4 out 2011 - 11h48

Evento marcou reinício das obras na Arena da Baixada

Em cerimônia ocorrida hoje, às 10h, na Arena da Baixada, foi dado início às obras de conclusão do estádio, visando a Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014. Diversas autoridades estiveram presentes no evento, dentre elas o Governador do Estado do Paraná, bem como o Prefeito Municipal de Curitiba. O líder da Comissão, Mário Celso Petraglia, e o Presidente Deliberativo do clube, Gláucio Geara, também compareceram à solenidade. Tanto Beto Richa como Luciano Ducci posaram para fotos, consolidando o sonho rubro-negro.

O ponto auge do reinício das obras foi o momento em que o governador Beto Richa subiu em uma retroescavadeira e tirou a primeira parte de terra do terreno ao lado da Arena. Após a cerimônia, ele concedeu entrevista aos veículos de imprensa e afirmou que se antes o estádio era considerado o mais atrasado, a partir de hoje era o mais adiantado. “Sessenta por cento do estádio já está pronto. E será a obra com menor custo entre os estádios da Copa do Mundo de 2014”, lembrou o governador.

Evento reuniu diversas autoridades na Baixada [foto: Brunno Covello/SMCS]

O prefeito Luciano Ducci falou sobre as desapropriações das casas localizadas na Rua Bueno Aires, cujo processo está em andamento, e sobre as obras na cidade. “As obras do PAC da Copa já estão em andamento em Curitiba. A cidade vai mudar de patamar”, disse.

Último a falar, Petraglia respondeu sobre orçamentos, prazos e disse que o Atlético hoje tem credibilidade para tocar as obras sem adiantar recursos para as empresas de engenharia. “Não endividaremos o clube. É uma catedral. Isso aqui é um evento público. Não se ganha, não se cobra. É para o bem da população, para o bem da comunidade. Isso aqui não tem dono. Todo mundo quer ajudar, todo mundo quer colaborar. É uma catedral”, disse o gestor da Copa.

Até o final do ano, o Furacão disputará seus jogos no Joaquim Américo, sendo que a interdição do estádio deve ocorrer somente em 2012, período em que os jogos devem ser disputados no Couto Pereira. A previsão de entrega da obra é em março de 2013, no aniversário do Atlético.

A obra de conclusão da reforma e ampliação será composta das seguintes intervenções:

– Conclusão da arquibancada do setor Madre Maria dos Anjos (paralela à Brasílio Itiberê), área da logística principal das exigências FIFA com setores vip, tribuna de honra, hospitalidade, imprensa, jogadores, juízes e delegados FIFA;

– Reforma e ampliação dos setores Buenos Aires, Getúlio Vargas e Coronel Dulcídio para adequá-los aos serviços e circulações exigidos pela FIFA, ampliando a sua capacidade atual e para atender as exigências FIFA no que diz respeito à segurança, conforto e funcionalidade;

– Reforma de toda a frente do novo estádio com o objetivo de integração urbana total com a Praça Afonso Botelho proporcionando o nível de acessibilidade exigido pela FIFA em termos de fluxo de multidões;

– Entre as ruas Brasílio Itiberê e Madre Maria dos Anjos, será construído um edifício de dois pavimentos destinado ao estacionamento com 690 vagas e um edifício de três pavimentos destinado ao centro de imprensa;

– Será criada uma nova cobertura metálica que será apoiada nas quatro torres (duas paralelas à Rua Buenos Aires e duas paralelas à Rua Coronel Dulcídio).



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…