24 nov 2012 - 21h58

Clube sofreu dificuldades, mas se reergueu na competição

A conquista do retorno à Série A do Campeonato Brasileiro não foi fácil. O Atlético enfrentou dificuldades, perdeu jogos para equipes de expressão muito menor, mudou de estádio e passou por algumas crises. Em determinado momento, o G4 ficou tão distante que os menos otimistas chegaram a questionar a possibilidade de obter o acesso logo no primeiro ano de disputa da Série B.

Mas o Atlético não se abateu. Jogadores e torcida estiveram juntos na caminha e as vitórias foram devolvendo a confiança e reacendendo a chama da esperança. Mantendo uma sina dos últimos anos, o Furacão fez uma campanha muito melhor no segundo turno e compensou os pontos desperdiçados no início da caminhada.

Zona de rebaixamento

Hoje a hipótese parece impensável, mas o Atlético chegou a estar na zona de rebaixamento para a Série C. Provisoriamente, é verdade, mas isso aconteceu na 9ª rodada, depois da derrota para o América, em Belo Horizonte, por 3 a 2 (clique aqui para relembrar como foi). Naquela ocasião, a equipe tinha um jogo a menos do que os demais concorrentes, em função do adiamento da partida contra o Ipatinga. Com essa desvantagem e a sequência de cinco jogos sem vitória, o Atlético atingiu o fundo do poço neste campeonato: a 17ª colocação, na ZR para a Série C.

Mas a recuperação veio logo em seguida, com três vitórias consecutivas, incluindo o jogo atrasado contra o Ipatinga. Com isso, o time se estabilizou na zona intermediária, ocupando entre a 9ª e a 11ª colocação.

A disparada aconteceu justamente no final do primeiro turno, com quatro vitórias seguidas. O Furacão terminou o turno em 6º lugar, credenciando-se à briga por uma vaga entre os quatro melhores. A entrada em definitivo no G4 aconteceu na 31ª rodada, com a importante vitória em Salvador sobre o Vitória por 2 a 0 (clique aqui para relembrar como foi). A matéria da Furacao.com vaticinou o que aconteceria dali para frente: "O Atlético venceu o Vitória por 2 a 0, em Salvador, e chegou novamente ao G4 da Série B do Campeonato Brasileiro – desta vez, para ficar".

Confira abaixo o gráfico que representa a classificação do Atlético rodada a rodada:

Em preto, a classificação percorrida pelo Atlético, considerando o jogo atrasado contra o Ipatinga somente a partir da 10ª rodada. Em vermelho, a classificação oficial do campeonato.




Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…