Sentidos de justiça
Ouvi há pouco que o Couto Pereira foi indicado como local de nossos jogos na temporada.
Como temia, a se confirmar isto, mais uma arroubo de grandiosidade de quem sabemos, e desperdício de dinheiro atleticano de forma desnecessária.
Um pensamento atribuído à Frederic Bastiat diz o seguinte: ‘O verdadeiro sentido do direito é a produção de sentidos de justiça.’
Por que a construção acima?
Porque no episódio da relegação da Vila Capanema como estádio indicado pelo Atlético/PR para sediar as partidas do calendário estadual e nacional, inspirados no Estatuto do Torcedor, digo estarem nossos dirigentes obrando com equívoco em sua interpretação acerca deste normativo.
E tal Estatuto – em circunstâncias excepcionais – poderia como agora, se ajustar a circunstâncias de fato. Também assim poderia sê-lo as diretrizes do clube, ainda mais facilmente.
A capacidade limitada menos de 10 mil torcedores do Durival de Britto e Silva, pela ausência de dispositivo de segurança (ao que consta, circuitos de imagens) é simplicíssima.
Mera adequação do sistema existente na Arena e ponto.
Também no plano da quantidade de espaço se amoldar ao contingente de associados, afirmo que podemos rapidamente, com a tecnologia de construção civil vigente, ampliar aquela praça desportiva até o atingimento do número ideal.
Aliás, já me atrevi a dizer aqui que o quadro associativo do CAP é menor do que vem sendo alardeado, não vislumbrando problema, inclusive, para a instalação das cadeiras e cobertura do Joaquim Américo, com algumas adaptações de engenharia, naquele local.
Logo, com os pés bem fincados no chão, significando isto não termos de pedir favores ao arquirival verde, seria a medida de bom senso que a diretoria do Atlético Paranaense deveria adotar.
A Vila Capanema tem tudo para ser nosso estádio natural.
A rejeição deles e a nossa é recíproca. E nesta linha, se de fato jogarmos esta temporada no estádio dos verdes, a tendência é média baixíssima de público, além da insegurança pela possibilidade de risco à integridade física dos atleticanos.