Atlético x Criciúma: histórico de confrontos
Voltando as atenções para a Copa do Brasil, o Atlético enfrenta o Criciúma, na quinta-feira, no Estádio Heriberto Hülse. Será a 12ª vez que as equipes duelam, com vantagem para os catarinenses. Em confrontos válidos pelo Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Minas, o Tigre levou a melhor em seis oportunidades, contra três do Atlético e dois empates. Foram 36 gols marcados nos duelos, sendo 17 assinalados pelo Rubro-Negro e 19 pelo Criciúma.
O primeiro confronto entre as equipes aconteceu em 1987, no dia 25 de novembro, no Estádio Herberto Hülse. Válida pela oitava rodada do segundo turno do Campeonato Brasileiro, a partida terminou empatada em 1 a 1. Depois, os times voltaram a se encontrar no ano seguinte, no mesmo local, e dessa vez o Atlético saiu na frente, vencendo o Criciúma por 1 a 0, com gol do meia Marquinhos.
Cinco anos depois, o Atlético foi surpreendido em Santa Catarina e foi derrotado pelo placar de 3 a 0. Também em 1993, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro perdeu novamente, por 1 a 0, desta vez jogando no Couto Pereira. Em 96, nova derrota. O Criciúma ganhou por 2 a 1, em jogo válido pela 23ª rodada, no Estádio Joaquim Américo. Porém, a derrota em casa acabou sendo comemorada, já que acabou resultando no rebaixamento do Fluminense. Algumas rodadas antes, em um jogo nas Laranjeiras, o goleiro Ricardo Pinto havia sido covardemente agredido e o time do Atlético atravessou momentos de barbárie em pleno campo.
No ano seguinte, novo encontro em Santa Catarina e novo empate, também em 1 a 1. O gol atleticano foi marcado pelo atacante Nílson, enquanto Magno Alves assinalou para o Tigre. Outro confronto entre as equipes só aconteceu cinco anos depois, em 2002. Jogando fora de casa e com a mesma formação campeã do título brasileiro de 2001, o Atlético perdeu por 2 a 1 jogando pela Copa Sul-Minas. O gol atleticano foi marcado por Kléber e o time ainda teve duas expulsões, com o lateral-direita Alessandro e o zagueiro Rogério Corrêa.
O ano de 2003 reservou a segunda vitória atleticana sobre o Criciúma. Jogando na Arena da Baixada, o Atlético comandado por Vadão venceu por 5 a 2, com gols de Ilan, Juliano, Luciano Santos, Dagoberto e Fernandinho. Do lado catarinense, Paulo Baier, que jogava como lateral, anotou um dos dois tentos, marcando de pênalti. Nesta partida, o Rubro-Negro chegou a estar perdendo por 2 a 0, mas conseguiu anotar os cinco gols e sair com a vitória.
Também no mesmo ano, desta vez pelo returno do Brasileiro, o Atlético de Mário Sérgio foi derrotado no Heriberto Hülse pelo placar de 2 a 0. Já em 2004, o Atlético que ficou com o vice naquele ano sofreu a pior derrota para o Criciúma, fora de casa, pelo placar de 4 a 1.
O último encontro entre Atlético e Criciúma foi também em 2004, quando o Furacão goleou os catarinenses com o sonoro placar de 6 a 1. Restando cinco rodadas, o Rubro-Negro venceu com gols de Fernandinho, Alan Bahia, Washington (2x), Morais e Denis Marques com o apoio de mais de 18 mil torcedores.
Confira abaixo a relação dos confrontos:
1987 – Criciúma 1 x 1 Atlético
1988 – Criciúma 0 x 1 Atlético
1993 – Criciúma 3 x 0 Atlético
1993 – Atlético 0 x 1 Criciúma
1996 – Atlético 1 x 2 Criciúma
1997 – Criciúma 1 x 1 Atlético
2002 – Criciúma 2 x 1 Atlético
2003 – Atlético 5 x 2 Criciúma
2003 – Criciúma 2 x 0 Atlético
2004 – Criciúma 4 x 1 Atlético
2004 – Atlético 6 x 1 Criciúma