O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
17 maio 2012 - 9h58

Tirando de letra – análise prévia da Série B 2012

Há de se admitir que em um quesito as ervilhas do Alto da Glória estão melhores que o Furacão no século XXI: títulos da série B. Enquanto neste século nós sempre fomos meros espectadores de tal campeonato, o Coxa, acostumado com a disputa das divisões inferiores, conquistou dois títulos da divisão de acesso do Campeonato Brasileiro (Em 2007 e em 2010). Longe de querer se igualar aos feitos alviverdes, a incompetência administrativa DE UM TORCEDOR DO COXA (Marcos Malucelli) nos fez parar na segundona. E como pior do que bater em bêbado, é apanhar de bêbado, o que resta ao rubro-negro ser campeão da Série B. Entretanto, essa tarefa implica em ser melhor que outros 19 times. Assim sendo, convido o amigo leitor para uma breve viagem pelo Brasil, no afã de conhecer os pontos principais de cada um desses times contra os quais o Furacão deverá honrar sua alcunha:

ABC: Após ter perdido o título do Campeonato Potiguar para o rival América, o ABC, agora treinado por Márcio Goiano, entra na disputa do Brasileirão Série B com um time bem arrumado. Destaque para a dupla de ataque Elionar Bombinha e Washington e para três ex-atleticanos: O goleiro Andrey, o lateral Murilo e o volante Bileu.

AMÉRICA-MG: Para voltar à elite do futebol brasileiro, o surpreendente vice-campeão mineiro em 2012 conta com a experiência de jogadores como Fábio Júnior, Gilberto Melo (que disputou as duas últimas Copas do Mundo) e Neneca. Eles são treinados por Givanildo de Oliveira, que passou pelo rubro-negro em 2006.

AMÉRICA-RN: Treinado por Roberto Fernandes, o atual campeão potiguar conta com a experiência do ex-atleticano Galatto, além do zagueiro Luiz Alberto e do atacante Soares (ambos ex-fluminense).

ASA: Com um dos orçamentos mais baixos da série B, o time treinado por Heriberto da Cunha (que passou pelo Furacão como jogador e treinador) aposta suas fichas no jovem meia Didira para se livrar do rebaixamento, o que aparentemente será uma missão quase impossível.

AVAÍ: Após o título Catarinense diante do rival Figueira, o clube que ainda não perdeu sob o comando de Hemerson Maria tem como destaques a dupla de zaga Renato Santos e Leandro Silva, além do meia ex-Atlético, Cléber Santana.

BARUERI: O goleiro Juninho, o volante Alê, o meia Marcelinho Paraíba e o treinador Vinícius Eutrópio, todos conhecidos do futebol paranaense, disputarão a Série B 2012 pelo Barueri, que terá a jogada aérea como trunfo, com a dupla de zaga Anderson Salles (7 gols no Campeonato Paulista jogando pelo Ituano) e Ronaldo Angelim (ex-Flamengo).

BOA ESPORTE: Treinado pelo ex-jogador Sidney Moraes, o forte da equipe mineira é a dupla de zaga: Welton Felipe (ex-Galo) e Léo Fortunato (ex-Cruzeiro). Além deles, destacam-se o meia Radamés (conhecido mais por ser marido da modelo e atriz Viviane Araújo do que pelo seu futebol) e o atacante Marcelo Macedo, que passou pelo rubro-negro em 2007.

BRAGANTINO: O clube brasileiro que há mais tempo não demite treinador (Marcelo Veiga está no cargo há 5 anos) tem como destaque o meia Romarinho, eleito “craque revelação do Campeonato Paulista” deste ano. Se Romarinho não permanecer no clube, as atenções serão voltadas ao atacante Giancarlo e ao meia Fernando Gabriel. Quem também pode se destacar é o volante Silvio, contratado após fazer bom Campeonato Paranaense pelo Londrina.

CEARÁ: Após um bom início de ano e o título do Campeonato Cearense, o alvi-negro tenta voltar a série A com um forte elenco, que conta com jogadores como o goleiro Fernando Henrique, os volantes João Marcos e Heleno e o atacante Mota. Dentre os conhecidos do torcedor paranaense, estão o zagueiro Daniel Marques e os atacantes Henrique Dias e Lima. O time é comandado por PC Gusmão.

CRB: O time comandado por Roberto Fonseca aposta nos Aloísios para tentar a permanência na Série B: O Pereira e o Chulapa.

CRICIÚMA: O Criciúma passou por uma reformulação após a eliminação no Campeonato Catarinense e na Copa do Brasil. Entretanto, Paulo Comelli deverá ter trabalho pra arrumar o time, que conta com o zagueiro, volante e centroavante Fransérgio. Destaque para a dupla de ataque: Zé Carlos e Gilmar.

GOIÁS: Harley e Iarley são responsáveis por dar experiência da defesa ao ataque, no time que ainda conta com Rafael Tolói, Thiago Humberto, os ex-coxa Marcos Paulo e Ramon e os ex-Furacão Netinho, David e o comandante Enderson Moreira.

GUARANI: Sensação dos campeonatos estaduais, o Bugre deve sofrer um desmanche para a série B. Logo, o destaque fica por conta do nosso querido Vadão, que já acertou sua permanência no comando do clube campineiro.

GUARATINGUETÁ: Para tentar repetir a boa campanha da série B do ano passado, quando o clube-empresa jogava pela cidade de Americana, o treinador Carlos Octávio conta com os remanescentes Jaílson, Luiz Felipe e Charles Moura, além dos experientes Lenílson, Tchô e Jeovânio.

IPATINGA: Leanderson, Max Carrasco, Jonatas Obina e o recém contratado Marcinho Beija-Flor, que se destacou pelo Oeste no Campeonato Paulista, estão entre os jogadores que tentarão manter o Ipatinga na Série B.

JOINVILLE: De volta à série B, o JEC do treinador Leandro Campos conta com jogadores conhecidos do torcedor paranaense, como os laterais Ângelo e Badé e os meias Thiago Real, João Henrique e o meia Ramon (aquele ex-Atlético, Vasco e Vitória). Além deles, destaque para Maurício, Eduardo, Ricardinho e o artilheiro Lima.

PARANÁ: Com um elenco muito jovem, o técnico Ricardinho aposta em jogadores como Aléx Bruno, Elias e Nilson para surpreender na Série B.

SÃO CAETANO: Após um desempenho regular no Campeonato Paulista, alguns reforços como Éder, Pedro Carmona, Leandrão e Somália chegaram ao Azulão. Lá, terão como companheiros o goleiro Luiz, o meia Marcelo Costa, os conhecidos do futebol paranaense Vicente, Thiago Silvy e Eli Sabiá, entre outros. O clube do ABC paulista é treinado por Márcio Araújo.

VITÓRIA: Paulo César Carpegiani assinou nessa semana com o Vitória, onde comandará a boa dupla de volantes, Uélliton e Michel, e o artilheiro do Brasil em 2012 até aqui, Neto Baiano. Além deles, estão no Vitória alguns jogadores conhecidos do futebol paranaense, como Rodrigo Mancha, Robston, Pedro Ken, Tartá, Dinei e Lúcio Flávio.

Feita essa primeira análise, já me arrisco a colocar dois clubes na série A de 2013: Esporte Clube Vitória e, clubismo à parte, o nosso querido Furacão.

Da mesma maneira, coloco a “sopa de letrinhas” ASA e CRB na série C do próximo ano.

Como na série B, tradicionalmente, não tem a famosa e sem graça “zona do agrião”, ou seja, todos lutam pelo acesso ou pra não cair até o final do campeonato, separei os dezesseis clubes restantes em dois grupos numericamente iguais, onde um deve brigar pelo acesso à Série A e outro deve lutar para não ser rebaixado.

Os oitos times que, em meu palpite, brigarão pelo acesso à série A de Atlético são: Goiás, Ceará, Guarani, América Mg, São Caetano, Avaí, Bragantino e ABC.

Já os oito que, pelas previsões deste vos escreve, devem brigar para não serem rebaixados à série C de Coxa são: América Rn, Boa Esporte, Barueri, Joinville, Guaratinguetá, Paraná, Ipatinga e Criciúma.

Finalizo com o mais importante: Errando ou acertando, a graça do futebol é justamente a diversão que se encontra desde um palpite furado, da zoação com o rival, até a análise minuciosa dos times. Que seja esse o clima predominante no Campeonato Brasileiro de 2013. A vida, a dignidade e a amizade são mais importante que qualquer time, afinal, a partir do momento em esses três pilares balançarem, o jogo acaba sem vencedor.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…