson e Rodrigo; Dudu, Leandro Ferreira, Camilo e Irênio; Luciano e Fábio Júnior
Confrontos contra o Atlético: No Brasileirão 2010 não houve confronto, pois o América-MG disputou a Série B
Data dos jogos contra o Atlético: – primeiro turno: 21/08 (dom) Atlético x América – Arena da Baixada; segundo turno: 27/11 (dom) – América x Atlético – Arena do Jacaré
Análise: De volta à elite nacional depois de dez anos, o América entra como um dos candidatos ao rebaixamento. Eliminado na semifinal do Campeonato Mineiro, o grupo passou por uma reformulação há menos de duas semanas da estreia na Série A: 12 jogadores foram dispensados e seis, contratados. Entre os reforços, destaque para o experiente zagueiro Anderson e para o goleiro Neneca, que irá disputar a camisa 1 com Flávio, ex-Furacão. A esperança de gols é o também experiente Fábio Júnior, artilheiro do último estadual, com 13 gols.

ATLÉTICO CLUBE GOIANIENSE

Presidente: Valdivino José de Oliveira
Sugestão de site: http://www.atleticogoianiense.com.br
Estádio: Serra Dourada, em Goiânia
Técnico: Paulo César Gusmão
Destaques: Márcio (goleiro) e Felipe (atacante)
Fique de olho: Felipe Brisola (meia)
Ex-atleticanos: João Carlos (goleiro)
Time base: Márcio; Adriano, Gílson, Anderson e Thiago Feltri; Pituca, Agenor, Ramalho e Anailson; Felipe e Marcão
Confrontos contra o Atlético:
– No Brasileirão 2010: Atlético 2 x 1 Atlético-GO (Arena); Atlético-GO 1 x 2 Atlético (Serra Dourada)
Data dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 04/08 (qui) Atlético-GO x Atlético – Serra Dourada; segundo turno: 06/11 (dom) – Atlético x Atlético-GO – Arena da Baixada
Análise: Bicampeão goiano, o Atlético manteve a base do time que brigou contra o rebaixamento em 2010. Do time que empatou com o Vitória na última rodada e garantiu a permanência na elite nacional, sete formam o “time base” atual. O zagueiro Welton Felipe, o meia Elias e o volante Robston deixaram o clube. Por outro lado, Anderson, Felipe e Felipe Brisola foram contratados. O último, meia de 20 anos, foi considerado a revelação do estadual, e o Atlético-GO ganhou a disputa com outros três clubes e levou o jovem.

CLUBE ATLÉTICO MINEIRO

Presidente: Alexandre Kalil
Sugestão de site: http://www.atletico.com.br/site/
Estádio: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
Técnico: Dorival Junior
Destaques: Magno Alves (atacante), Toró (meia) e Richarlyson (volante)
Fique de olho: Mancini (atacante)
Ex-atleticanos: nenhum
Time base: Renan Ribeiro; Patric, Réver, Werley e Leandro; Toró, Richarlyson, Fillipe Soutto e Giovanni Augusto; Magno Alves e Guilherme.
Confrontos contra o Atlético:
– No Brasileirão 2010: Atlético-MG 3 x 1 Atlético (Mineirão); Atlético 2 x 1 Atlético Mineiro (Arena)
Data dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 21/05 (sáb) Atlético-MG x Atlético – Arena do Jacaré; segundo turno: 31/08 (qua) Atlético x Atlético-MG – Arena da Baixada
Análise: Depois de fugir do rebaixamento em 2010, o Atlético Mineiro aposta em uma mescla de jogadores experientes, como o volante Richarlyson e os atacantes Magno Alves e Mancini, com atletas da base, como o goleiro Renan Oliveira. O técnico Dorival Jr tenta montar um padrão de jogo ao time que foi vice-campeão do Campeonato Mineiro e eliminado pelo Grêmio Prudente na Copa do Brasil. Para isso, espera contar com a contratação do atacante Keirrison, com quem trabalhou no Coritiba e Santos.

AVAÍ FUTEBOL CLUBE

Presidente: João Nilson Zunino
Sugestão de site: http://www.avai.com.br
Estádio: Ressacada, em Florianópolis
Técnico: Paulo Silas
Destaques: Marquinhos (meia) e Acleisson (volante)
Fique de olho: Julinho (lateral-esquerda), Marquinhos (meia) e Rafael Coelho (atacante)
Ex-atleticanos: Cristian (atacante)
Time base: Renan; Emerson Nunes, Cássio e Gustavo Bastos, Diogo Orlando, Marcinho Guerreiro, Estrada, Marquinhos e Romano, Rafael Coelho e William.
Confrontos contra o Atlético:
– No Brasileirão 2010: Atlético 1 x 0 Avaí (Arena); Avaí 0 x 1 Atlético (Ressacada)
Datas dos jogos contra o Atlético: 10/07 (dom) – Atlético x Avaí – Arena da Baixada; 09/10 (dom) – Avaí x Atlético – Ressacada
Análise: Um dos quatro semifinalistas da Copa do Brasil 2011, o Avaí não conseguiu um bom desempenho no campeonato estadual deste ano. O Leão da Ilha está disposto a apagar o mau desempenho do ano passado mesclando jogadores experientes com jovens talentos no elenco.

ESPORTE CLUBE BAHIA

Presidente: Marcelo Guimarães Filho
Sugestão de site: http://www.esporteclubebahia.com.br
Estádio: Governador Roberto Santos, em Pituaçu
Técnico: René Simões
Destaques: Ávine (lateral), Camacho (meia), Jobson (atacante) e Souza (atacante)
Fique de olho: Zezinho (meia), e Lulinha (meia)
Ex-atleticanos: Jancarlos (lateral)
Time base: Omar, Jancarlos, Danny Morais, Titi e Ávine; Fahel, Marcone. Camacho e Lulinha, Souza e Jóbson.
Confrontos contra o Atlético: No Brasileirão 2010 não houve confronto, pois o Bahia disputou a Série B
Datas dos jogos contra o Atlético: 25/06 (sáb) – Atlético x Bahia – Arena da Baixada; 21/09 (qua) – Bahia x Atlético – Pituaçu.
Análise: Após sete anos fora da elite do futebol brasileiro o Bahia volta a debutar na série A. Eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético, após uma goleada de 5 a 0, e das finais do campeonato baiano pelo rival Vitória, o técnico René Simões quebra a cabeça para montar um time para a disputa do campeonato nacional. As chegadas do goleiro Marcelo Lomba, do volante Fahel e do polêmico atacante Jóbson devem qualificar um pouco mais o elenco do time baiano, pois o Bahia é apontado como um dos possíveis rebaixados em 2011.

BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS

Presidente: Maurício Assumpção
Sugestão de site: http://www.botafogo.com.br
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro
Técnico: Caio Júnior
Destaques: Jéfferson (goleiro) e Loco Abreu (atacante)
Fique de olho: Bruno Cortês (lateral)
Ex-atleticanos: Alessandro (lateral), Mácio Azevedo (lateral) e Antonio Carlos (zagueiro)
Time base: Jefferson; Alessandro, Antonio Carlos, João Felipe e Bruno Cortês; Marcelo Mattos, Arévalo Rios, Somália e Everton; Herrera e Loco Abreu.
Confrontos contra o Atlético:
– No Brasileirão 2010: Atlético 3 x 2 Botafogo (Arena); Botafogo 1 x 1 Atlético (Engenhão)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 23/07 (sáb) Atlético x Botafogo – Arena da Baixada; segundo turno: 15/10 (sáb) Botafogo x Atlético – Engenhão
Análise: Após um começo de ano decepcionante, a diretoria do Botafogo demitiu o folclórico treinador Joel Santana, contratando para seu lugar Caio Junior. O novo treinador, porém, não foi capaz de levar o Botafogo ao título carioca e acabou eliminado pelo Avaí nas oitavas de final da Copa do Brasil. O Botafogo tenta a contratação de reforços de peso, como Diego (ex-Santos) e Seedorf (Milan) para poder alçar voos mais altos neste Brasileirão.

CEARÁ SPORTING CLUB

Presidente: Evandro Sá Barreto Leitão
Sugestão de site: http://www.cearasc.com/
Estádio: Presidente Vargas, em Fortaleza
Técnico:Vagner Mancini
Destaques: Geraldo (Meia), Iarley (atacante) e Marcelo Nicácio (atacante)
Fique de olho: Osvaldo (atacante)
Ex-atleticanos: Geraldo (meia)
Time base: Fernando Henrique, Diego Macedo, Erivelton, Fabrício e Vicente; Michel, João Marcos, Thiago Humberto e Geraldo; Washington e Iarley.
Confrontos contra o Atlético:
– No Brasileirão 2010: Atlético 2 x 1 Ceará (Arena); Ceará 1 x 1 Atlético (Castelão)
Data dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 28/07 (qui) Ceará x Atlético – Presidente Vargas; segundo turno: 23/10 (dom) Atlético x Ceará – Arena da Baixada
Análise: Atual campeão cearense, o Ceará está na semifinal da Copa do Brasil e tem um time bem estruturado pelo técnico Vagner Mancini. Com as jogadas sendo criadas pelo experiente Geraldo, o Ceará conta com o artilheiro do estadual, o atacante Marcelo Nicácio, que havia sido afastado do grupo por problemas de contrato e agora é reserva de Washington. A torcida aposta no também atacante Osvaldo, que veio do Sporting Braga, de Portugal.

SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA

Presidente: Andrés Sanchez
Sugestão de site: http://www.corinthians.com.br/portal/
Estádio: Pacaembu, em São Paulo
Técnico: Tite
Destaques: Ralf (volante), Liedson (atacante) e Dentinho (atacante)
Fique de olho: Adriano (atacante)
Ex-atleticanos: Paulo André (zagueiro), Morais (meia), Edno (atacante), Jorge Henrique (atacante) e Willian (atacante)
Time base: Julio Cesar, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Morais e Jorge Henrique; Dentinho (Willian) e Liedson
Confrontos contra o Atlético:
– No Brasileirão 2010: Atlético 1 x 1 Corinthians (Arena); Corinthians
2 x 1 Atlético (Pacaembu)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 07/08 (dom) Atlético x Corinthians – Arena da Baixada; segundo turno: 13/11 (dom) Corinthians x Atlético – Pacaembu
Análise: Vice-campeão paulista e eliminado precocemente na fase de grupos da Copa Libertadores da América, o Corinthians aposta alto no Campeonato Brasileiro, principalmente com a contratação do atacante Adriano. Porém, o jogador se machucou nos treinos e só deve jogar no segundo semestre. A estreia de Adriano deverá coincidir com as saídas do meia Bruno César, que vai para o Benfica (POR), e do atacante Dentinho, cogitado pelo futebol ucraniano. A esperança de gols é o atacante Liedson, que foi um dos artilheiros do Campeonato Paulista, com 11 gols.

CORITIBA FOOT BALL CLUB

Presidente: Jair Cirino dos Santos
Sugestão de site: http://www.coritiba.com.br/portal/
Estádio: Couto Pereira, em Curitiba
Técnico: Marcelo Oliveira
Destaques: Davi (meia), Bill (atacante) e Marcos Aurélio (atacante)
Fique de olho: Léo Gago (volante)
Ex-atleticanos: Anderson Aquino (atacante) e Marcos Aurélio (atacante)
Time base: Edson Bastos; Jonas, Pereira, Emerson e Eltinho; Leandro Donizete, Léo Gago, Rafinha e Davi; Marcos Aurélio e Bill
Confrontos contra o Atlético: No Brasileirão 2010: não houve confronto, pois o Coritiba disputou a Série B
Data dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 27/08 (sáb) Coritiba x Atlético – Couto Pereira; segundo turno: 04/12 (dom) Atlético x Coritiba – Arena da Baixada
Análise: Campeão paranaense invicto, o Coritiba alcançou o recorde nacional de 24 vitórias seguidas. Com um elenco que se adaptou bem ao esquema tático criado por Marcelo Oliveira, o time conta com um meio-campo rápido, principalmente na criação de jogadas do volante Léo Gago e dos meias Rafinha e Davi, que juntamente com o atacante Bill, foram os artilheiros do Campeonato Paranaense, com 12 gols.

CRUZEIRO ESPORTE CLUBE

Presidente: Zezé Perrella
Sugestão de site: http://www.cruzeiro.com.br
Estádio: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
Técnico: Cuca
Destaques: Montillo (meia)
Fique de olho: Dudu (meia)
Ex-atleticanos: Fábio (goleiro) e Wallyson (atacante)
Time base: Fábio; Pablo, Victorino, Gil e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Gilberto e Montillo; Thiago Ribeiro e Wallyson.
Confrontos contra o Atlético:
– No Brasileirão 2010: Atlético 0 x 2 Cruzeiro (Arena);
Cruzeiro 0 x 0 Atlético (Arena do Jacaré)
Data dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 17/08 (qua) Atlético x Cruzeiro – Arena da Baixada; segundo turno: 20/11 (dom) Cruzeiro x Atlético – Arena do Jacaré
Análise: Time com a melhor campanha da primeira fase na Copa Libertadores, o Cruzeiro foi surpreendido e eliminado precocemente dentro de casa nas oitavas-de-finais, pelo Once Caldas, da Colômbia. Porém se redimiu ao conquistar o título mineiro em cima do rival Atlético Mineiro. Com a base mantida de 2010, a Raposa entra no Brasileirão como uma das favoritas ao título.

FIGUEIRENSE ESPORTE CLUBE

Presidente: Nestor Lodetti
Sugestão de site: http://www.figueirense.com.br
Estádio: Orlando Scarpelli, em Florianópolis
Técnico: Jorginho
Destaques: Vilson (goleiro), Fernandes (meia) e Lenny (atacante)
Fique de olho: Aloísio (atacante), Breitner (meia) e Talhetti (meia)
Ex-atleticanos: nenhum
Time base: Wilson; Bruno, João Paulo, Edson Silva e Juninho; Ygor, Túlio, Pittoni e Fernandes; Reinaldo e Wellington.
Confrontos contra o Atlético: No Brasileirão 2010 não houve confronto, pois o Figueirense disputou a Série B
Datas dos jogos contra o Atlético: 19/06 (dom) – Figueirense x Atlético – Orlando Scarpelli; 18/09 (dom) – Atlético x Figueirense – Arena da Baixada
Análise: Depois de dois anos seguidos disputando a série B, o Figueirense retorna à série A com o vice-campeonato da segundona na bagagem. Sem ter estrelas no time, o time do Estreito conta com o seguro goleiro Wilson, o bom meia Fernandes e a experiência de Reinaldo no ataque para tentar surpreender os seus adversários para não ser apontado como um dos possíveis rebaixados neste ano.

CLUBE DE REGATAS FLAMENGO

Presidente: Patrícia Amorim
Sugestão de site: http://www.flamengo.com.br/
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Destaques: Felipe (goleiro), Thiago Neves (meia) e Ronaldinho Gaúcho (atacante)
Fique de olho: Botinelli (meia)
Ex-atleticanos: nenhum
Time base: Felipe, Léo Moura, Welinton, David Braz e Rodrigo Alvim; Willians, Renato Abreu, Bottinelli e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid
Confrontos contra o Atlético:
– No Brasileirão 2010: Flamengo 0 x 1 Atlético (Raulino de Oliveira); Atlético 1 x 0 Flamengo (Arena)
Data dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 12/06 (dom) Atlético x Flamengo – Arena da Baixada; segundo turno: 11/09 (dom) Flamengo x Atlético – Engenhão
Análise: Campeão Carioca, o Flamengo oscilou muito durante o estadual e foi eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil pelo Ceará. A torcida e diretoria flamenguista têm esperanças que o atacante Ronaldinho Gaúcho possa render mais. Caso o jogador não volte a exibir um bom futebol, o Flamengo pode apostar ainda nos meias Thiago Neves e Botinelli, que foram decisivos em alguns jogos. O atacante Diego Maurício surge também como uma boa opção de ataque, pois o setor ainda não tem um titular definido, com Deivid e Wanderley revezando no posto.

FLUMINENSE FOOTBALL CLUB

Presidente: Peter Siemsen
Sugestão de site: http://www.fluminense.com.br
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro
Técnico: Abel Braga
Destaques: Conca (meio-campo) e Fred (atacante)
Fique de olho: Fernando Bob (volante)
Ex-atleticanos: Valencia (volante), Tartá (meia-atacante) e Rafael Moura (atacante)
Time base: Ricardo Berna; Mariano, Gum, Edinho e Julio Cesar; Valencia, Diguinho, Marquinho e Conca; Fred e Rafael Moura.
Confrontos contra o Atlético:
– No Brasileirão 2010: Fluminense 3 x 1 Atlético (Maracanã); Atlético 2 x 2 Fluminense (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 30/06 (qui) Fluminense x Atlético – Engenhão; segundo turno: 25/09 (dom) Atlético x Fluminense – Arena da Baixada
Análise: O atual campeão brasileiro teve um primeiro semestre decepcionante. Após a demissão de Muricy Ramalho, o Fluminense acertou a contratação do técnico campeão mundial pelo Internacional, Abel Braga (porém, ainda não se apresentou ao clube). Ausente das finais do Campeonato Carioca, sem dúvida alguma a maior decepção do semestre tricolor foi a eliminação precoce na Copa Libertadores, ainda nas oitavas de final, para o paraguaio Libertad. Mesmo ainda sem reforços para o Brasileirão, o Fluminense conta com a forte base campeão ano passado para tentar o bicampeonato.

GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE

Presidente: Paulo Oldone
Sugestão de site: http://www.gremio.net
Estádio: Olímpico, em Porto Alegre
Técnico: Renato Gaúcho
Destaques: Victor (goleiro) e Douglas (meia)
Fique de olho: Leandro (atacante)
Ex-atleticanos: Mithyuê (volante)
Time base: Victor; Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo e Gilson; Adilson, Fábio Rochemback, Lúcio e Douglas; Leandro e Junior Viçosa
Confrontos contra o Atlético:
– No Brasileirão 2010: Atlético 1 x 1 Grêmio (Arena); Grêmio 3 x 1 Atlético (Olímpico)
Data dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 29/05 (dom) Atlético x Grêmio – Arena da Baixada; segundo turno: 04/09 (dom) – Grêmio x Atlético – Olímpico
Análise: O Grêmio foi eliminado nas oitavas de final da Copa Libertadores e perdeu para o Internacional na final do Gaúchão. Com isso, o Tricolor entra no Campeonato Brasileiro pressionado. Para se recuperar e fazer uma boa campanha, Renato Gaúcho aposta nos experientes Victor, Rodolfo, Lúcio e Douglas. A eles, se juntam os jovens atacantes Junior Viçosa e Leandro, que conquistaram a vaga entre os titulares e deixaram André Lima e Borges no banco. Apesar de alguns pontos fracos – como a falta de um reserva para Douglas e da irregularidade de jogadores como Gilson e Fábio Rochemback – o Grêmio tem time para brigar por uma vaga na Libertadores.

SPORT CLUB INTERNACIONAL

Presidente: Giovanni Luigi
Sugestão de site: http://www.internacional.com.br
Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre)
Técnico: Paulo Roberto Falcão
Destaques: D’Alessandro (meia) e Leandro Damião (atacante)
Fique de olho: Oscar (meia)
Ex-atleticanos: Nei (lateral-direita), Ronaldo (zagueiro) e Glaydson (volante)
Time base: Renan; Nei, Bolívar, Índio e Kléber; Bolatti, Guiñazu, Oscar, Andrezinho e D’Alessando; Leandro Damião.
Confrontos contra o Atlético:
– No Brasileirão 2010: Internacional 4 x 1 Atlético (Beira-Rio); Atlético 1 x 0 Internacional (Arena)
Data dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 06/07 (qua) Internacional x Atlético – Beira-Rio; segundo turno: 02/10 (dom) Atlético x Internacional – Arena da Baixada
Análise: Campeão da Libertadores em 2010, o Internacional não se acertou após a trágica derrota no Mundial de Clubes para o desconhecido Mazembe, do Congo. O início de ano foi oscilante, tanto que custou o emprego de Celso Roth. Falcão, ídolo colorado, assumiu o time, porém acabou eliminado da Libertadores pelo Peñarol nas oitavas. O título gaúcho conquistado nos pênaltis diante do Grêmio, em pleno Olímpico, pode recolocar o time nos trilhos. Deverá brigar por vaga na Libertadores de 2012.

SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS

Presidente: Arnaldo Tirone
Sugestão de site: http://www.palmeiras.com.br/
Estádio: Pacaembu, em São Paulo
Técnico: Luiz Felipe Scolari (Felipão)
Destaques: Marcos Assunção (volante), Valdivia (meia) e Kleber (atacante)
Fique de olho: Adriano (atacante)
Ex-atleticanos: Danilo (zagueiro), Chico (volante) e Dinei (atacante)
Time base: Marcos, João Vitor, Danilo, Thiago Heleno e Gabriel Silva; Chico, Márcio Araújo, Marcos Assunção e Valdivia; Adriano e Kleber
Confrontos contra o Atlético:
– No Brasileirão 2010: Palmeiras 2 x 0 Atlético (Pacaembu); Atlético 1 x 0 Palmeiras (Arena)
Data dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 04/06 (sáb) Palmeiras x Atlético – Canindé; segundo turno: 07/09 (sáb) Atlético x Palmeiras – Arena
Análise: Eliminado no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil, levando um histórico 6 a 0 do Coritiba, o técnico Felipão tenta montar um Palmeiras que consiga jogar mesmo com as constantes ausências dos meias Valdivia e Lincoln. O time ainda pode perder o volante Marcos Assunção que, por problemas na renovação de contrato, pode ir para o Bahia. O clube paulista aposta ainda na juventude do recém contratado lateral-direita, João Vitor, e do atacante Adriano “Michael Jackson”.

SANTOS FUTEBOL CLUBE

Presidente: Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro
Sugestão de site: http://www.santosfc.com.br
Estádio: Vila Belmiro, em Santos
Técnico: Muricy Ramalho
Destaques: Elano (meia), Ganso (meia) e Neymar (atacante)
Fique de olho: Rafael (goleiro) e Danilo (lateral-direita/volante)
Ex-atleticanos: Alex Sandro (lateral-esquerda), Durval (zagueiro),
Maikon Leite (atacante) e Zé Eduardo (atacante)
Time base: Rafael; Jonathan, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Danilo, Elano e Ganso; Neymar e Zé Eduardo.
Confrontos contra o Atlético:
– No Brasileirão 2010: Atlético 2 x 0 Santos (Arena); Santos 2 x 0 Atlético (Vila Belmiro)
Data dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 31/07 (dom) Atlético x Santos – Arena da Baixada; segundo turno: 30/10 (dom) Santos x Atlético – Vila Belmiro
Análise: Bicampeão paulista, o Santos é o único representante brasileiro que segue na Copa Libertadores. Com Ganso ainda tentando deixar as lesões de lado, cabe ao garoto Neymar comandar o time praiano. O toque de experiência fica por conta de Elano, repatriado no início da temporada. O Santos aparece, ao lado do Cruzeiro, como favorito ao título nacional em 2011, caso consiga segurar suas jovens estrelas durante a janela europeia da metade do ano e não sofra um desmanche. A equipe ainda conta com Muricy Ramalho, que ganhou quatro das últimas cinco edições do Brasileirão.

SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE
Presidente: Juvenal Juvêncio
Sugestão de site: http://www.saopaulofc.net
Estádio: Morumbi, em São Paulo
Técnico: Paulo César Carpegiani
Destaques: Rogério Ceni (goleiro), Lucas (meio-campo) e Luis Fabiano (atacante)
Fique de olho: Casemiro (volante)
Ex-atleticanos: Rhodolfo (zagueiro), Rodrigo Souto (volante), Dagoberto (atacante) e Paulo César Carpegiani (técnico)
Time base: Rogério Ceni; Rhodolfo, Miranda e Xandão; Jean, Casemiro, Carlinhos Paraíba, Lucas e Juan; Fernandinho e Dagoberto.
Confrontos contra o Atlético:
– No Brasileirão 2010: Atlético 1 x 1 São Paulo (Arena); São Paulo 2 x 1 Atlético (Morumbi)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 13/08 (sáb) São Paulo x Atlético – Morumbi; segundo turno: 16/11 (qua) Atlético x São Paulo – Arena
Análise: Após sete anos consecutivos disputando a Copa Libertadores da América, o São Paulo teve que se contentar com a disputa da Copa do Brasil, e não obteve êxito. A eliminação nas quartas de final pelo Avaí acarretou em uma crise entre o técnico Paulo César Carpegiani, que chegou a ter sua demissão anunciada pela imprensa, e o pentacampeão do mundo Rivaldo. Para piorar, também foi eliminado pelo Santos na semifinal do Campeonato Paulista. O tricolor paulista conta com o surgimento da grande promessa do futebol brasileiro Lucas e com o retorno do atacante Luis Fabiano, que ainda não estreou, para retomar a hegemonia do Brasileirão.

CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA

Presidente: Roberto Dinamite
Sugestão de site: http://www.crvascodagama.com.br
Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro
Técnico: Ricardo Gomes
Destaques: Juninho Pernambucano (meio-campo) e Éder Luis (atacante)
Fique de olho: Bernardo (meio-campo)
Ex-atleticanos: Caíque (meia-atacante)
Time base: Fernando Prass; Fágner, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Eduardo Costa, Felipe, Bernardo e Diego Souza; Alecsandro e Éder Luis.
Confrontos contra o Atlético:
– No Brasileirão 2010: Vasco 3 x 1 Atlético (São Januário); Atlético 1 x 1 Vasco (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 16/07 (sáb) Vasco x Atlético – São Januário; segundo turno: 12/10 (qua) Atlético x Vasco – Arena
Análise: Apesar de ter que amargar a derrota para o rival Flamengo no Campeonato Carioca, o primeiro semestre do Vasco é promissor. Após eliminar o Furacão nas quartas de final da Copa do Brasil, o Vasco avançou à semifinal da competição, onde enfrentará o Avaí, e seguirá em busca do título inédito e a vaga antecipada para a Copa Libertadores. O desempenho do time cruzmaltino no Brasileirão deverá ser influenciado pela campanha na Copa do Brasil. Mas independente de conseguir ou não voltar à competição sulamericana em 2012, o Vasco contará com a mescla de jogadores jovens, como o zagueiro Dedé e o meia Bernardo, e jogadores experientes, como Felipe e Diego Souza, para realizar uma boa campanha neste Brasileirão.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…