Evento marcou reinício das obras na Arena da Baixada
Em cerimônia ocorrida hoje, às 10h, na Arena da Baixada, foi dado início às obras de conclusão do estádio, visando a Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014. Diversas autoridades estiveram presentes no evento, dentre elas o Governador do Estado do Paraná, bem como o Prefeito Municipal de Curitiba. O líder da Comissão, Mário Celso Petraglia, e o Presidente Deliberativo do clube, Gláucio Geara, também compareceram à solenidade. Tanto Beto Richa como Luciano Ducci posaram para fotos, consolidando o sonho rubro-negro.
O ponto auge do reinício das obras foi o momento em que o governador Beto Richa subiu em uma retroescavadeira e tirou a primeira parte de terra do terreno ao lado da Arena. Após a cerimônia, ele concedeu entrevista aos veículos de imprensa e afirmou que se antes o estádio era considerado o mais atrasado, a partir de hoje era o mais adiantado. “Sessenta por cento do estádio já está pronto. E será a obra com menor custo entre os estádios da Copa do Mundo de 2014, lembrou o governador.
Evento reuniu diversas autoridades na Baixada [foto: Brunno Covello/SMCS]
O prefeito Luciano Ducci falou sobre as desapropriações das casas localizadas na Rua Bueno Aires, cujo processo está em andamento, e sobre as obras na cidade. As obras do PAC da Copa já estão em andamento em Curitiba. A cidade vai mudar de patamar, disse.
Último a falar, Petraglia respondeu sobre orçamentos, prazos e disse que o Atlético hoje tem credibilidade para tocar as obras sem adiantar recursos para as empresas de engenharia. “Não endividaremos o clube. É uma catedral. Isso aqui é um evento público. Não se ganha, não se cobra. É para o bem da população, para o bem da comunidade. Isso aqui não tem dono. Todo mundo quer ajudar, todo mundo quer colaborar. É uma catedral”, disse o gestor da Copa.
Até o final do ano, o Furacão disputará seus jogos no Joaquim Américo, sendo que a interdição do estádio deve ocorrer somente em 2012, período em que os jogos devem ser disputados no Couto Pereira. A previsão de entrega da obra é em março de 2013, no aniversário do Atlético.
A obra de conclusão da reforma e ampliação será composta das seguintes intervenções:
– Conclusão da arquibancada do setor Madre Maria dos Anjos (paralela à Brasílio Itiberê), área da logística principal das exigências FIFA com setores vip, tribuna de honra, hospitalidade, imprensa, jogadores, juízes e delegados FIFA;
– Reforma e ampliação dos setores Buenos Aires, Getúlio Vargas e Coronel Dulcídio para adequá-los aos serviços e circulações exigidos pela FIFA, ampliando a sua capacidade atual e para atender as exigências FIFA no que diz respeito à segurança, conforto e funcionalidade;
– Reforma de toda a frente do novo estádio com o objetivo de integração urbana total com a Praça Afonso Botelho proporcionando o nível de acessibilidade exigido pela FIFA em termos de fluxo de multidões;
– Entre as ruas Brasílio Itiberê e Madre Maria dos Anjos, será construído um edifício de dois pavimentos destinado ao estacionamento com 690 vagas e um edifício de três pavimentos destinado ao centro de imprensa;
– Será criada uma nova cobertura metálica que será apoiada nas quatro torres (duas paralelas à Rua Buenos Aires e duas paralelas à Rua Coronel Dulcídio).