Caímos sim e merecidamente
Lendo alguns textos publicados agora após a queda para a segundona me ponho a pensar. Em vários textos vejo tentativas de procurar em outros times e treinadores, culpados para essa vergonha. Os culpados somos todos nós atleticanos. Os dirigentes incompetentes e montados numa soberba idiota, os colunistas que desde o começo do ano ou talvez desde o ano passado que percebiam que este time era fraco e não usaram o espaço de suas colunas para uma cobrança mais contundente. Também a torcida, ou seja, nós, que apenas apoiamos incondicionalmente um time fraco e uma estrutura fracassada e descompromissada. Fizemos passeatas? Abraçamos o estádio? Denunciamos jogadores que apenas estavam na noite curitibana?
A meu ver a parte menos culpada são os jogadores. Eles eram fracos, medíocres, sem o minimo talento. Culpados são os dirigentes e olheiros que os contrataram. Esses sim devem ser cobrados com extremo rigor. Culpam-se os técnicos que passaram por aqui, mas francamente, tentem imaginar o desespero quando o técnico via aquele amontoado de porcarias correndo desastradamente atrás da bola ou quando se virava para o banco de reservas e via aquelas coisas horrorosas sentadas que sabia-se não tinham a menor intimidade com a bola.
Fechamos os olhos durante o ano inteiro para uma situação ruim e agora para tentar melhorar nosso ego dizemos ou melhor escrevemos que caímos de pé, que ganhamos do coxa, que eles não foram para a libertadores. Grande consolo heim?
Ano que vem eles estarão assistindo bons jogos contra grandes equipes e nós? Lá vamos pela peregrinação pelo norte e nordeste do Brasil contra times ridículos, em estádios que parecem pastos.
Vamos parar de procurar desculpas idiotas, caímos por única e exclusiva culpa nossa.
Cobremos das próximas diretorias, mas cobremos energicamente, chega de apoiar times ruins. Amo meu time, mas amo meu time vencedor, amo meu time que joga bonito, amo meu time que levanta taças, não um arremedo de time que não consegue ganhar de um Cascavel, que perde para um Operário. Sou torcedor mas não sou burro. Apoiar coisa ruim incondicionalmente para mim não é sinal de amor e sim falta de inteligencia e compromisso com a verdade.
Caímos sim, e de uma maneira feia e inequívoca. Sem armações de CBF FIFA COI Globo ou o que quer que seja. Caímos porque não soubemos cobrar. Caímos porque um dirigente não teve a dignidade de sair enquanto era tempo. Não teve a hombridade de dizer: saio porque me enganei, não entendo de futebol e estou prejudicando o time.
Vamos agora lamber nossas feridas, repensar nosso ano e torcer para que venham pessoas comprometidas e com visão para resgatar os valores de nosso time.
Estejamos atentos, e ao menor sinal de vacilo que as cobranças sejam feitas com civilidade mas com extremo rigor.
Que o CAP volte logo a ocupar um lugar entre os times grandes de nosso país e que principalmente nunca mais saia de lá e também não seja um mero coadjuvante.
Queremos títulos, queremos gritar de alegria, queremos chorar mas de emoção ao receber mais uma estrela no peito.