O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
30 ago 2012 - 10h01

A importância da estatística em torneio de pontos corridos

Algumas vezes fico importunado sem saber se nosso Clube se preocupa em repassar aos nossos atletas a importância da análise matemática do torneio de ponto corridos.

É um assunto que parece ser chato, mas tem a sua lógica no entendimento do torneio e da importância de uma vitória ou um empate na casa do adversário, sob o aspecto numérico.

No caso da Série B, o Atlético irá jogar 38 partidas, serão 19 partidas como mandante e 19 partidas como visitante. A soma total de pontos possíveis é de 114 pontos – 3 x 38 -, logo, 57 pontos possíveis como mandante e 57 pontos possíveis fora de casa como visitante.

Em uma situação analiticamente fria, um derrota como visitante não é o caos, o empate é uma vitória e a vitória e muito além do esperado.

Como assim? Explico…

Em uma análise numericamente fria, é muito importante garantir a vitória no mando de campo… uma vitória fora de casa é um bônus para o caso de derrota ou empate dentro de casa.

Na hipótese perfeita de garantirmos 100% de aproveitamento em casa, teríamos uma pontuação garantida no torneio de 57 pontos. Na mesma hipótese perfeita de um aproveitamento de 100% de empates fora de casa teríamos mais 19 pontos possíveis… isso totaliza uma pontuação no final do torneio de 76 pontos…

Ora, 76 pontos garantem o título da Segunda Divisão para qualquer time.

Mesmo numa situação aparentemente ruim, considerando a importância de garantir os 100% de vitórias em casa – 57 pontos – e considerando um desempenho de 50% de empates fora de casa – com um escalte de 8 ou 9 derrotas fora de casa – somaríamos 8 ou 9 pontos, totalizando 65 ou 66 pontos, o que também garantiria a vaga na Primeira Divisão.

Dentro dessa análise numérica, uma vitória fora de casa significa a garantia de 2 empates fora de casa – o que é uma folga na hipótese de 2 eventuais derrotas fora de casa – ou a folga em no caso de 3 vitórias fora de casa e de eventuais 2 derrotas dentro de casa… ainda assim mantendo o aproveitamento esperado dos hipotéticos 76 pontos desejados.

A ideia é simples, no caso de uma vitória fora de casa, o esperado é 1 ponto, mas somou 3, assim há um bônus de 2 pontos que é o equivalente a 2 empates… 3 vitórias fora de casa equivalem a 9 pontos, assim há 3 pontos pela expectativa desejada do empate, sobrando 6 pontos… ou seja uma “gordura” para queimar em eventual derrota dentro de casa.

O exemplo numérico demonstrado aconteceu nesta semana, com a vitória sobre o Paraná clube – fora de casa – o Atlético somou 3 pontos, tendo expectativa de somar apenas 1 – empate fora de casa – assim ficou com um bônus de 2 pontos. Ao empatar em casa com o Joinville, somou 1 ponto… mas a vitória fora de casa garantiu a gordura que poderia queimar no jogo em casa… chegado aos 4 pontos esperados – 1 empate fora de casa e uma vitória em casa. Então, tudo dentro do ideal esperado.

A matemática é fria, distante da paixão desencadeada pelo futebol… mas é muito importante para uma tentativa de estabelecer uma estratégia de jogo dentro e fora de casa e estipular uma meta para a equipe.

É isto… o mesmo raciocínio também vale para Série A.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…