Começa a Copa São Paulo de Juniores
A Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal torneio da categoria, começa nesta terça-feira em sua 43ª edição. O Furacão estreia na quarta, às 16h, quando enfrenta o Sinop (MT) no estádio Gilbertão. Na primeira fase, os jogos do Rubro-Negro acontecem em Lins (SP).
No grupo atleticano, o B, ainda estão os paulistas Marília (jogo dia 7, às 16h) e Linense (jogo dia 10, também às 16h). Neste ano, a competição contará com 96 clubes, divididos em 24 grupos. Os primeiros colocados e os oito melhores segundos de cada chave avançam para a segunda fase do torneio. A decisão está marcada para 25 de janeiro. O atual campeão é o Flamengo, que busca seu tricampeonato.
Altos e baixos nas últimas Copinhas
O Furacão viveu altos e baixos nas últimas participações na Copa São Paulo. Em 2007, o time foi eliminado na semifinal, pelo São Paulo. No ano seguinte, caiu logo na segunda fase, ao perder por 1 a 0 para o Grêmio. Em 2009, a melhor campanha atleticana na competição. A equipe superou Grêmio, Fortaleza, Cruzeiro e São Paulo. Perdeu apenas na final, para o Corinthians. Já no ano passado, o clube paranaense foi eliminado logo na primeira fase, após duas vitórias e uma derrota.
O time júnior também foi irregular nas competições de 2010. Se por um lado foi eliminado já na primeira fase da Copinha, por outro, o time chegou à final da Taça BH perdeu para o Coritiba nos pênaltis. Já no Estadual, o Furacão saiu na segunda fase e, na Copa Tribuna, foi eliminado pelo Iraty na semifinal.
Já em 2011, o Atlético foi eliminado nas oitavas de final pelo Coritiba. O empate em 1 a 1 no tempo normal levou o jogo aos pênaltis e o Furacão foi novamente eliminado pelo time do Alto de Glória por 4 a 1.
Vale destacar que 2011 foi positivo para as categorias de base do Furacão, vencendo todos os torneio estaduais – foi campeão do Campeonato Paranaense Sub-15, do Paranaense Sub-17 e do Paranaense Sub-20. No final de novembro, a equipe de juniores do Atlético Paranaense ainda bateu o Coritiba e ficou com o título da Copa Sub-18 de 2011.
Grupo atleticano na edição de 2011
Ao todo, o técnico Sandro Forner relacionou 30 jogadores. Entre eles, destaque para o meia Marcos Guilherme e os atacantes Júnior e Taiberson. Segundo o comandante rubro-negro, eles são as principais promessas do Furacão. De acordo com o site oficial, a média de idade do elenco rubro-negro para 2012 é 17,1 anos de idade.
Confira abaixo a delegação atleticana para Copa SP:
GOLEIROS
Hugo, Lucas Macanhan e Matheus Kayser
LATERAL DIREITA
Jean
ZAGUEIROS
Victor Lucas, Erwin, Rafael Zuchi, Pedro Gusso, Henrique Bini e Layo
LATERAIS ESQUERDAS
Felipe Coltro, Anderson Tasca, Felipe Curcio e Paulo Otávio
VOLANTES
Maycon Canário, Bruno Rossetto, Gabriel e Kauê
MEIAS
Marcos Guilherme, Otávio, Geziel, Hernani, Juninho e Bruno Mota
ATACANTES
Júnior, Taiberson, Gláucio, Douglas Coutinho, Jackson e Arthur