Sem trio de líderes, Atlético enfrenta o ABC em Natal
O Atlético não terá em campo hoje o seu jogador que mais acerta passes, o que mais finaliza certo e o que mais dribla. Contra o ABC, às 21 horas em Natal, pela 29ª rodada da Série B, os desfalques são o volante João Paulo, o meia Paulo Baier e o lateral-direito Maranhão.
João Paulo acerta 45,1 passes por jogo. Paulo Baier já acumulou 24 finalizações certas na competição. E Maranhão tem média de 2,8 dribles por partida. Os dados são do FootStats, no site IG.
João Paulo está suspenso pela expulsão na última rodada e será substituído pelo volante Derley. Baier, 37 anos, sentiu dores musculares e foi poupado para o jogo de terça-feira, contra o Avaí, em Curitiba. Com o técnico Ricardo Drubscky, o veterano vem começando no banco e entrando no 2º tempo. Maranhão ainda se recupera de lesão muscular. Na lateral-direita, entra o meia-atacante Henrique.
Além dessas alterações, Drubscky voltou a escalar Felipe na meia-esquerda, posição que foi ocupada por Henrique na última rodada. Durante a semana, o treinador cogitou escalar Wellington Saci nessa posição, mas desistiu. O esquema tático será o mesmo 4-2-3-1 utilizado por ele desde que chegou ao clube.
Se vencer hoje, o Atlético fica um ponto abaixo do G4. O 4º colocado, o São Caetano, já atuou pela 29ª rodada e agora com 53 pontos. O time paranaense é o 5º, com 49 pontos.
O Furacão tem o melhor ataque como visitante da Série B, com 25 gols marcados, e a 4º melhor campanha fora de casa seis vitórias, um empate e sete derrotas. O ABC é o 4º pior mandante, com cinco vitórias, quatro empates e cinco derrotas.
O lado negativo para o Atlético fica por conta do retrospecto no Nordeste. Nessa região do país, o time ficou sem vencer entre junho de 2009 e agosto de 2012 com oito derrotas em 11 partidas. O jejum acabou em 7 de agosto, com a vitória por 2 a 0 sobre o América-RN.
Em Natal
ABC: Andrey; Raulen, Flávio Boaventura, Gladstone (Vinicius) e Renatinho Potiguar (Airton); Bileu, Guto, Walter Minhoca e Cascata; Diego Clementino e Adriano Pardal. Técnico: Ademir Fonseca
Atlético: Weverton; Henrique, Manoel, Cleberson e Pedro Botelho; Deivid, Derley, Marcelo, Elias e Felipe (Wellington Saci); Marcão. Técnico: Ricardo Drubscky
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Local: Estádio Frasqueirão, em Natal (RN), às 21 horas
Matéria publicada originalmente no Jornal do Estado, assinada pelo jornalista Silvio Rauth Filho