Obras avançam 6% e ultrapassam metade do projeto
As obras da Arena da Baixada ultrapassaram a metade do projetado para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. Segundo relatório publicado pelo Atlético-PR no site oficial das obras, a parte concluída alcançou 52,39%, que representa um avanço de 6,65% em relação ao mês de outubro, quando os dados eram de 45,74%. Ainda sem receber os R$ 134 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), a previsão de conclusão do estádio é para junho de 2013.
O Atlético-PR divide a porcentagem de conclusão das obras em duas frentes: reforma e ampliação, além de obras novas. Conforme os dados, as novas obras estão 10,99% concluídas, que representa um avanço de 1,63% em relação ao mês passado. Na ampliação e reforma, o número é mais elevado: 41,40%; acréscimo de 5,28% à outubro.
As obras mais evidentes dentro da Arena da Baixada são as demolições de setores para a construção, melhoria ou ampliação. Conforme o relatório, os camarotes do segundo andar e do anel inferior já foram todos retirados, assim como as cabines de imprensa e escadas de acesso. Ainda falta retirar parte das antigas torres, para eliminação dos pontos cegos, lojas internas e a laje externa.
Enquanto as obras da Arena da Baixada seguem, os recursos para garantir sua conclusão ainda estão em discussão. O Atlético-PR aguarda a liberação de cerca de R$ 130 milhões do BNDES, que serão encaminhados para a Agência de Fomento do Paraná e que, por sua vez, fará o empréstimo para o clube.
A reportagem do GLOBOESPORTE.COM entrou em contato com a Agência, mas não houve retorno dos questionamentos sobre a operação financeira.
A forma de investimento ainda é discutida pelo Tribunal de Contas do Paraná, que quer saber se parte das garantias do Atlético-PR é dinheiro público. O clube recebeu da prefeitura títulos de potencial construtivo (espécie de moeda do município para obras e reformas) para colocar como garantia para o financiamento.
A Assembleia Legislativa do Paraná também anunciou que irá montar um CPI para avaliar as obras do estádio.