Alô, Departamento de Propaganda?
A muito tempo me pergunto por quê temos tantos corinthianos, flamenguisas, são paulinos,vascaínos e tantos outros torcedores do eixo dentro de nossos domínios paranaenses e poucos atleticanos e paquitas. E, depois de ver a nova propaganda do coxa, percebi que o problema está no marketing.
O coxa lançou o ‘amo minha terra …’ com o intuito de conquistar novos torcedores na base da pressão, do tipo ‘poxa, você é paranaense e por isso é obrigado a torcer pelo coritiba!!!’. O intuito é legal, mas como paranaense afirmo que ele não me convenceria assim.
Sou atleticano a 15 anos, depois de ver o CAP subir a série A, construir a Arena e, principalmente, ganhar um adesivo ‘Atlético Total’ de uma menina de minisaia e camiseta do Furacão, em Guaratuba durante nossas férias em meados do fim do século XX.
Aquele adesivo juntou-se a outro que recebi em seguida, com os dizeres ‘Tô voltando pro caldeirão’ que – mesmo eu nunca tendo entrado no antigo Joaquim Américo, foi fixado empolgadamente em meu guarda-roupas e mostrado com muito intusiasmo aos meus amigos interioranos torcedores do eixo.
Como empresário do ramo de papelaria, tenho acesso a várias capas de cadernos de times, porém, não encontro cadernos com capas do ATLETICO e muito menos do coritiba. Dia desses fui ao supermercado e encontrei um macarrão instantâneo com a logo do Atlético. Comprei vários e mandei um e-mail a industria agradecendo por incentivar o furacão.
Falta isso ao Atlético, divulgar sua marca mais ainda.
Ir ao interior, divulgar adesivos, popularizar a marca, espalhar camisetas. Por falar em camisetas, a Umbro deveria diversificar mais. Poxa vida, lançou só dois modelos com leves detalhes diferenciando as camisetas do ano passado e quer vender o que?
O Vasco da Gama lança camisetas diferentes quase toda semana. O Corinthians então ….
O que está faltando pro marketing atleticano é aprender com o eixo e começar a divulgar a marca. Volta às aulas de 2012 quero cadernos do Atlético. Quero ir no supermercado e comprar produtos do Atlético. Não do mineiro, do PARANAENSE.
E quero comprar uma camiseta nova do Furacão. Mas quero uma camiseta que possa ir pra balada no sábado a noite e na missa no domingo, diferente e mais bonita.
Sou atleticano PARANAENSE.