Torcer é preciso. Boa vontade também.
Poucos dias me separam da aposentadoria. Na preparação do ócio, após quase 45 anos trabalhando no ensino público, tenho tido tempo para ver todos os jogos de nossos representantes nas séries A e B. Depois, confiro nos jornais as manchetes, pois elas dão o tom de agrado ou desagrado do jornalista de plantão.
Numa delas, após uma derrota daquele time do Alto da Glória, estava escrito assim: ‘Coxa empata e se mantém na parte intermediária da tabela’ Fui conferir a classificação e o referido time achava-se perto da zona do rebaixamento, com o mesmo número de pontos do primeiro entre os quatro piores. Convenhamos que isso está longe da tal ‘zona intermediária’. Então concluo: o jornalista que fez a manchete ou é um estagiário, ou trata-se de um coxa branca renitente, sem a mínima noção do ridículo.
Já no último jogo do Paraná em Arapiraca, vem a manchete: ‘Paraná empata e quebra sequência de maus resultados’. Ora, eu assisti ao jogo – sim, tive a paciência – e o que vi foi o tal de ASA perder um caminhão de gols, com o goleiro Luiz Carlos fazendo milagres. E aquele colunista que nos odeia, diz: ‘Paraná fez boa partida e merecia melhor sorte.’ Ai meu Zeus!!!
Depois, as manchetes sobre o jogo do Atlético contra o Criciúma. ‘Atlético vence em sua despedida de Paranaguá’. Nos comentários falam que o gol foi feito com ajuda da sorte e o time catarinense contava com apenas 10 homens a partir da metade do primeiro tempo. Mais nada!!!
Eu assisti ao jogo e vi claramente que o time catarinense se trancou, mesmo antes da expulsão, como de resto todos os adversários que vem jogar em Paranaguá. São Caetano e Vitória, que nos derrotaram, o fizeram em jogada esporádica e de contra ataque. Tem sido mais difícil jogar em Paranaguá que em qualquer outro lugar.
Pelo menos quando jogamos fora de casa, não temos que enfrentar retranca. Lembrem-se que tivemos duas derrotas fora, nas quais perdermos a oportunidade do empate em pênaltis desperdiçados por Alan Bahia e Paulo Baier, respectivamente. Ambos mal cobrados, lamentavelmente.
Onde quero chegar? É o seguinte: está todo mundo torcendo contra o Atlético. O que não deixa de ser uma motivação a mais para a nossa torcida e para nossos jogadores. Mas que enche o saco, enche. Até o Mafuz, que se diz atleticano, mas não passa de um anti-Petraglia de carteirinha, tem trabalhado contra.
Além disso, Série B é pedreira mesmo. 1 X 0 é goleada. Isso todo mundo sabe, inclusive os nossos rivais, que frequentam ou já frequentaram assiduamente esta maldita 2ª divisão.
Diante disso, e sem mais delongas, se ninguém quer nos ver bem, que pelo menos os atleticanos de verdade vão ao estádio e ajudem o time (a despeito de suas limitações) a alcançar bons resultados. Também um pouco de boa vontade nas colunas aqui mesmo, não seria ruim. Eu acredito que é possível sim! E ainda este ano!
Quanto à administração, até onde vejo, vai bem, obrigado. Tem pago as contas em dia e no ano que vem teremos casa nova com estrutura de primeiro mundo. Para inveja e desespero de nossos rivais e jornalistas sedentos de propina e boca livre.