Futuro Ministro do STJ é atleticano
A presidente da República, Dilma Rousseff, indicou nesta sexta-feira o nome de Justiça Sérgio Luiz Kukina, 52 anos, para compor o Superior Tribunal de Justiça (STJ), um dos órgãos máximos do Poder Judiciário do Brasil. Kukina é procurador de Justiça no Paraná e torcedor fanático do Clube Atlético Paranaense.
A vaga foi aberta em decorrência da aposentadoria do Ministro Hamilton Carvalhido e é destinada a integrantes da carreira do Ministério Público. Sérgio Kukina é Bacharel e Mestre em Direito pela PUC/PR e ingressou no Ministério Público do Paraná em 1984. Ele concorreu à indicação com Sammy Barbosa Lopes (Acre) e José Eduardo Sabo Paes (Distrito Federal). Agora, será sabatinado pelo Senado Federal antes de ter seu nome confirmado como novo integrante da Corte.
Paranaenses
Com a nomeação de Sérgio Luiz Kukina, o Estado do Paraná passará a contar com dois Ministros do STJ. O atual presidente, Felix Fischer, nasceu em Hamburgo (Alemanha), mas se naturalizou brasileiro e construiu sua carreira no estado – assim como Kukina, ele também foi Procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná.
Além de Fischer, o Paraná está representado no STJ pelo Desembargador Jonny de Jesus Campos Marques, que está convocado para exercer temporariamente as funções no Tribunal. O último Ministro do STJ paranaense havia sido a ex-Desembargadora Denise Martins Arruda, nomeada em 2003 e aposentada em 2010.
Assim como Sérgio Kukina, Denise Arruda e Campos Marques também são torcedores do Atlético Paranaense.