Dos 41 jogadores, oito não têm contrato para 2013
O Atlético já tem uma base montada para a temporada 2013. Dos 41 jogadores do atual elenco, 33 têm contratos longos com o clube. Apenas oito precisam renovar o vínculo caso estejam nos planos para o próximo ano.
Os meias Paulo Baier e Zezinho, o meia-atacante Henrique, os laterais Maranhão, Gabriel Marques e Wellington Saci e os zagueiros Luiz Alberto e Naldo estão com os contratos acabando no final de 2012.
A diretoria ainda fará uma avaliação desses nomes e, em seguida, iniciará as negociações para renovação, se for o caso. O caso mais polêmico deve ser o de Paulo Baier, 38 anos. O jogador recebe R$ 140 mil mensais, segundo texto divulgado por Mario Celso Petraglia em 2011, quando o dirigente era candidato à presidência do clube.
Agora no comando, Petraglia será o responsável por discutir a renovação. Baier tem o maior salário do elenco. Na Série B, o veterano atuou em 25 das 38 rodadas. Esteve em campo por 1.163 minutos dos 3.420 possíveis, ou seja, 34% do total. Marcou oito gols terceiro artilheiro da equipe na competição. E foi o líder do time em assistências, com seis.
Entre os oito com contratos acabando, cinco estão no Atlético por empréstimo. Para permanecerem em 2013, dependem de negociação com outros clubes. Maranhão veio do Santos e Henrique, da Portuguesa. Wellington Saci estava cedido pelo Corinthians e Gabriel Marques, pelo River Plate, do Uruguai. Zezinho está vinculado ao Maldonado, do Uruguai, clube laranja do empresário Gustavo Arribas.
Dos 11 titulares do Atlético na Série B, nove têm contratos longos. Weverton, Manoel, Cleberson, Pedro Botelho, Deivid, João Paulo, Elias, Marcão e Marcelo estão nessa lista.
Além das renovações, a diretoria começa a discutir a partir dessa semana reforços para a primeira divisão, em 2013. A intenção dos dirigentes é trazer cinco nomes de impacto.
Reportagem de autoria do jornalista Silvio Rauth Filho