Paulo Baier: enfim, ídolo
O Maestro atleticano chegou ao Furacão em junho de 2009, com status de ídolo. Porém, mesmo ovacionado pela torcida, o meia não se considerava um. Pelo menos até a conquista da vaga à primeira divisão do Campeonato Brasileiro, no último sábado, em partida contra o Paraná Clube. Foi então que Baier disse: Agora sim, sou ídolo.
O fato de não ter conseguido conquistar títulos pelo Atlético incomodava Paulo Baier. Com a queda no final do campeonato do ano passado, o jogador fez uma promessa ao torcedor atleticano: iria colocar o time novamente em seu lugar de direito a série A. Promessa cumprida logo no primeiro ano, após muitas dificuldades.
Em sua quarta temporada com a camisa do Atlético, Paulo Baier espera agora renovar seu contrato, que termina no início do próximo mês. O meia já deixou clara a sua vontade de encerrar a carreira no clube rubro-negro, com o qual se identificou e sempre demonstrou enorme carinho, após ter disputado mais de 150 jogos.
Antes, lateral!
Paulo César era o nome que Baier usava em seu início de carreira, quando deu os primeiros chutes no Esporte Clube São Luiz, de Ijuí, sua cidade natal. Mas não é apenas o nome que o diferencia para hoje, no Atlético. O jogador iniciou na lateral-direita e foi nessa posição que ganhou destaque nos gramados nacionais, pelo Criciúma.
Mas não em sua primeira passagem. Depois do time catarinense, o meia chegou a atuar em Botafogo, Atlético Mineiro e Vasco, antes de retornar ao Tigre. Foi aí então que surgiu Paulo Baier. Seus gols e assistências o levaram a ser contratado pelo Goiás, onde assumiu o meio-campo da equipe e conquistou o prêmio Bola de Prata, da revista Placar, em 2004. Desde então, passou por Palmeiras e Sport.
Maior artilheiro
Não importa a posição que jogue, se lateral-direita como no início da carreira, volante improvisado aqui mesmo no Atlético ou meia, uma coisa é certa, Paulo Baier sempre acaba deixando sua marca.
Os gols marcados pelo jogador desde que a fórmula de pontos corridos foi adotada nas disputas do Campeonato Brasileiro o levaram a ser o maior artilheiro deste tipo de competição no Brasil.
Em 2012, Paulo Baier balançou as redes 13 vezes, sendo o terceiro artilheiro do clube, atrás apenas de Marcelo e Bruno Mineiro. Foram cinco gols marcados no Campeonato Paranaense e outros oito na série B. Desde que chegou ao clube, Baier comemorou 51 gols com a torcida atleticana.
Confira a ficha técnica do jogador:
Nome: Paulo César Baier
Posição: meia
Peso: 78 kg
Altura: 1.81 m
Local de nascimento: Ijuí (RS)
Data de nascimento: 25/10/1974
Clubes em que atuou: São Luiz, Criciúma, Botafogo, Atlético Mineiro, Vasco, América-MG, Pelotas, Goiás, Palmeiras e Sport