Atlético teve aproveitamento de 62% na Série B
A Série B acabou neste sábado e o Atlético fechou a sua participação na competição na terceira colocação, com 62,3% de aproveitamento.
Em toda a campanha o Furacão conseguiu fazer 71 pontos, com 21 vitórias, oito empates e nove derrotas. O Rubro-Negro fez 65 gols, sofreu 37 gols e finalizou sua participação com 28 gols de saldo.
A primeira partida do Rubro-Negro na série B foi fora de casa, na vitória sobre o Joinville por 4 a 1, na cidade de Joinville e a partida que fechou a série B, foi o empate em 1 a 1, contra o Paraná Clube, no Ecoestádio Janguito Malucelli.
Sprint final
Se o começo da competição não foi o mais sonhado pela torcida atleticana, as últimas 10 rodadas foram de tirar o fôlego do torcedor. Com aproveitamento de 83%, o Furacão só teve campanha inferior ao campeão Goiás, com 87% de aproveitamento.
O próprio São Caetano que acabou a competição em 5º lugar, lutou até a última rodada contra o próprio Atlético e com o Vitória, da Bahia, teve um aproveitamento de 73% nas últimas 10 rodadas e teve um melhor desempenho que o Criciúma, 2º colocado, que teve 60% de aproveitamento e o próprio Vitória, que dos quatro classificados foi o pior time com 47% de aproveitamento nas últimas 10 rodadas do campeonato.
Dos quatro times classificados para a série A, o Atlético foi o único que não perdeu nas últimas 10 rodadas da competição, veja abaixo a campanha dos quatro classificados:
Goiás: 26 pontos com 8 vitórias, 2 empates, 1 derrota – 87% de aproveitamento;
Criciúma: 18 pontos com 5 vitórias, 5 empates, 5 derrota – 60% de aproveitamento;
Atlético: 25 pontos com 7 vitórias, 4 empates – 83% de aproveitamento;
Vitória: 14 pontos com 4 vitórias, 2 empates, 5 derrotas – 47% de aproveitamento;
Ataque e defesa
O Atlético finalizou a sua participação na série B com o terceiro melhor ataque e a melhor defesa da competição ao lado do campeão Goiás.
O ataque rubro-negro marcou 65 vezes e a defesa sofreu apenas 37 gols, o que significa que a defesa atleticana tomou menos de um gol por partida, durante toda a competição.
Fora de casa
Na vitoriosa campanha de acesso à Série A, o Atlético utilizou três estádios como sua casa. Como a Arena da Baixada está em reforma para a Copa do Mundo de Futebol, o Furacão utilizou a Vila Capanema (1 partida), o Caranguejão, em Paranaguá (9 partidas) e o Ecoestádio Janguito Malucelli (9 partidas).