Pugilista atleticana defende dois títulos neste sábado
A paranaense Rosilete dos Santos, 36 anos, coloca em jogo neste sábado os títulos mundiais da WIBA (Womens International Boxing Association) e da WPC (World Pugilist Commission). O confronto será no Ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais, com entrada com 1 kg de alimento não perecível, a partir das 19 horas. A adversária é a colombiana Paulina Cardona, 22 anos, 12ª colocada no ranking mundial do Boxrec.
Para Macaris do Livramento, marido e empresário de Rosilete, trata-se da luta do ano no Brasil. Não tivemos um título mundial tão importante em jogo aqui no nosso país, afirma. Na verdade, é a maior luta da história do boxe feminino no Brasil, diz, lembrando que Rosilete é nascida no país, diferente da sérvia Duda Yankovich, que adotou o Brasil.
Para essa luta, Rosilete conseguiu o patrocínio da Copel e, com isso, contratou o lendário treinador Miguel de Oliveira, 64 anos, que já preparou lutadores como Maguila e Duda Yankovich. Como boxeador, Miguel foi campeão mundial em 1975.
O cinturão da categoria supermosca (até 52 kg) da Associação Internacional de Boxe Feminino (WIBA) foi conquistado por Rosilete em julho, em São José dos Pinhais. Ela também é campeã mundial pela Comissão Mundial de Boxe (WBC), pela categoria Super Galo (até kg 53,5), desde setembro de 2008.
No total, ela soma 29 lutas como profissional, com 24 vitórias (14 nocautes) e cinco derrotas (quatro por nocaute). Está em 8º lugar no ranking mundial do Boxrec que computa lutas de todas as confederações. A luta de sábado será transmitida ao vivo pela OTV (canal 11 da Net) e pelo site www.otv.tv.br.