Uruguaio é o novo técnico do Atlético
O Atlético anunciou na noite desta segunda-feira, através de seu site oficial, o nome do novo treinador da equipe para a temporada 2012. Trata-se do uruguaio Juan Ramón Carrasco, que jogou como meia da Seleção do Uruguai de 1975 a 1985.
Também chegam ao Atlético o auxiliar técnico Omar Garate, o preparador físico Alezandro Martinez e o treinador de goleiros Cesar Anibal Olivera. De acordo com a nota, o planejamento da próxima temporada será realizada com segurança e visão.
“O ano de 2012 será marcado pela nova filosofia do Clube Atlético Paranaense. As contratações destes profissionais já estão inseridas nela e também cumprem as novas políticas prometidas durante a campanha como a profissionalização total do clube. A filosofia abrange a inovação e a quebra de paradigmas. O intuito é sair do atual ciclo vicioso do mercado brasileiro para a consequente mudança de cultura e de comportamentos. Ciclo este que foi detectado após as negociações com profissionais brasileiros que supervalorizam seus honorários sem querer assumir riscos ou responsabilidades sobre os resultados em campo”.
Carreira
Uruaguaio de Sarandí del Yí, o técnico de 55 anos começou a carreira de treinador na equipe uruguaia Rocha, ficando somente uma temporada. Em 2002, assumiu o comando do Fénix, também do Uruguai, classificando a equipe para a Libertadores do ano seguinte. Treinou a Seleção Uruguaia nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Alemanha em 2003 e 2004 e chegou ao River Plate de Montevidéu em 2006, ficando até 2010, quando assumiu o Nacional do Uruguai, conquistando o título nacional com a equipe e, inclusive, comandando o atacante atleticano Morro García. Seu último clube foi o Emelec, o Equador, onde esteve até o final de novembro.
Como jogador, Juan começou no futebol em 1973, atuando pelo Nacional do Uruguai, onde ficou até 1978. Na temporada seguinte foi para o River Plate, permanecendo até 1980. De 1981 a 2001 teve passagens por clubes como Racing (ARG), Estudiantes Tecos (MEX), Nacional (URU), Cúcuta Deportivo (EQU), Danubio (URU), Cádiz (ESP), Penãrol (URU), Bella Vista (URU), Marítimo (VEN), Rampla Juniors (URU) e Rocha (URU).
Em 1990 chegou a atuar pelo São Paulo, onde participou de nove jogos e marcou dois gols.