Vinte anos envelhecido, Atlético pega o ASA
O time titular do Atlético pode ficar até 20 anos mais velho para a partida de hoje às 21h50, contra o ASA, em Arapiraca, pela 36ª rodada da Série B. Duas mudanças já estão confirmadas. O zagueiro Luiz Alberto, 34 anos, e o volante Derley, 26 anos, entram nos lugares de dois jogadores suspensos por cartões amarelos: Manoel, 22 anos, e Deivid, 23 anos. Só com essas alterações a equipe principal ganha 15 anos e a média de idade salta de 23,7 anos para 25,1.
A terceira mudança possível é na lateral-esquerda. Pedro Botelho, 22 anos, deixou o campo com dores no tornozelo, durante o jogo com o América-RN, na terça-feira. Se não estiver recuperado, será substituído por Wellington Saci, 27 anos. Com esses cinco anos a mais na troca dos laterais, a média de idade do time titular chegaria a 25,5.
O Atlético tem o grupo com a menor média de idade da competição, com 24,2 anos. Outro dado é que, entre as 10 escalações mais jovens vistas na Série B, o Furacão foi responsável por nove delas. O cálculo considera a idade dos 11 titulares que começaram a partida. Em partidas entre a 6ª e a 29ª rodada, o time rubro-negro registrou médias de idade entre 22,5 e 23,7 anos. A mais baixa é do Bragantino, na 18ª rodada, com 22,3. O jogador mais velho do grupo, Paulo Baier, 38 anos, começa no banco de reservas. E Elias, 29 anos, será mantido como titular.
O Atlético precisa vencer hoje para se manter no G4. Hoje em 4º lugar, com 66 pontos, o time sofre a pressão do São Caetano, 5º colocado, com 64 pontos, que hoje às 19h30 joga em casa contra o desinteressado Boa Esporte.
Considerando apenas as partidas como visitante, o Atlético tem a 2ª melhor campanha da Série B, com nove vitórias, um empate e sete derrotas 55% de aproveitamento. O melhor fora de casa é o São Caetano, com dez vitórias, cinco empates e três derrotas 65%. O ASA é o 8º melhor mandante da Série B, com dez vitórias, três empates e quatro derrotas 65%.
Em Alagoas
Asa
Gilson Rodrigo; Audálio, Fabiano e Walisson; Osmar, Cal, Lucas, Didira e Chiquinho Baiano; Alex Sandro e Lúcio Maranhão. Técnico: Nedo Xavier
Atlético
Weverton; Maranhão, Luiz Alberto, Cleberson e Pedro Botelho (Wellington Saci); João Paulo, Derley, Marcelo, Elias e Henrique; Marcão. Técnico: Ricardo Drubscky
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Local: Estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca (AL), hoje às 21h50
Reportagem de autoria do jornalista Silvio Rauth Filho, do Jornal do Estado