26 nov 2012 - 10h36

Maranhão e Pedro Botelho, os donos das laterais

As laterais rubro-negras tiveram donos em 2012. Um dos setores mais críticos do Furacão nos últimos anos, as alas foram preenchidas por Maranhão, na direita, e Pedro Botelho, na esquerda. Juntos, eles ditaram o ritmo das jogadas rápidas, lançamentos e também foram importantes na marcação, anulando as descidas pelos flancos dos adversários.

As contratações de ambos foram fundamentais para dar uma maior solidez às laterais. Mesmo com o pouco tempo de trabalho e adaptação, tiveram boas atuações em campo com a camisa atleticana. Se não foram totalmente brilhantes, pelo menos souberam jogar na posição e conquistaram a confiança da torcida.

Maranhão

Vindo do Santos por empréstimo, Maranhão chegou ao Atlético em julho. Disputou 24 jogos com a camisa rubro-negra, marcou um gol e realizou cinco assistências. Em sua chegada, prometeu empenho em busca do acesso à primeira divisão. "Já deu pra ver que o ambiente e o elenco são muito bons. Vou me adaptar e ajudar no objetivo, que é voltar para a Série A. É um clube que não pode estar na Série B. Então, vamos fazer de tudo levar o Atlético de volta à elite do futebol brasileiro", disse durante sua apresentação à imprensa.

Estreou diante do ABC, no dia 14 de julho, e inclusive participou de um dos gols na partida. Peça importante no esquema do técnico Ricardo Drubscky, ele ficou de fora de poucos jogos da equipe rubro-negra, quando foi substituído por Henrique e Felipe, que se revezaram no setor.

Com o acesso garantido, agora o lateral aguarda a definição sobre o seu futuro, já que seu contrato com o Atlético termina no dia 31 de dezembro.

Pedro Botelho

A responsabilidade era grande: ocupar a lateral-esquerda atleticana, que há tempos vinha sendo um problema na equipe. Rápido e habilidoso, Pedro Botelho chegou e cumpriu bem a missão. Jogando com força e explosão, foi figura fundamental no time de Ricardo Drubscky. Com boa marcação, também se preocupou nas jogadas ofensivas, fazendo gols e dando assistências. Cabeça levantada, passes curtos e tabelas rápidas eram suas marcas em campo.

pedro Botelho: agilidade na lateral-esquerda [foto: FURACAO.COM/Joka Madruga]


Baiano de Salvador, Pedro Botelho iniciou sua carreira nas divisões de base do Galícia. Suas boas atuações na equipe baiana chamaram a atenção do Figueirense, que o levou para Santa Catarina. No Sul do país foi observado pelo ex-diretor de futebol do Furacão, Sandro Orlandelli, que o indicou para o Arsenal. Desconhecido, desembarcou no CT do Caju em julho e estreou no mês seguinte na vitória sobre o Asa. Do pacote de jogadores contratados no meio da temporada, o lateral-esquerdo Pedro Botelho foi o grande destaque, segundo enquete promovida pela Furacao.com. Nela, o jogador recebeu 44.2% dos votos na preferência da torcida rubro-negra.

Anotou seu primeiro gol na partida contra o Paraná, no final do primeiro turno, e anotou o gol nº 100 da equipe na temporada na goleada sobre o Barueri. No total, foram 20 jogos, dois gols e cinco assistências.

Confira as fichas técnicas dos jogadores:

Nome: Manoel Messias Barbosa da Silva
Posição: lateral-direita
Peso: 70 kg
Altura: 1,70m
Data de nascimento: 25/12/1985
Clubes em que atuou: Gurupi, Palmas, Araguaína, Bragantino, Guarani, Santos e Coritiba

Nome: Pedro Roberto da Silva Botelho
Posição: lateral-esquerda
Peso: 80 kg
Altura: 1,86m
Data de nascimento: 14/12/1989
Clubes em que atuou: Figueirense, Arsenal-ING, Salamanca-ESP, Celta-ESP, Cartagena-ESP, Rayo Vallecano-ESP e Levante-ESP



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…