10 ago 2011 - 0h03

Com reservas, Atlético estreia na Copa Sul-Americana

O Atlético estreia hoje às 21h50 na Copa Sul-Americana, no Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro. O técnico Renato Gaúcho decidiu escalar reservas nessa partida, contra o Flamengo. A ideia é poupar os titulares para o Campeonato Brasileiro.

O jogo de volta entre as duas equipes será em 24 de agosto, na Arena. O regulamento é o mesmo da Copa do Brasil. Ou seja, o gol fora de casa é critério de desempate. Quem vencer esse duelo, enfrentará nas oitavas-de-final o Nacional (Uruguai) ou o ganhador do confronto entre Fénix (Uruguai) e Universidad Católica (Chile). O campeão da Sul-Americana ganha vaga na Libertadores de 2012.

Pelo regulamento, cada equipe só pode inscrever 25 jogadores. A cada fase, tem direito a trocar três nomes na lista. O Atlético divulgou ontem sua relação, que não tinha o zagueiro Manoel, o lateral-esquerdo Paulinho, os volantes Deivid, Kleberson e Paulo Roberto e o lateral-direito Edílson.

Paulo Roberto se recupera de lesão. Kleberson pertence ao Flamengo e, por cláusula contratual, não pode enfrentar o clube carioca. No entanto, ninguém do clube explicou a ausência dos demais nomes. É possível que estejam sendo poupados do desgaste físico.

Entre os 25 inscritos, não viajaram para o Rio de Janeiro os meias Paulo Baier e Branquinho, que se recuperam de lesão. O goleiro Márcio também ficou em Curitiba, isto porque Renato Gaúcho já levou dois goleiros (Santos e Renan Rocha).

O volante/meia Cleber Santana é um dos poucos titulares escalado para hoje. Ele não poderá atuar no sábado, contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, porque está suspenso.

Do time sub-20, que foi semifinalista da Taça BH, apenas dois jogadores foram inscritos na Sul-Americana: o zagueiro Bruno Pires e o lateral-esquerdo Héracles.

Renato Gaúcho não divulgou a escalação para hoje. No último treino, ontem no Rio de Janeiro, fez apenas um trabalho recreativo. “Nossa equipe está se entregando muito nas partidas pelo Brasileiro. E todo esse esforço vem dando resultado. Por isso vou dar uma segurada neles. E será uma ótima oportunidade para observar quem não está jogando. Mas só farei isso porque confio e sei que posso contar com todos os jogadores”, disse o treinador. “É o momento para colocar dúvida na cabeça do treinador. Pois quem jogar bem poderá ganhar mais oportunidades no Brasileiro. Mesmo com reservas, somos capazes de fazer um bom jogo e sair de campo com um bom resultado”, declarou.

Retrospecto
O Atlético disputa pela 5ª vez a Copa Sul-Americana, que está na sua 10ª edição. No total, o clube tem 16 jogos, cinco vitórias, cinco empates e seis derrotas – 41,7% de aproveitamento dos pontos disputados. A melhor participação ocorreu em 2006, quando chegou à semifinal. Em 2007 e 2009, foi eliminado na 1ª fase. Em 2008, chegou às oitavas.

Rio
O Atlético levou ontem 24 jogadores para o Rio de Janeiro. Após o jogo com o Flamengo, o grupo todo seguirá para São Paulo, para a partida do Brasileirão, no sábado. Entre os 24, estão quatro jogadores que não estão inscritos na Sul-Americana (Manoel, Deivid, Edílson e Paulinho), mas que serão titulares contra o São Paulo, no sábado.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…