27 nov 2012 - 8h28

Paulo Baier: enfim, ídolo

O Maestro atleticano chegou ao Furacão em junho de 2009, com status de ídolo. Porém, mesmo ovacionado pela torcida, o meia não se considerava um. Pelo menos até a conquista da vaga à primeira divisão do Campeonato Brasileiro, no último sábado, em partida contra o Paraná Clube. Foi então que Baier disse: “Agora sim, sou ídolo”.

O fato de não ter conseguido conquistar títulos pelo Atlético incomodava Paulo Baier. Com a queda no final do campeonato do ano passado, o jogador fez uma promessa ao torcedor atleticano: iria colocar o time novamente em seu lugar de direito – a série A. Promessa cumprida logo no primeiro ano, após muitas dificuldades.

Em sua quarta temporada com a camisa do Atlético, Paulo Baier espera agora renovar seu contrato, que termina no início do próximo mês. O meia já deixou clara a sua vontade de encerrar a carreira no clube rubro-negro, com o qual se identificou e sempre demonstrou enorme carinho, após ter disputado mais de 150 jogos.

Antes, lateral!

Paulo César era o nome que Baier usava em seu início de carreira, quando deu os primeiros chutes no Esporte Clube São Luiz, de Ijuí, sua cidade natal. Mas não é apenas o nome que o diferencia para hoje, no Atlético. O jogador iniciou na lateral-direita e foi nessa posição que ganhou destaque nos gramados nacionais, pelo Criciúma.

Mas não em sua primeira passagem. Depois do time catarinense, o meia chegou a atuar em Botafogo, Atlético Mineiro e Vasco, antes de retornar ao Tigre. Foi aí então que surgiu Paulo Baier. Seus gols e assistências o levaram a ser contratado pelo Goiás, onde assumiu o meio-campo da equipe e conquistou o prêmio Bola de Prata, da revista Placar, em 2004. Desde então, passou por Palmeiras e Sport.

Maior artilheiro

Não importa a posição que jogue, se lateral-direita como no início da carreira, volante improvisado aqui mesmo no Atlético ou meia, uma coisa é certa, Paulo Baier sempre acaba deixando sua marca.

Os gols marcados pelo jogador desde que a fórmula de pontos corridos foi adotada nas disputas do Campeonato Brasileiro o levaram a ser o maior artilheiro deste tipo de competição no Brasil.

Em 2012, Paulo Baier balançou as redes 13 vezes, sendo o terceiro artilheiro do clube, atrás apenas de Marcelo e Bruno Mineiro. Foram cinco gols marcados no Campeonato Paranaense e outros oito na série B. Desde que chegou ao clube, Baier comemorou 51 gols com a torcida atleticana.

Confira a ficha técnica do jogador:

Nome: Paulo César Baier
Posição: meia
Peso: 78 kg
Altura: 1.81 m
Local de nascimento: Ijuí (RS)
Data de nascimento: 25/10/1974
Clubes em que atuou: São Luiz, Criciúma, Botafogo, Atlético Mineiro, Vasco, América-MG, Pelotas, Goiás, Palmeiras e Sport



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…