Tirando de letra – análise prévia da Série B 2012
Há de se admitir que em um quesito as ervilhas do Alto da Glória estão melhores que o Furacão no século XXI: títulos da série B. Enquanto neste século nós sempre fomos meros espectadores de tal campeonato, o Coxa, acostumado com a disputa das divisões inferiores, conquistou dois títulos da divisão de acesso do Campeonato Brasileiro (Em 2007 e em 2010). Longe de querer se igualar aos feitos alviverdes, a incompetência administrativa DE UM TORCEDOR DO COXA (Marcos Malucelli) nos fez parar na segundona. E como pior do que bater em bêbado, é apanhar de bêbado, o que resta ao rubro-negro ser campeão da Série B. Entretanto, essa tarefa implica em ser melhor que outros 19 times. Assim sendo, convido o amigo leitor para uma breve viagem pelo Brasil, no afã de conhecer os pontos principais de cada um desses times contra os quais o Furacão deverá honrar sua alcunha:
ABC: Após ter perdido o título do Campeonato Potiguar para o rival América, o ABC, agora treinado por Márcio Goiano, entra na disputa do Brasileirão Série B com um time bem arrumado. Destaque para a dupla de ataque Elionar Bombinha e Washington e para três ex-atleticanos: O goleiro Andrey, o lateral Murilo e o volante Bileu.
AMÉRICA-MG: Para voltar à elite do futebol brasileiro, o surpreendente vice-campeão mineiro em 2012 conta com a experiência de jogadores como Fábio Júnior, Gilberto Melo (que disputou as duas últimas Copas do Mundo) e Neneca. Eles são treinados por Givanildo de Oliveira, que passou pelo rubro-negro em 2006.
AMÉRICA-RN: Treinado por Roberto Fernandes, o atual campeão potiguar conta com a experiência do ex-atleticano Galatto, além do zagueiro Luiz Alberto e do atacante Soares (ambos ex-fluminense).
ASA: Com um dos orçamentos mais baixos da série B, o time treinado por Heriberto da Cunha (que passou pelo Furacão como jogador e treinador) aposta suas fichas no jovem meia Didira para se livrar do rebaixamento, o que aparentemente será uma missão quase impossível.
AVAÍ: Após o título Catarinense diante do rival Figueira, o clube que ainda não perdeu sob o comando de Hemerson Maria tem como destaques a dupla de zaga Renato Santos e Leandro Silva, além do meia ex-Atlético, Cléber Santana.
BARUERI: O goleiro Juninho, o volante Alê, o meia Marcelinho Paraíba e o treinador Vinícius Eutrópio, todos conhecidos do futebol paranaense, disputarão a Série B 2012 pelo Barueri, que terá a jogada aérea como trunfo, com a dupla de zaga Anderson Salles (7 gols no Campeonato Paulista jogando pelo Ituano) e Ronaldo Angelim (ex-Flamengo).
BOA ESPORTE: Treinado pelo ex-jogador Sidney Moraes, o forte da equipe mineira é a dupla de zaga: Welton Felipe (ex-Galo) e Léo Fortunato (ex-Cruzeiro). Além deles, destacam-se o meia Radamés (conhecido mais por ser marido da modelo e atriz Viviane Araújo do que pelo seu futebol) e o atacante Marcelo Macedo, que passou pelo rubro-negro em 2007.
BRAGANTINO: O clube brasileiro que há mais tempo não demite treinador (Marcelo Veiga está no cargo há 5 anos) tem como destaque o meia Romarinho, eleito craque revelação do Campeonato Paulista deste ano. Se Romarinho não permanecer no clube, as atenções serão voltadas ao atacante Giancarlo e ao meia Fernando Gabriel. Quem também pode se destacar é o volante Silvio, contratado após fazer bom Campeonato Paranaense pelo Londrina.
CEARÁ: Após um bom início de ano e o título do Campeonato Cearense, o alvi-negro tenta voltar a série A com um forte elenco, que conta com jogadores como o goleiro Fernando Henrique, os volantes João Marcos e Heleno e o atacante Mota. Dentre os conhecidos do torcedor paranaense, estão o zagueiro Daniel Marques e os atacantes Henrique Dias e Lima. O time é comandado por PC Gusmão.
CRB: O time comandado por Roberto Fonseca aposta nos Aloísios para tentar a permanência na Série B: O Pereira e o Chulapa.
CRICIÚMA: O Criciúma passou por uma reformulação após a eliminação no Campeonato Catarinense e na Copa do Brasil. Entretanto, Paulo Comelli deverá ter trabalho pra arrumar o time, que conta com o zagueiro, volante e centroavante Fransérgio. Destaque para a dupla de ataque: Zé Carlos e Gilmar.
GOIÁS: Harley e Iarley são responsáveis por dar experiência da defesa ao ataque, no time que ainda conta com Rafael Tolói, Thiago Humberto, os ex-coxa Marcos Paulo e Ramon e os ex-Furacão Netinho, David e o comandante Enderson Moreira.
GUARANI: Sensação dos campeonatos estaduais, o Bugre deve sofrer um desmanche para a série B. Logo, o destaque fica por conta do nosso querido Vadão, que já acertou sua permanência no comando do clube campineiro.
GUARATINGUETÁ: Para tentar repetir a boa campanha da série B do ano passado, quando o clube-empresa jogava pela cidade de Americana, o treinador Carlos Octávio conta com os remanescentes Jaílson, Luiz Felipe e Charles Moura, além dos experientes Lenílson, Tchô e Jeovânio.
IPATINGA: Leanderson, Max Carrasco, Jonatas Obina e o recém contratado Marcinho Beija-Flor, que se destacou pelo Oeste no Campeonato Paulista, estão entre os jogadores que tentarão manter o Ipatinga na Série B.
JOINVILLE: De volta à série B, o JEC do treinador Leandro Campos conta com jogadores conhecidos do torcedor paranaense, como os laterais Ângelo e Badé e os meias Thiago Real, João Henrique e o meia Ramon (aquele ex-Atlético, Vasco e Vitória). Além deles, destaque para Maurício, Eduardo, Ricardinho e o artilheiro Lima.
PARANÁ: Com um elenco muito jovem, o técnico Ricardinho aposta em jogadores como Aléx Bruno, Elias e Nilson para surpreender na Série B.
SÃO CAETANO: Após um desempenho regular no Campeonato Paulista, alguns reforços como Éder, Pedro Carmona, Leandrão e Somália chegaram ao Azulão. Lá, terão como companheiros o goleiro Luiz, o meia Marcelo Costa, os conhecidos do futebol paranaense Vicente, Thiago Silvy e Eli Sabiá, entre outros. O clube do ABC paulista é treinado por Márcio Araújo.
VITÓRIA: Paulo César Carpegiani assinou nessa semana com o Vitória, onde comandará a boa dupla de volantes, Uélliton e Michel, e o artilheiro do Brasil em 2012 até aqui, Neto Baiano. Além deles, estão no Vitória alguns jogadores conhecidos do futebol paranaense, como Rodrigo Mancha, Robston, Pedro Ken, Tartá, Dinei e Lúcio Flávio.
Feita essa primeira análise, já me arrisco a colocar dois clubes na série A de 2013: Esporte Clube Vitória e, clubismo à parte, o nosso querido Furacão.
Da mesma maneira, coloco a sopa de letrinhas ASA e CRB na série C do próximo ano.
Como na série B, tradicionalmente, não tem a famosa e sem graça zona do agrião, ou seja, todos lutam pelo acesso ou pra não cair até o final do campeonato, separei os dezesseis clubes restantes em dois grupos numericamente iguais, onde um deve brigar pelo acesso à Série A e outro deve lutar para não ser rebaixado.
Os oitos times que, em meu palpite, brigarão pelo acesso à série A de Atlético são: Goiás, Ceará, Guarani, América Mg, São Caetano, Avaí, Bragantino e ABC.
Já os oito que, pelas previsões deste vos escreve, devem brigar para não serem rebaixados à série C de Coxa são: América Rn, Boa Esporte, Barueri, Joinville, Guaratinguetá, Paraná, Ipatinga e Criciúma.
Finalizo com o mais importante: Errando ou acertando, a graça do futebol é justamente a diversão que se encontra desde um palpite furado, da zoação com o rival, até a análise minuciosa dos times. Que seja esse o clima predominante no Campeonato Brasileiro de 2013. A vida, a dignidade e a amizade são mais importante que qualquer time, afinal, a partir do momento em esses três pilares balançarem, o jogo acaba sem vencedor.