A reforma da Arena, CPI dos Pedágios e manipulação
Por medida de precaução apreendi que para desenvolver uma opinião pessoal é importante que se tenha uma análise equidistante dos fatos.
Por uma questão de método apreendi a utilizar a dialética de Hegell como método de formatação de pensamento. Que consiste na apreciação da tese, antítese para formatação da síntese, que é o pensamento opinativo próprio.
Dentro de uma cadeia de eventos recentes pude constatar enfoques jornalísticos sobre a visita do presidente do Clube Atlético Paranaense à ALEP – assembléia legislativa do Estado – para prestar esclarecimentos a uma CPI.
A razão do convite foram denúncias de suposta utilização indevida de um suposto dinheiro público.
Tudo dentro de um campo hipotético de denúncias, sem qualquer prova ou comprovação de fatos ou explicação técnica de provas, que sempre compete à quem acusa – a qual está longe de um senso do conhecimento comum -.
Primeiro convém analisar a tal CPI e o contexto de sua implantação.
Havia dentro da assembléia legislativa um requerimento para instalação de uma CPI sobre os pedágios nas rodovias do Estado do Paraná.
Existem notícias de que as empresas que assumiram o pedágio no Estado faturaram 20 bilhões de reais e investiram apenas 2 bilhões, durante os anos de exploração da população paranaense.
Assim, para obstruir a CPI dos pedágios foram instauradas 5 CPI’s, bloqueando regimentalmente a instauração da tal CPI dos pedágios.
Dentre as CPI’s criadas, foi instaurada a tal CPI da Copa do Mundo.
Por denúncia de um ex-membro da diretoria do Atlético Paranaense, que também fazia corpo com o grupo político que implantou o pedágio no Estado do Paraná, o Presidente do Atlético foi convidado a prestar tais esclarecimentos.
Do depoimento realizado no final da tarde de terça feira – 20/11 – tivemos os seguintes destaques jornalísticos, os quais indico os links abaixo e sugiro uma leitura – trata-se de material público disponível na rede -:
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1188528-em-cpi-da-copa-petraglia-diz-que-luxo-justifica-contratacao-de-empresa-do-filho-no-pr.shtml
http://www.bemparana.com.br/noticia/237556/em-cpi-petraglia-faz-denuncias-contra-cid-campelo
http://www.gazetadopovo.com.br/copa2014/arena/conteudo.phtml?tl=1&id=1320196&tit=Petraglia-bota-em-duvida-conclusao-da-Arena-para-a-Copa
Para verificar os links, basta copia-los e colar no browser para ter acesso aos conteúdos.
O mais interessante é a comparação do tratamento da notícia sobre a questão e a forma com se manipula a informação e a opinião de quem lê.
Muito mais interessante ainda e saber que o grupo da última notícia é o mesmo que na época da implantação dos pedágios no Estado do Parana fez forte campanha para a consumação da roubalheira que se sucedeu.
Assim, é muito importante ao se ler uma notícia ou formatar uma opinião a verificação de pontos de vistas diferentes sobre o assunto e cotejar as informações apresentadas com aquilo que verdadeiramente se queira transmitir.
Não se trata de apresentar um fato jornalístico, mas sim de interesses que não transparecem aos olhos vistos.
E o mais interessante é que tudo ocorre no momento em que o Atlético está com uma enorme chance de confirmar o retorno à grupo A do brasileiro, por mérito e competência própria e principalmente do esforço de seus Atletas.
É deprimente ler opiniões que se dizem jornalística mas na verdade são parturição teratológica de um grupo com intenções bastante obscuras.