15 mar 2012 - 8h47

CT do Caju será oferecido como garantia ao BNDES

Em reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira (14), que contou com a presença de mais de 200 conselheiros, o Conselho Deliberativo do Atlético decidiu, por unanimidade, incluir o Centro de Treinamentos Alfredo Gottardi, o CT do Caju, como garantia real para obtenção do empréstimo junto ao BNDES, visando à adequação do Estádio Joaquim Américo Guimarães ao caderno de encargos da FIFA.

A decisão foi tomada após a apresentação de um estudo de viabilidade econômica e financeira elaborado pela multinacional Binder Dijker Otte International (BDO), uma das mais conceituadas do ramo, que tem sede em Bruxelas (BEL) e está presente em 107 países. De acordo com o estudo, a obra de conclusão da Arena não apenas é viável como representa uma oportunidade única de crescimento rápido para o Clube. Além disso, a análise apresentou uma série de benefícios que a Copa do Mundo de 2014 trará para o Estado do Paraná e o Município de Curitiba.

Depois de apresentado o projeto, foram esclarecidos os valores necessários para a reforma. De um total aproximado de 184 milhões de reais, 75%, ou 138 milhões, serão obtidos mediante financiamento do BNDES e dos 25% restantes, ou 45 milhões, 15 milhões serão pagos diretamente pelo Atlético e 30 milhões com a comercialização do potencial construtivo oferecido pelo Estado e pelo Município.

O CT do Caju está avaliado em aproximadamente 100 milhões de reais e entrará como garantia para 1/3 dos recursos captados do BNDES, ou seja, 46 milhões. Os outros 92 milhões serão garantidos pelo potencial construtivo do entorno do estádio.

Além de discutir e aprovar a inclusão do Centro de Treinamentos como garantia ao BNDES, os conselheiros também aprovaram a criação de nove comissões temáticas que trabalharão em benefício do Clube: Educação, Cultura, Saúde, Transparência, Mulher, Social, Meio Ambiente, Confraria do CAP e Fundação do CAP.

A reunião foi iniciada às 19h10 e se extendeu por mais de três horas. A mesa diretora foi composta pelo Presidente do Conselho Deliberativo, Antonio Carlos de Pauli Bettega, o Primeiro Vice-Presidente, José Cid Campêlo Filho, o Segundo Vice-Presidente, Caio Marcio Correia Soares e o Segundo Secretário, Aguinaldo Coelho Farias, além do Presidente do Conselho Administrativo, Mario Celso Petraglia.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…