13 fev 2012 - 14h52

Aproveitamento em 2012 é superior ao dos últimos três anos

O ano de 2012 começou muito bem para o Atlético: líder invicto do Estadual, com o segundo melhor ataque, que marcou 18 gols, dono da melhor defesa da competição, apenas dois tentos sofridos, e com o vice-artilheiro do certame. A boa campanha e também o futebol ofensivo apresentado pelo time na maioria das rodadas tem rendido muitos elogios à equipe e comissão técnica, liderada pelo uruguaio Juan Ramón Carrasco.

A campanha de 19 pontos em sete partidas, que totalizam 21 pontos possíveis, com aproveitamento de 90,48% dos pontos, deve ser ainda mais ressaltada se for comparada com o mesmo período dos últimos três anos: este é, de longe, o melhor início da equipe.

Nas primeiras sete rodadas do Campeonato Paranaense de 2011 o Atlético já acumulava três derrotas. Vindo da boa campanha no Brasileiro de 2010, com o 5° lugar na classificação, a quarta melhor posição do clube em toda a sua história, o Rubro-Negro já começou decepcionando, perdendo por 2 a 1 para o Arapongas, recém promovido da Série Prata, em pleno Joaquim Américo. Derrotas para Operário (2 a 1) e Cascavel (2 a 0) também fizeram parte deste período. No total, a equipe conseguiu apenas 12 pontos levando a um fraco aproveitamento de 57,14%, com 14 gols marcados e 10 sofridos.

No mesmo período em 2010 o time sofreu apenas uma derrota, mas contou com dois empates para jogar seu aproveitamento para baixo. O algoz foi o Operário dentro da Arena da Baixada (2 a 1), e os empates foram em 1 a 1 contra o Toledo logo na estreia e com o placar fechado diante do Cascavel. Com 14 pontos ganhos, o aproveitamento foi de 66,66% dos pontos, com 18 gols pró, número impulsionado pela goleada de 8 a 0 no Serrano, e 5 contra.

Em 2009, ano do último título atleticano, o início foi melhor do que nos anos seguintes, exceção feita pelo atual. O Atlético passou as primeiras sete rodadas invicto, tal qual em 2012, porém, com três empates na bagagem. O primeiro foi no clássico Atletiba, logo na terceira rodada, por 0 a 0. Depois, na sexta partida, um 1 a 1 com o Toledo, no estádio 14 de Dezembro, e fechando o período um 2 a 2 contra o Nacional em Curitiba. Foram 15 pontos conquistados, um aproveitamento de 71,43%, com 14 gols a favor e 5 contra.

A última vez que a equipe começou o campeonato estadual tão bem foi em 2008, quando um verdadeiro Furacão varreu os adversários. O time comandado por Ney Franco e com lideranças como David Ferreira, Alan Bahia e Claiton, conseguiu uma sequência espetacular de 12 vitórias seguidas, superando o antigo recorde de 11 vitórias do lendário Furacão de 49, esquadrão que deu origem ao apelido. Além dos 100% de aproveitamento, nas primeiras sete partidas o Furacão de 2008 marcou 17 e sofreu apenas 4 gols.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…