Maranhão e Pedro Botelho, os donos das laterais
As laterais rubro-negras tiveram donos em 2012. Um dos setores mais críticos do Furacão nos últimos anos, as alas foram preenchidas por Maranhão, na direita, e Pedro Botelho, na esquerda. Juntos, eles ditaram o ritmo das jogadas rápidas, lançamentos e também foram importantes na marcação, anulando as descidas pelos flancos dos adversários.
As contratações de ambos foram fundamentais para dar uma maior solidez às laterais. Mesmo com o pouco tempo de trabalho e adaptação, tiveram boas atuações em campo com a camisa atleticana. Se não foram totalmente brilhantes, pelo menos souberam jogar na posição e conquistaram a confiança da torcida.
Maranhão
Vindo do Santos por empréstimo, Maranhão chegou ao Atlético em julho. Disputou 24 jogos com a camisa rubro-negra, marcou um gol e realizou cinco assistências. Em sua chegada, prometeu empenho em busca do acesso à primeira divisão. "Já deu pra ver que o ambiente e o elenco são muito bons. Vou me adaptar e ajudar no objetivo, que é voltar para a Série A. É um clube que não pode estar na Série B. Então, vamos fazer de tudo levar o Atlético de volta à elite do futebol brasileiro", disse durante sua apresentação à imprensa.
Estreou diante do ABC, no dia 14 de julho, e inclusive participou de um dos gols na partida. Peça importante no esquema do técnico Ricardo Drubscky, ele ficou de fora de poucos jogos da equipe rubro-negra, quando foi substituído por Henrique e Felipe, que se revezaram no setor.
Com o acesso garantido, agora o lateral aguarda a definição sobre o seu futuro, já que seu contrato com o Atlético termina no dia 31 de dezembro.
Pedro Botelho
A responsabilidade era grande: ocupar a lateral-esquerda atleticana, que há tempos vinha sendo um problema na equipe. Rápido e habilidoso, Pedro Botelho chegou e cumpriu bem a missão. Jogando com força e explosão, foi figura fundamental no time de Ricardo Drubscky. Com boa marcação, também se preocupou nas jogadas ofensivas, fazendo gols e dando assistências. Cabeça levantada, passes curtos e tabelas rápidas eram suas marcas em campo.
pedro Botelho: agilidade na lateral-esquerda [foto: FURACAO.COM/Joka Madruga]
Baiano de Salvador, Pedro Botelho iniciou sua carreira nas divisões de base do Galícia. Suas boas atuações na equipe baiana chamaram a atenção do Figueirense, que o levou para Santa Catarina. No Sul do país foi observado pelo ex-diretor de futebol do Furacão, Sandro Orlandelli, que o indicou para o Arsenal. Desconhecido, desembarcou no CT do Caju em julho e estreou no mês seguinte na vitória sobre o Asa. Do pacote de jogadores contratados no meio da temporada, o lateral-esquerdo Pedro Botelho foi o grande destaque, segundo enquete promovida pela Furacao.com. Nela, o jogador recebeu 44.2% dos votos na preferência da torcida rubro-negra.
Anotou seu primeiro gol na partida contra o Paraná, no final do primeiro turno, e anotou o gol nº 100 da equipe na temporada na goleada sobre o Barueri. No total, foram 20 jogos, dois gols e cinco assistências.
Confira as fichas técnicas dos jogadores:
Nome: Manoel Messias Barbosa da Silva
Posição: lateral-direita
Peso: 70 kg
Altura: 1,70m
Data de nascimento: 25/12/1985
Clubes em que atuou: Gurupi, Palmas, Araguaína, Bragantino, Guarani, Santos e Coritiba
Nome: Pedro Roberto da Silva Botelho
Posição: lateral-esquerda
Peso: 80 kg
Altura: 1,86m
Data de nascimento: 14/12/1989
Clubes em que atuou: Figueirense, Arsenal-ING, Salamanca-ESP, Celta-ESP, Cartagena-ESP, Rayo Vallecano-ESP e Levante-ESP