24 maio 2011 - 11h25

Atlético afasta nove jogadores e reduz elenco principal

Nove jogadores não fazem mais parte do grupo principal do Atlético. O goleiro Edson; os zagueiros Gabriel, Hugo Alcântara, Flávio e Dalton; os meias Pimba e Jenison; o volante Guilherme Batata e o lateral-esquerda Héracles. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira pelo Twitter do setorista Osmar Antônio, da rádio Banda B. Treinando em separado no CT do Caju, os jogadores permanecerão à disposição do clube. Alguns serão emprestados ou negociados com outras equipes. O meia Jenison e o lateral-esquerda Héracles voltarão para a equipe júnior e poderão ser aproveitados no futuro.

Depois da veiculação da notícia pela imprensa, o Atlético confirmou a informação por meio de nota divulgada no site oficial. “Tem jogador que se adapta, outros não. Uns chegam e pegam a camisa de titular e jogam. Então tem que ter paciência e compreensão que o time vai melhorar”, explicou o técnico Adilson Batista.

Antes da reformulação, o elenco rubro-negro contava com 34 jogadores. Neste mês, chegaram goleiro Márcio, o volante Cleber Santana, o zagueiro Fabrício e o lateral-esquerda Marcelo Oliveira. Agora, o elenco principal passa a contar com 26 jogadores (clique aqui para conferir a relação completa), mas esse número deve crescer porque o clube ainda busca reforços para o Brasileirão.

Confira abaixo as análises dos dispensados:

Edson: começou nas categorias de base do Atlético-MG e atuou no time principal entre 2007 e 2008, quando foi para o Atlético Goianiense. Chegou ao Rubro-Negro no dia 18 de março na troca que envolveu a ida de João Carlos ao xará goiano e assinou contrato até o final do ano. Foi relacionado para o banco de reservas em algumas partidas, mas não teve oportunidade de jogar nem sequer uma partida. Com a chegada do goleiro Márcio, do Prudente, ficou evidente a perda de espaço.

Gabriel: indicado pelo então técnico Sérgio Soares, Gabriel disputou o último Brasileiro pelo Avaí e passou por clubes como Bahia, Grêmio, Vitória, Democrata, 15 de Novembro, Paraná e Bragantino. O zagueiro assinou contrato com o Atlético até o final de 2013 e foi envolvido em uma troca com a empresa Traffic pelo zagueiro Antonio Carlos, emprestado ao Botafogo pelo mesmo período. Disputou 15 partidas pelo Atlético; a última, contra o Rio Branco, na despedida do Campeonato Paranaense.

Hugo: desconhecido no futebol brasileiro, Hugo chegou no começo de abril e assinou contrato de 90 dias com o Rubro-Negro. Tem 31 anos e jogava fora do Brasil há uma década. Não disputou nenhuma partida com a camisa do Atlético.

Flávio: veio do Grêmio Prudente e não teve sorte no Furacão. Estreou contra o Cianorte, no início de fevereiro, e ficou em campo por somente seis minutos, já que precisou ser substituído devido a uma lesão muscular. Recuperado, atuou diante do Paulista, pela Copa do Brasil e sofreu uma forte pancada, sendo substituído pouco antes do final da partida. Depois, teve uma jornada desastrosa contra o Roma, quando foi amarelado apenas com sete segundos de jogo e deixou o campo expulso aos 25 minutos do segundo tempo. Aliás, foi sua quarta e última partida pela equipe rubro-negra.

Dalton: revelado nas categorias de base do Fluminense, onde teve destaque na campanha do Brasileiro de 2009, Dalton assinou contrato com o Atlético até o final deste ano. Com passagens pelas Seleções Brasileiras Sub-15, Sub-17 e Sub-20 e pelo Internacional, jogou apenas cinco partidas como titular na zaga atleticana. No primeiro jogo sob o comando de Adilson Batista, foi substituído e não voltou mais ao time.

Pimba: formado nas categorias de base do Rubro-Negro, foi reintegrado ao grupo principal em janeiro, depois de uma temporada defendendo o ABC, de Natal. Voltou a jogar com a camisa do Furacão na derrota por 2 a 0 para o Cascavel, participou de outros três jogos pelo Campeonato Paranaense e a partida de ida contra o Bahia.

Jenison: contratado do Paysandu no início do ano, o meia participou do jogo contra o Paranavaí, no primeiro turno do Estadual, mas não teve sequência e voltou a treinar com o time júnior. Voltou a ser reintegrado ao grupo, a pedido do então técnico Geninho e entrou nas partidas contra o Iraty, Coritiba e Rio Branco.

Guilherme Batata: também formado nas categorias de base do clube, o jovem volante foi integrado ao grupo principal no começo do ano, mas não teve oportunidades no Rubro-Negro. Batata era reserva no elenco de juniores que revelou o zagueiro Manoel. Ano passado, chegou a disputar alguns jogos pelo Campeonato Paranaense, mas logo foi reintegrado às categorias de base. Durante esse período, foi convocado pela Seleção Brasileira sub-18 em diversas ocasiões.

Héracles: outro jogador formado no clube, disputou sete partidas pelo Campeonato Paranaense e um jogo pela Copa do Brasil. Com apenas 18 anos, era visto como uma das promessas das categorias de base do Rubro-Negro. Veio para o Atlético através de uma parceria com a Uniclinic e indicado pelo ex-zagueiro atleticano Flávio Mendes. No CT do Caju, Héracles passou por todas as categorias, desde o infantil até chegar ao profissional. Já jogou também pelas Seleções Brasileiras Sub-18 e Sub-20. Com contrato com o Atlético até 2013, ele deve voltar à equipe de juniores ou ser emprestado a outro clube.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…