9 jun 2011 - 15h08

Uruguaio García deve ser o reforço do Furacão

O uruguaio Santiago García, do Nacional, pode ser um dos reforços do Atlético para o ataque. O diretor Alfredo Ibiapina está negociando com dois atacantes: um sul-americano, mais jovem, e um brasileiro que está jogando no futebol asiático, mais experiente.

Depois de algumas especulações descartadas por Ibiapina, surgiu nesta quinta-feira o nome de García, atacante de 20 anos e 1,81 m, formado nas categorias de base do Nacional e com passagem pela seleção uruguaia sub-20 (Mundial e Sul-Americano da categoria).

O interesse do Atlético por “Morro” García foi divulgado pela Rádio 1010 e repercutido pelo diário Ovación, especializado em esportes. Depois, foi publicado no site decano.com, principal fonte de notícias do Nacional. De acordo com a notícia, o Atlético teria feito uma oferta de US$ 2 milhões por 50% dos direitos econômicos do atacante e o Nacional teria aceitado, já tendo enviado o contrato para o procurador do atleta.

Carreira

García é o atual artilheiro do Campeonato Uruguaio 2010-2011, com 23 gols, nove à frente do vice-artilheiro Cristian Palacios. Ele foi o artilheiro do Torneo Apertura, encerrado em dezembro de 2010, com 15 gols e agora é o vice-artilheiro do Torneo Clausura, com seis gols a menos que Palacios.

No domingo, Nacional (campeão do Clausura) e Defensor Sporting (campeão do Apertura) se enfrentarão na semifinal do Campeonato Uruguaio. Se o Nacional de García vencer será campeão por antecipação. Se o Defensor vencer, haverá a final em dois jogos reunindo novamente os dois times, já que o Nacional foi a equipe que somou mais pontos na tabela acumulada. Santiago García só será liberado pelo Nacional após o término da competição.

O atacante pretendido pelo Atlético estreou na equipe profissional do Nacional em 2008, aos 17 anos, quando entrou na final do campeonato e fez o gol do título do Nacional sobre o Defensor. Porém, García só se tornou titular absoluto nesta temporada e virou ídolo da torcida do Nacional, especialmente por marcar muitos gols contra o Peñarol, principal rival. Segundo os analistas, não é um jogador muito técnico, mas com grande faro de gol.

Há um mês, o atacante despertou o interesse de vários clubes europeus, principalmente do Benfica, mas as propostas que chegaram ao Nacional não satisfizeram as pretensões dos seus dirigentes. Em especial, a atuação do atacante frente o Fluminense, pela Copa Libertadores da América, foi bastante elogiada pela imprensa esportiva, ao marcar os dois gols da vitória no Estádio Centenário.

Ficha técnica
Nome completo: Santiago Damián García
Data de nascimento: 14/09/1990 – Montevidéu (URU)
Altura: 1,81m
Peso: 80 kg
Clubes em que jogou: Nacional



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…