Atlético afasta nove jogadores e reduz elenco principal
Nove jogadores não fazem mais parte do grupo principal do Atlético. O goleiro Edson; os zagueiros Gabriel, Hugo Alcântara, Flávio e Dalton; os meias Pimba e Jenison; o volante Guilherme Batata e o lateral-esquerda Héracles. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira pelo Twitter do setorista Osmar Antônio, da rádio Banda B. Treinando em separado no CT do Caju, os jogadores permanecerão à disposição do clube. Alguns serão emprestados ou negociados com outras equipes. O meia Jenison e o lateral-esquerda Héracles voltarão para a equipe júnior e poderão ser aproveitados no futuro.
Depois da veiculação da notícia pela imprensa, o Atlético confirmou a informação por meio de nota divulgada no site oficial. “Tem jogador que se adapta, outros não. Uns chegam e pegam a camisa de titular e jogam. Então tem que ter paciência e compreensão que o time vai melhorar, explicou o técnico Adilson Batista.
Antes da reformulação, o elenco rubro-negro contava com 34 jogadores. Neste mês, chegaram goleiro Márcio, o volante Cleber Santana, o zagueiro Fabrício e o lateral-esquerda Marcelo Oliveira. Agora, o elenco principal passa a contar com 26 jogadores (clique aqui para conferir a relação completa), mas esse número deve crescer porque o clube ainda busca reforços para o Brasileirão.
Confira abaixo as análises dos dispensados:
Edson: começou nas categorias de base do Atlético-MG e atuou no time principal entre 2007 e 2008, quando foi para o Atlético Goianiense. Chegou ao Rubro-Negro no dia 18 de março na troca que envolveu a ida de João Carlos ao xará goiano e assinou contrato até o final do ano. Foi relacionado para o banco de reservas em algumas partidas, mas não teve oportunidade de jogar nem sequer uma partida. Com a chegada do goleiro Márcio, do Prudente, ficou evidente a perda de espaço.
Gabriel: indicado pelo então técnico Sérgio Soares, Gabriel disputou o último Brasileiro pelo Avaí e passou por clubes como Bahia, Grêmio, Vitória, Democrata, 15 de Novembro, Paraná e Bragantino. O zagueiro assinou contrato com o Atlético até o final de 2013 e foi envolvido em uma troca com a empresa Traffic pelo zagueiro Antonio Carlos, emprestado ao Botafogo pelo mesmo período. Disputou 15 partidas pelo Atlético; a última, contra o Rio Branco, na despedida do Campeonato Paranaense.
Hugo: desconhecido no futebol brasileiro, Hugo chegou no começo de abril e assinou contrato de 90 dias com o Rubro-Negro. Tem 31 anos e jogava fora do Brasil há uma década. Não disputou nenhuma partida com a camisa do Atlético.
Flávio: veio do Grêmio Prudente e não teve sorte no Furacão. Estreou contra o Cianorte, no início de fevereiro, e ficou em campo por somente seis minutos, já que precisou ser substituído devido a uma lesão muscular. Recuperado, atuou diante do Paulista, pela Copa do Brasil e sofreu uma forte pancada, sendo substituído pouco antes do final da partida. Depois, teve uma jornada desastrosa contra o Roma, quando foi amarelado apenas com sete segundos de jogo e deixou o campo expulso aos 25 minutos do segundo tempo. Aliás, foi sua quarta e última partida pela equipe rubro-negra.
Dalton: revelado nas categorias de base do Fluminense, onde teve destaque na campanha do Brasileiro de 2009, Dalton assinou contrato com o Atlético até o final deste ano. Com passagens pelas Seleções Brasileiras Sub-15, Sub-17 e Sub-20 e pelo Internacional, jogou apenas cinco partidas como titular na zaga atleticana. No primeiro jogo sob o comando de Adilson Batista, foi substituído e não voltou mais ao time.
Pimba: formado nas categorias de base do Rubro-Negro, foi reintegrado ao grupo principal em janeiro, depois de uma temporada defendendo o ABC, de Natal. Voltou a jogar com a camisa do Furacão na derrota por 2 a 0 para o Cascavel, participou de outros três jogos pelo Campeonato Paranaense e a partida de ida contra o Bahia.
Jenison: contratado do Paysandu no início do ano, o meia participou do jogo contra o Paranavaí, no primeiro turno do Estadual, mas não teve sequência e voltou a treinar com o time júnior. Voltou a ser reintegrado ao grupo, a pedido do então técnico Geninho e entrou nas partidas contra o Iraty, Coritiba e Rio Branco.
Guilherme Batata: também formado nas categorias de base do clube, o jovem volante foi integrado ao grupo principal no começo do ano, mas não teve oportunidades no Rubro-Negro. Batata era reserva no elenco de juniores que revelou o zagueiro Manoel. Ano passado, chegou a disputar alguns jogos pelo Campeonato Paranaense, mas logo foi reintegrado às categorias de base. Durante esse período, foi convocado pela Seleção Brasileira sub-18 em diversas ocasiões.
Héracles: outro jogador formado no clube, disputou sete partidas pelo Campeonato Paranaense e um jogo pela Copa do Brasil. Com apenas 18 anos, era visto como uma das promessas das categorias de base do Rubro-Negro. Veio para o Atlético através de uma parceria com a Uniclinic e indicado pelo ex-zagueiro atleticano Flávio Mendes. No CT do Caju, Héracles passou por todas as categorias, desde o infantil até chegar ao profissional. Já jogou também pelas Seleções Brasileiras Sub-18 e Sub-20. Com contrato com o Atlético até 2013, ele deve voltar à equipe de juniores ou ser emprestado a outro clube.