Confira a análise tática do Ipatinga
Amanhã o Furacão enfrenta o Ipatinga, vice-lanterna da Série B do Brasileirão 2012 no Estádio Ipatingão. O Rubro-Negro vai até o interior mineiro buscando recuperar os pontos perdidos diante do Joinville jogando no Gigante do Itiberê. Além disso, o Furacão espera manter a boa sequência de jogos, que contam com quatro vitórias e o empate diante do Tricolor catarinense na última terça-feira.
Enquanto isso, o time mineiro tenta iniciar a recuperação, já que venceu o América-MG na última rodada do primeiro turno, e na estreia do returno empatou com o ABC fora de casa.
O Atlético entra em campo amanhã mirando o G4. Caso o Rubro-Negro volte de Ipatinga com os três pontos, poderá ocupar a 4ª colocação, mas dependerá de tropeços do São Caetano e Goiás.
O Ipatinga não faz um bom campeonato mas, nas últimas cinco rodadas, a equipe conquistou dez pontos (atualmente o Ipatinga tem apenas 14 pontos). Assim, o treinador Eugênio Souza espera que a equipe consiga um bom resultado para tentar sair da ZR.
Para tentar manter a boa fase do time mineiro, Eugênio deve manter o mesmo time base. A única certeza é que o treinador do time mineiro não poderá contar com o atacante Márcio Diogo, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo diante do ABC.
O Ipatinga como mandante fez 10 jogos e conquistou dez pontos, com três vitórias, um empate e seis derrotas. Mas é importante atentar que nos últimos dois jogos no Ipatingão o time conquistou os seis pontos possíveis.
Já pelo lado Rubro-Negro, algo incomodou Ricardo Drubscky no empate com o Joinville, tanto que antes de embarcar para Ipatinga, o treinador falou na coletiva que iria fazer uma ou duas alterações por motivos táticos. O treinador pode promover duas alterações no time. A primeira seria a entrada do meia Zezinho no lugar de Felipe, e o atacante Marcelo pode substituir Elias. A chance de Marcelo iniciar o jogo é maior do que Zezinho ter a vaga no 11 inicial.
Se Drubscky escalar Marcelo no time titular, ele mudará a postura tática do Furacão que sairá do 4-5-1 para atuar no 4-4-2. Se apenas Zezinho for a campo na formação inicial, o time permanecerá atuando no 4-5-1.
O Furacão como visitante não sabe o que é meio termo, ou seja, ou ganha ou perde. Em 10 partidas fora de seus domínios o time Rubro-Negro tem cinco vitórias e cinco derrotas. Vale ressaltar que as últimas duas partidas como visitante, o Furacão conquistou os seis pontos possíveis, vencendo o América-RN e o Paraná Clube no Derby da Rebouças.
O Atlético irá em busca da vitória, mas para chegar e permanecer no G4 terá que torcer para que o Paraná vença o Goiás e que São Caetano e Avaí empatem.
Escalações
Ipatinga*: Helton Leite; Gedeílson, Eron, Tiago Alencar e João Victor; Vinicius Kiss, Anderson Uchoa, Max Carrasco e Wellington Bruno; Silvio e Bruno Batata.
Atlético*: Weverton; Maranhão, Manoel, Cleberson e Pedro Botelho; Deivid, João Paulo, Henrique e Felipe (Zezinho); Marcão e Marcelo (Elias).
* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.
Fique de Olho: O meia Wellington Bruno e o atacante Bruno Batata (que pertence ao Jotinha) são os principais nomes no setor ofensivo do time mineiro. Wellington Bruno é um meia rápido e que sabe finalizar bem com as duas pernas. Seus arremates de média distância podem levar perigo ao goleiro Weverton, e Bruno Batata mostrou que está em boa fase e se encaixou muito bem ao modelo de jogo do Ipatinga.
Caminhos da vitória: O grande destaque Rubro-Negro poderá ser Pedro Botelho. O lateral direito do Ipatinga, Gedeílson, freqüentemente está no campo ofensivo para fazer rápidas tabelas com Wellington Bruno, mas deixa o espaço aberto para rápidos contra-ataques. Pedro Botelho deverá ter muita liberdade para atuar ofensivamente e se Deivid fizer uma cobertura constante, Botelho poderá atuar como um ala, recuando quando necessário. Com Marcelo no ataque ao lado de Marcão, a bola atleticana tem que chegar na área. Se chegar, os atacantes do Furacão devem conseguir resolver, principalmente com Marcelo usando da sua explosão pra cima do zagueiro Eron.
Reportagem: Maurício Matsueda, especial para a Furacao.com