30 ago 2012 - 17h56

Confira a análise tática do Ipatinga

Amanhã o Furacão enfrenta o Ipatinga, vice-lanterna da Série B do Brasileirão 2012 no Estádio Ipatingão. O Rubro-Negro vai até o interior mineiro buscando recuperar os pontos perdidos diante do Joinville jogando no Gigante do Itiberê. Além disso, o Furacão espera manter a boa sequência de jogos, que contam com quatro vitórias e o empate diante do Tricolor catarinense na última terça-feira.

Enquanto isso, o time mineiro tenta iniciar a recuperação, já que venceu o América-MG na última rodada do primeiro turno, e na estreia do returno empatou com o ABC fora de casa.

O Atlético entra em campo amanhã mirando o G4. Caso o Rubro-Negro volte de Ipatinga com os três pontos, poderá ocupar a 4ª colocação, mas dependerá de tropeços do São Caetano e Goiás.

O Ipatinga não faz um bom campeonato mas, nas últimas cinco rodadas, a equipe conquistou dez pontos (atualmente o Ipatinga tem apenas 14 pontos). Assim, o treinador Eugênio Souza espera que a equipe consiga um bom resultado para tentar sair da ZR.

Para tentar manter a boa fase do time mineiro, Eugênio deve manter o mesmo time base. A única certeza é que o treinador do time mineiro não poderá contar com o atacante Márcio Diogo, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo diante do ABC.

O Ipatinga como mandante fez 10 jogos e conquistou dez pontos, com três vitórias, um empate e seis derrotas. Mas é importante atentar que nos últimos dois jogos no Ipatingão o time conquistou os seis pontos possíveis.

Já pelo lado Rubro-Negro, algo incomodou Ricardo Drubscky no empate com o Joinville, tanto que antes de embarcar para Ipatinga, o treinador falou na coletiva que iria fazer uma ou duas alterações por motivos táticos. O treinador pode promover duas alterações no time. A primeira seria a entrada do meia Zezinho no lugar de Felipe, e o atacante Marcelo pode substituir Elias. A chance de Marcelo iniciar o jogo é maior do que Zezinho ter a vaga no 11 inicial.

Se Drubscky escalar Marcelo no time titular, ele mudará a postura tática do Furacão que sairá do 4-5-1 para atuar no 4-4-2. Se apenas Zezinho for a campo na formação inicial, o time permanecerá atuando no 4-5-1.

O Furacão como visitante não sabe o que é meio termo, ou seja, ou ganha ou perde. Em 10 partidas fora de seus domínios o time Rubro-Negro tem cinco vitórias e cinco derrotas. Vale ressaltar que as últimas duas partidas como visitante, o Furacão conquistou os seis pontos possíveis, vencendo o América-RN e o Paraná Clube no Derby da Rebouças.

O Atlético irá em busca da vitória, mas para chegar e permanecer no G4 terá que “torcer” para que o Paraná vença o Goiás e que São Caetano e Avaí empatem.

Escalações
Ipatinga*: Helton Leite; Gedeílson, Eron, Tiago Alencar e João Victor; Vinicius Kiss, Anderson Uchoa, Max Carrasco e Wellington Bruno; Silvio e Bruno Batata.
Atlético*: Weverton; Maranhão, Manoel, Cleberson e Pedro Botelho; Deivid, João Paulo, Henrique e Felipe (Zezinho); Marcão e Marcelo (Elias).
* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.

Fique de Olho: O meia Wellington Bruno e o atacante Bruno Batata (que pertence ao Jotinha) são os principais nomes no setor ofensivo do time mineiro. Wellington Bruno é um meia rápido e que sabe finalizar bem com as duas pernas. Seus arremates de média distância podem levar perigo ao goleiro Weverton, e Bruno Batata mostrou que está em boa fase e se encaixou muito bem ao modelo de jogo do Ipatinga.

Caminhos da vitória: O grande destaque Rubro-Negro poderá ser Pedro Botelho. O lateral direito do Ipatinga, Gedeílson, freqüentemente está no campo ofensivo para fazer rápidas tabelas com Wellington Bruno, mas deixa o espaço aberto para rápidos contra-ataques. Pedro Botelho deverá ter muita liberdade para atuar ofensivamente e se Deivid fizer uma cobertura constante, Botelho poderá atuar como um ala, recuando quando necessário. Com Marcelo no ataque ao lado de Marcão, a bola atleticana tem que chegar na área. Se chegar, os atacantes do Furacão devem conseguir resolver, principalmente com Marcelo usando da sua explosão pra cima do zagueiro Eron.

Reportagem: Maurício Matsueda, especial para a Furacao.com



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…