Arbitral define que Estadual 2013 repete fórmula de 2012
O Campeonato Paranaense de 2013 já tem fórmula definida. O estadual, assim como em 2012, vai ter dois turnos, com 11 rodadas cada. Os vencedores de fase decidem o título em jogos de ida e volta. A diferença, agora, é que o time com a melhor campanha no geral tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais na final. Na última edição, com uma vitória para cada equipe ou com dois empates, os clubes decidiam a competição nos pênaltis – o Coritiba, por exemplo, após duas igualdades, conquistou o título sobre o Atlético-PR nas penalidades máximas.
Os detalhes sobre o Campeonato Paranaense de 2013 – que ocorre entre 20 de janeiro e 19 de maio – foram acertados em Arbitral realizado na tarde desta quarta-feira, na sede da FPF (Federação Paranaense de Futebol). Além de representantes de Coxa e Furacão, todos os outros dez clubes participaram da reunião. São eles Arapongas, Cianorte, J. Malucelli, Londrina, Nacional-PR, Operário, Paraná, Paranavaí, Rio Branco e Toledo.
Em 2013, o Coxa busca o quarto título seguido do estadual. Já o Furacão tenta quebrar a sequência do rival. Destaque também para o retorno do Paraná Clube, rebaixado em 2011 e campeão da divisão de acesso este ano. Os times do interior, além do título, brigam por uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2013 e na Copa do Brasil de 2014.
Estádios
Os clubes têm 15 dias para comunicar a FPF sobre o local para mandar os jogos e precisam encaminhar os laudos até o dia 14 de dezembro, segundo o presidente da Comissão de Vistorias da Federação, Reginaldo Cordeiro. As vistorias começam em novembro, e as equipes precisam ter todos os laudos aprovados até dez dias antes da competição, ou seja, no dia 10 de janeiro.
O Atlético, que vai jogar o estadual fora (já que a conclusão da Arena da Baixada está prevista para julho), precisa acertar com Coritiba, Paraná ou outro clube a "casa" dele durante a competição. E o J. Malucelli tem que instalar iluminação artificial no Ecoestádio Janguito para mandar os jogos no local.