Uruguaio García deve ser o reforço do Furacão
O uruguaio Santiago García, do Nacional, pode ser um dos reforços do Atlético para o ataque. O diretor Alfredo Ibiapina está negociando com dois atacantes: um sul-americano, mais jovem, e um brasileiro que está jogando no futebol asiático, mais experiente.
Depois de algumas especulações descartadas por Ibiapina, surgiu nesta quinta-feira o nome de García, atacante de 20 anos e 1,81 m, formado nas categorias de base do Nacional e com passagem pela seleção uruguaia sub-20 (Mundial e Sul-Americano da categoria).
O interesse do Atlético por “Morro” García foi divulgado pela Rádio 1010 e repercutido pelo diário Ovación, especializado em esportes. Depois, foi publicado no site decano.com, principal fonte de notícias do Nacional. De acordo com a notícia, o Atlético teria feito uma oferta de US$ 2 milhões por 50% dos direitos econômicos do atacante e o Nacional teria aceitado, já tendo enviado o contrato para o procurador do atleta.
Carreira
García é o atual artilheiro do Campeonato Uruguaio 2010-2011, com 23 gols, nove à frente do vice-artilheiro Cristian Palacios. Ele foi o artilheiro do Torneo Apertura, encerrado em dezembro de 2010, com 15 gols e agora é o vice-artilheiro do Torneo Clausura, com seis gols a menos que Palacios.
No domingo, Nacional (campeão do Clausura) e Defensor Sporting (campeão do Apertura) se enfrentarão na semifinal do Campeonato Uruguaio. Se o Nacional de García vencer será campeão por antecipação. Se o Defensor vencer, haverá a final em dois jogos reunindo novamente os dois times, já que o Nacional foi a equipe que somou mais pontos na tabela acumulada. Santiago García só será liberado pelo Nacional após o término da competição.
O atacante pretendido pelo Atlético estreou na equipe profissional do Nacional em 2008, aos 17 anos, quando entrou na final do campeonato e fez o gol do título do Nacional sobre o Defensor. Porém, García só se tornou titular absoluto nesta temporada e virou ídolo da torcida do Nacional, especialmente por marcar muitos gols contra o Peñarol, principal rival. Segundo os analistas, não é um jogador muito técnico, mas com grande faro de gol.
Há um mês, o atacante despertou o interesse de vários clubes europeus, principalmente do Benfica, mas as propostas que chegaram ao Nacional não satisfizeram as pretensões dos seus dirigentes. Em especial, a atuação do atacante frente o Fluminense, pela Copa Libertadores da América, foi bastante elogiada pela imprensa esportiva, ao marcar os dois gols da vitória no Estádio Centenário.
Ficha técnica
Nome completo: Santiago Damián García
Data de nascimento: 14/09/1990 – Montevidéu (URU)
Altura: 1,81m
Peso: 80 kg
Clubes em que jogou: Nacional