1 set 2011 - 23h54

O Delegado está de volta

No mesmo dia em que foi surpreendido pelo pedido de demissão de Renato Gaúcho do comando do Furacão, o Atlético anunciou, através do site oficial, o retorno do carioca Antonio Lopes dos Santos à equipe atleticana. O velho conhecido da torcida atleticana já assume o time amanhã, quando encontra a delegação atleticana que viaja a Porto Alegre, onde enfrenta o Grêmio, domingo, no estádio Olímpico.

Esta será a quinta passagem do técnico pelo clube. Nas ocasiões anteriores, Lopes foi vice-campeão da Copa Libertadores em 2005 e livrou o time do rebaixamento em 2009. No ano seguinte, o treinador saiu do clube de forma conturbada. Na ocasião, Lopes disse ter “ficado boquiaberto” com a demissão, sugerindo que motivações políticas na decisão da diretoria. Na época, a demissão de Lopes não foi bem aceita pelos atleticanos: cerca de 6.700 dos mais de 10 mil torcedores que participaram de enquete da Furacao.com preferiam a manutenção do treinador.

Lopes chega ao Furacão um mês após pedir demissão do América-MG que, assim como o Atlético está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Na temporada, o treinador também teve passagem pelo Vitória.

Histórico

Ex-delegado de polícia, Antonio Lopes tem fama de ser um treinador linha dura, que não admite indisciplina e trabalha muito.

A primeira vez que Lopes comandou o Furacão foi em 2000. Depois de um bom trabalho na Copa João Havelange, recebeu uma proposta para ser supervisor da Seleção Brasileira e conquistou a Copa do Mundo de 2002. Em 2005, assumiu uma equipe desacreditada e chegou ao vice-campeonato da Libertadores. No meio da temporada, pediu demissão para assumir o Corinthians, clube com o qual conquistou o título brasileiro.

Já em 2007, sua passagem não foi boa. A situação do Atlético no Campeonato Brasileiro era muito ruim e o treinador não conseguiu recuperar o time. Foi demitido depois de apenas 16 jogos, sob forte cobrança da torcida.

Em sua última passagem pelo Rubro-Negro, Lopes assumiu a equipe no início de agosto de 2009, na vitória sobre o Cruzeiro pela 17ª rodada do Brasileirão, quando o time ocupava a 17ª posição. Com Lopes, o Atlético subiu três posições e fugiu do rebaixamento, mas não conseguiu a vaga na Copa Sul-Americana.

Em 2010, o técnico comandou o Furacão em 11 partidas pelo Paranaense. Foram seis vitórias, quatro empates e uma derrota. Pela Copa do Brasil, a equipe da Baixada conquistou uma vitória, um empate e a classificação para a segunda fase da competição.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…