O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
28 nov 2012 - 16h52

Renovação de Paulo Baier + falando de tática

O Atlético não deve renovar seus compromissos com Paulo Baier em troca de seus trabalhos. Desde 2010 eu venho falando na roda dos amigos atleticanos que, respeitando o craque que ele foi e sua ajuda, sempre disse que é muito perigoso em um clube de futebol você ter um jogador dono do Clube. E isso ainda sem contar que no final de 2010 já era vidente que o estado físico de Paulo Baier já estava em declínio.

Claro que Paulo Baier foi importante, mas sejamos honestos conosco mesmos: só não vê quem não quer que nem 15 minutos o Paulo Baier aguenta mais. Nos últimos jogos que entrou, deixou muito a desejar. Renovar com Paulo Baier seria como rasgar 200 mil reais e deixar de trazer um jogador médio por esse preço para o campeonato Brasileiro 2013.

Peço ao torcedor atleticano ver o que tem jogado o Zé Roberto do Grêmio, com seus 38 anos, correndo o tempo todo e fazendo o papel de meia. Como eu disse em minha última coluna aqui no ‘Fala, atleticano!’, infelizmente Paulo Baier pensa uma coisa, porém o seu corpo executa outra.

Portanto, peço profissionalismo e realismo para Mario Celso Petraglia e que o mesmo ou renove o contrato de paulo Baier ate o final do Paranaense fazendo uma baita festa de despedida e dando um cargo de confiança na comissão técnica, pela metade do que Paulo pede; ou agradecemos o mestre e desejamos sorte pra nova empreitada em sua carreira.

A tática que deu certo

Nesse Brasileirão Série B, o CAP, jogou no esquema 4-4-2, sem invenção de moda. Dois volantes, um com ótima saída de bola e outro mais fazedor de faltas que técnico; dois meias, um mais clássico, outro que tentava encostar nos atacantes lá na frente e; dois atacantes, um trombador de bola, outro jogador rápido.

Particularmente, gosto mais dessa formação. Porém para esse 4-4-2 funcionar com mais perfeição, é importantíssimo ter um centroavante mais técnico, que de cada três chances, uma tenha obrigação de fazer o gol, ou pelo menos o goleiro adversário tenha que fazer uma grande defesa.

Marcão é essa pessoa? Definitivamente, não! Não esqueçam que perdemos em 2010 uma vaga na Libertadores da América contra o Grêmio justamente porque não tínhamos um finalizador. E em 2011 caímos para Série B justamente por esse motivo.

Nossos dois meias, Elias já mostrou ser um craque, sabe dar aquele passe final que deixa o jogador na cara do gol, assim como faz gols também, porém quando não está nos seus dias, não rende nada. Dos outros dois meias testados, Felipe e Henrique, ambos deixaram a desejar.

Henrique foi o queridinho de Ricardo Drubscky e em todas as suas justificativas estavam a de que o meia exerce um papel fundamental fechando o espaço no meio de campo. Mas eu me pergunto: o que adianta ser um marcador regular e um péssimo passador de bola? O CAP não precisa de um terceiro volante, mas sim de um meia que encoste nos atacantes da frente.

Pois se o time adversário jogar com três zagueiros, acabou os nossos dois atacantes. Precisamos de um meia muito mais técnico, aquele que joga como ponta de lança, como jogava o Gabiru, ou o Lucas do SP e etc.

Pensem nisso, Série A é outro nível e futebol profissional hoje em dia não permite erros, equívocos e chances de gol perdidas.

Saudações rubro-negras a todo pessoal da Furacao.com e todos nós rubro-negros, feliz 2013.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…