O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
15 set 2011 - 12h06

Time grande não cai!

Paulo Leminski: poeta, curitibano, professor, judoca, redator de publicidade e atleticano. Nasceu em 1944, e não morreu. Não é suficientemente conhecido por nós – curitibanos – e por grande parte do País. Isso confere a ele ainda mais mistério e faz com que sua obra repouse numa espécie de jazida que garantirá às gerações futuras generosas doses de Leminski (nem toda a riqueza do Brasil está guardada no pré-sal, estejam certos).

Leminski foi um estudioso da língua e cultura japonesas e publicou em 1983 uma biografia do poeta Matsuo Bashô. Encantou-se pelo haicai. Segundo Paulo Franchett – Professor de Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa da Universidade Estadual de Campinas e, seguramente, um dos maiores pesquisadores do haicai no Brasil – o haicai é um texto breve, composto de 17 durações, centrado numa percepção da transição das estações.

As dezessete durações são divididas usualmente em duas frases, que provocam uma contraposição entre o que é passageiro e o que é duradouro, o que é humano e o que é cósmico, o que é pequeno e o que é grande e assim por diante. No geral, é objetivo.

Em poucos textos escritos por grandes haicaístas encontra-se a expressão direta de sentimentos. O mais das vezes, a emoção intensa que é despertada é provocada pela cena rapidamente esboçada, pela expressão indireta do sentimento. Assim, o haicai japonês é um poema breve e que tem como centro um fenômeno ligado à sucessão das estações do ano.

A expressão “durações” é usada porque em japonês se contam as durações, como em latim ou grego. Isto é: há sílabas breves, que valem uma duração, e longas, que valem duas durações. Nas línguas ocidentais, quando se quer imitar a forma do haicai, substitui-se o conceito de duração pelo conceito de sílaba. Daí a definição do haicai como um poema breve composto de 3 versos: o primeiro e o terceiro de 5 sílabas e o segundo, de 7.

São de autoria do genial Leminski os três haicais que seguem e que eu, criteriosa e afetuosamente, escolhi para lhes oferecer:

pelos caminhos que ando
um dia vai ser
só não sei quando
***
o mar o azul o sábado
liguei pro céu
mas dava sempre ocupado
***
nadando num mar de gente
deixei lá atrás
meu passo à frente

Rafael Lemos: colunista de araque, curitibano, advogado, professor de Língua Portuguesa que não possui diploma de Letras, botonista (ou praticante de Futebol de Mesa, como preferem os puristas) e atleticano.

Nasceu em 1975, e não pretende morrer – nem cedo, nem tarde. Não é suficientemente conhecido pelos curitibanos, o que no fundo acaba sendo uma boa coisa, pois isso dificulta o trabalho de cobradores e Oficiais de Justiça.

Estudioso de coisa nenhuma, encantou-se – há quatro anos e por influência da bela Edith Aragão – pela obra do Leminski e hoje, nesta coluna, resolveu, ousadamente, misturar futebol com haicai.

O resultado deu no que a seguir será apresentado (e salve-se quem puder, inclusive e principalmente eu, assim espero).

FURACÃO GIGANTE
TIME GRANDE JAMAIS CAI
COXINHAS CAEM

Próxima parada em prol do nosso Furacão: Arena da Baixada, Domingo, 18/09/11, 16h.

Figueira não sobrevive em solo que é de CAJU!

Força, Atlético! Estamos – como sempre e uma vez mais – jogando com você!



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…