O que leva alguém a torcer pelo CAP?
Conversando com um grande amigo torcedor do São Paulo sobre futebol e conquistas do seu time, aliás, que não foram poucas, ele com certo ar de sarcasmo me indaga. O que leva uma pessoa a torcer pelo Atlético Paranaense? Vocês não ganham nada! E ultimamente nem o Paranaense vocês ganham.
Confesso que repentinamente fiquei sem argumentos para respondê-lo, frente ao seu ponto de vista cruel e livre de emoções. Respondi algo relacionado a já nascer atleticano pra não deixar um vácuo na conversa. Mas claro, longe de uma resposta digna e verdadeira de ser atleticano.
Mais tarde, eu estava sozinho e logo a pergunta do meu amigo voltou a tomar conta do meu pensamento, e aí sim, com calma, refleti do porquê de ser atleticano.
Reportei-me ao início dos anos 80, quando juntamente com meu pai, íamos ao saudoso Joaquim Américo, a nossa querida Baixada, torcer pelo Atlético. Tudo era fantástico à frente de um menino que admirava com brilho nos olhos, toda agitação das enormes bandeiras, cânticos e gritos das torcidas organizadas daquela época.
Os pêlos se arrepiavam e a emoção daquele “show” jorrava adrenalina pelo corpo. Logo vinha a expectativa do jogo, o adversário adentrava ao campo e logo a ansiedade tomava conta, juntamente com o disparo do coração que quase saia pela boca de um menino.
E o ápice daquele momento especial era quando o Atlético entrava em campo, aqueles homens correndo perfilados rumo ao centro do gramado para saudar sua torcida eufórica, vestindo aquele uniforme com cores fortes em vermelho e preto, pisando naquele gramado que mais parecia um palco, contrastando com um domingo ensolarado numa Baixada lotada.
Eu, nas costas do meu pai, admirava tudo aquilo que era lindo e me fascinava, e o que eu mais queria, era ser um daqueles caras! “Pai, eu quero ser jogador de futebol!”
Portanto, na ânsia de dizer o porquê de torcer pelo Atlético, concluo que o torcedor de verdade é tomado desde sua infância com esses detalhes que procurei descrever. Os torcedores formados nos sofás de suas salas nunca saberão o que é isso.
Tentei definir o motivo real de me tornar um atleticano. Mas essa emoção, eu tenho que compartilhar com os verdadeiros atleticanos que se tornaram torcedores assim como eu, desde a base. Esses torcedores, sim, esses podem e entendem o que significa torcer por um clube.
Torcer é algo muito mais complexo que simplesmente escolher um time. Não são pelos títulos, mas pela qualidade e intensidade das emoções vividas com o clube na infância.
Pra finalizar, tem uma frase que me chama atenção e está descrita no Espaço Furacão, que diz mais ou menos o seguinte: “NÃO EXIJA NADA DO ATLÉTICO, FAÇA ALGO POR ELE”. Faça algo pra manter sempre viva aquela chama que nos remete às verdadeiras e puras emoções vividas outrora, que nos fazem até hoje torcedores apaixonados. SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS.