Heber Roberto Lopes deixa a Federação Paranaense
O árbitro Heber Roberto Lopes vai se desligar da Federação Paranaense de Futebol. A partir do próximo ano, ele apitará os jogos pela Federação Catarinense de Futebol.
De acordo com o site do Paraná-Online, Heber recebeu um "convite milionário" do presidente da FCF para mudar de quadro.
Em entrevista à Rádio Banda B, o árbitro confirmou que só faltam detalhes financeiros para assinar contrato com a Federação Catarinense. Com isso, o árbitro não participará do Campeonato Paranaense de 2013.
Histórico
Ao longo da última década, o Atlético vem sofrendo com as arbitragens de Heber Roberto Lopes, especialmente nos clássicos locais. Em diversas ocasiões, o clube solicitou formalmente que Lopes não fosse incluído nas escalas de seus jogos.
Também é uma solicitação frequente do Atlético a escalação de árbitros de outros estados para os Atletibas. O Coritiba, porém, insiste no aproveitamento de árbitros da FPF.
Heber Roberto Lopes apitou 11 Atletibas. Com seu apito, o Coritiba ganhou seis, houve quatro empates e o Atlético só conseguiu uma vitória em um jogo que acabou valendo o título para o alviverde na final de 2008.
A comparação com os números de todos os Atletibas realizados no mesmo período evidencia o peso do "fator Heber" (a relação pode ser conferida aqui). Confira:
48 Atletibas desde 1999
Coritiba – 19 vitórias
Empate – 16 empates
Atlético – 13 vitórias
Dos 48, 11 Atletibas apitados por Heber
Coritiba – 6 vitórias
Empate – 4 empates
Atlético – 1 vitória
37 Atletibas no período, excluindo os apitados por Heber
Coritiba – 13 vitórias
Empate – 12 empates
Atlético – 12 vitórias