CT do Caju será oferecido como garantia ao BNDES
Em reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira (14), que contou com a presença de mais de 200 conselheiros, o Conselho Deliberativo do Atlético decidiu, por unanimidade, incluir o Centro de Treinamentos Alfredo Gottardi, o CT do Caju, como garantia real para obtenção do empréstimo junto ao BNDES, visando à adequação do Estádio Joaquim Américo Guimarães ao caderno de encargos da FIFA.
A decisão foi tomada após a apresentação de um estudo de viabilidade econômica e financeira elaborado pela multinacional Binder Dijker Otte International (BDO), uma das mais conceituadas do ramo, que tem sede em Bruxelas (BEL) e está presente em 107 países. De acordo com o estudo, a obra de conclusão da Arena não apenas é viável como representa uma oportunidade única de crescimento rápido para o Clube. Além disso, a análise apresentou uma série de benefícios que a Copa do Mundo de 2014 trará para o Estado do Paraná e o Município de Curitiba.
Depois de apresentado o projeto, foram esclarecidos os valores necessários para a reforma. De um total aproximado de 184 milhões de reais, 75%, ou 138 milhões, serão obtidos mediante financiamento do BNDES e dos 25% restantes, ou 45 milhões, 15 milhões serão pagos diretamente pelo Atlético e 30 milhões com a comercialização do potencial construtivo oferecido pelo Estado e pelo Município.
O CT do Caju está avaliado em aproximadamente 100 milhões de reais e entrará como garantia para 1/3 dos recursos captados do BNDES, ou seja, 46 milhões. Os outros 92 milhões serão garantidos pelo potencial construtivo do entorno do estádio.
Além de discutir e aprovar a inclusão do Centro de Treinamentos como garantia ao BNDES, os conselheiros também aprovaram a criação de nove comissões temáticas que trabalharão em benefício do Clube: Educação, Cultura, Saúde, Transparência, Mulher, Social, Meio Ambiente, Confraria do CAP e Fundação do CAP.
A reunião foi iniciada às 19h10 e se extendeu por mais de três horas. A mesa diretora foi composta pelo Presidente do Conselho Deliberativo, Antonio Carlos de Pauli Bettega, o Primeiro Vice-Presidente, José Cid Campêlo Filho, o Segundo Vice-Presidente, Caio Marcio Correia Soares e o Segundo Secretário, Aguinaldo Coelho Farias, além do Presidente do Conselho Administrativo, Mario Celso Petraglia.