Primeiras especulações vêm do Equador
Finalizada a temporada, abre-se a época de especulações envolvendo a chegada de reforços, partida de jogadores e renovações. Após negociar os atacantes estrangeiros Guerrón e Morro García, além de remeter Nieto ao ostracismo, a diretoria rubro-negra parece voltar a garimpar o mercado latino-americano.
Em reportagem do jornalista Sílvio Rauth Filho, veiculada no portal Bem Paraná, o presidente do Manta (6º colocado do campeonato equatoriano) declarou que há a possibilidade de uma parceria com o Furacão, envolvendo jogadores e aprendizado da metodologia empregada na orientação técnica.
É um acordo de colaboração. Eles vão mandar técnicos a cada três meses para avaliar o trabalho das categorias de base. E nós podemos mandar técnicos nossos duas vezes ao ano para cursos de capacitação em Curitiba. Também podemos pegar por empréstimo jogadores reservas deles para a disputa do campeonato equatoriano. Eles também têm interesse em seis ou sete jogadores das nossas categorias de base, disse Jaime Estrada, presidente do time equatoriano.
Sobre jogadores para o Furacão, o dirigente ventilou que o clube teria interesse no empréstimo de dois atletas de seu time. O primeiro nome da lista é o do atacante Carlos Garcés, de 19 anos e autor de 10 gols e 3 assistências em 40 jogos no ano de 2012. Confira lances do jogador aqui.
Quem também pode vir é o meia Francisco Rojas, de 21 anos, com um cartel de 6 gols e 4 assistências em 27 jogos. Aqui, o meia admite possíveis transferências para uma "equipe grande", inclusive de outros países, além de esperar uma convocação para defender a seleção seu país.
Atualmente o Atlético conta com dois estrangeiros em seu elenco: Martín Ligüera e Federico Nieto. Enquanto o meia uruguaio tem vínculo com o Furacão até o final de 2013, o contrato do avante argentino expira na metade do ano que vem. O atacante colombiano Deiner Córdoba, que integrava o time sub-23, foi dispensado em setembro deste ano.