20 jul 2011 - 12h31

Atlético vive seu pior ano na Arena

O Atlético vive seu pior ano na Arena. Em 18 jogos no estádio, o time teve 57% de aproveitamento dos pontos disputados – nove vitórias, quatro empates e cinco derrotas. A marca fica abaixo de 2002, que era a pior temporada em casa da equipe, com 58% de aproveitamento – 15 vitórias, nove empates e sete derrotas. O cálculo considera apenas jogos por competições oficiais. Não inclui, portanto, os amistosos.

Em 2002, o Furacão teve apenas quatro jogos em casa pelo campeonato estadual – com três vitórias e um empate. Naquele ano, a competição foi chamada de Supercampeonato, pois era disputada apenas pelos oito melhores paranaenses. Em 2011, porém, o time teve 11 partidas na Arena pelo Paranaense e nove delas contra equipes do Interior. Foram sete vitórias, um empate e três derrotas.

No Brasileirão 2011, o Atlético disputou quatro jogos em casa, com duas derrotas (para Grêmio e Bahia) e dois empates (Avaí e Flamengo). A última vitória do time rubro-negro no local foi em 20 de abril – 5 a 0 sobre o Bahia, pela Copa do Brasil. Depois disso, a equipe perdeu na Arena para o Coritiba, pelo Paranaense, e empatou com o Vasco, pela Copa do Brasil. Já são seis jogos seguidos sem vencer em casa.
O time tem a chance de encerrar o jejum no sábado, contra o Botafogo, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe carioca já venceu duas vezes na Arena – por 5 a 0 em 2006 e por 3 a 0 em 2008 -, mas perdeu outras cinco partidas e empatou uma.

Na Arena, inaugurada em 1999, o Atlético tem até hoje 70% de aproveitamento, com 249 vitórias, 90 empates e 58 derrotas em 397 jogos. O melhor ano foi em 2001, quando o time conquistou o título do Campeonato Brasileiro, e no total daquela temporada somou 25 vitórias, seis empates e três derrotas em casa – 79,4% de aproveitamento.

A segunda melhor temporada na Arena foi em 2005, ano do vice na Libertadores, com 79,1% de aproveitamento (26 vitórias, cinco empates e quatro derrotas). Os anos com menos derrotas em casa foram 2010 (apenas duas no total de 35 partidas) e 1999 (duas em 15 jogos).



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…