Atlético e Criciúma são multados por atraso
A penúltima rodada da Série B foi marcada por confrontos decisivos para os times que brigavam pelo acesso à Série A ou contra o rebaixamento para a Série C. Por esse motivo, a CBF marcou todos os jogos relevantes para a definição do G4 e do Z4 no mesmo horário, a fim de evitar que uma equipe entrasse em campo já sabendo os resultados de seus adversários.
Porém, alguns jogos acabaram atrasando, como ocorreu no duelo entre Criciúma e Atlético, no Heriberto Hülse, que começou cerca de 15 minutos após o horário previsto. Desse confronto, caso o São Caetano fosse derrotado pelo Goiás – partida que ocorria no mesmo horário -, Furacão e Tigre sairiam classificados para a Série A com o empate que acabou acontecendo.
Apesar do atraso não ter influenciado na definição do G4, já que o Azulão também empatou com o Goiás e adiou a definição para a última rodada, Criciúma e Atlético foram denunciados no STJD por infração ao art. 206 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
Na defesa, o advogado Domingos Moro tentou afastar a responsabilidade do Atlético: "Existem vários lados. Essa era uma partida definitiva para os dois clubes na Série B. Os dois times disputavam o acesso no Heriberto Hülse. Um minuto de atraso do Criciúma na entrada nada significa no conhecimento de outros resultados. Destaco que o estádio estava totalmente lotado, mas com apenas 1.500 ingressos para a torcida atleticana, contra 14 mil para o Criciúma. Aí eu lhes pergunto, a equipe visitante entra antes do time da casa? Não. Eles ficam ali embaixo esperando", argumentou.
No entanto, em julgamento realizado nesta terça-feira (27), a 2ª Comissão Disciplinar acatou a denúncia e impôs penalidades a ambas as equipes. Os catarinenses foram multados em R$ 4.000,00, enquanto o Rubro-Negro recebeu multa de R$ 1.000,00 por "dar causa ao atraso do início da realização de partida, prova ou equivalente, ou deixar de apresentar a sua equipe em campo até a hora marcada para o início ou reinício da partida, prova ou equivalente."