7 nov 2012 - 13h46

Obras avançam 6% e ultrapassam metade do projeto

As obras da Arena da Baixada ultrapassaram a metade do projetado para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. Segundo relatório publicado pelo Atlético-PR no site oficial das obras, a parte concluída alcançou 52,39%, que representa um avanço de 6,65% em relação ao mês de outubro, quando os dados eram de 45,74%. Ainda sem receber os R$ 134 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), a previsão de conclusão do estádio é para junho de 2013.

O Atlético-PR divide a porcentagem de conclusão das obras em duas frentes: reforma e ampliação, além de obras novas. Conforme os dados, as novas obras estão 10,99% concluídas, que representa um avanço de 1,63% em relação ao mês passado. Na ampliação e reforma, o número é mais elevado: 41,40%; acréscimo de 5,28% à outubro.

As obras mais evidentes dentro da Arena da Baixada são as demolições de setores para a construção, melhoria ou ampliação. Conforme o relatório, os camarotes do segundo andar e do anel inferior já foram todos retirados, assim como as cabines de imprensa e escadas de acesso. Ainda falta retirar parte das antigas torres, para eliminação dos pontos cegos, lojas internas e a laje externa.

Enquanto as obras da Arena da Baixada seguem, os recursos para garantir sua conclusão ainda estão em discussão. O Atlético-PR aguarda a liberação de cerca de R$ 130 milhões do BNDES, que serão encaminhados para a Agência de Fomento do Paraná e que, por sua vez, fará o empréstimo para o clube.

A reportagem do GLOBOESPORTE.COM entrou em contato com a Agência, mas não houve retorno dos questionamentos sobre a operação financeira.

A forma de investimento ainda é discutida pelo Tribunal de Contas do Paraná, que quer saber se parte das garantias do Atlético-PR é dinheiro público. O clube recebeu da prefeitura títulos de potencial construtivo (espécie de moeda do município para obras e reformas) para colocar como garantia para o financiamento.

A Assembleia Legislativa do Paraná também anunciou que irá montar um CPI para avaliar as obras do estádio.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…