AEG assume a gestão da Arena por dez anos
O Atlético anunciou, em evento realizado na tarde desta quinta-feira, em São Paulo, a nova gestora da Arena da Baixada: a AEG Facilities. O contrato do Rubro-Negro com a AEG vale por dez anos. O estádio está em obras para a Copa do Mundo de 2014. Depois de concluída, ela vai receber 43.981 pessoas em dias de jogos e até 60 mil em shows.
A empresa norte-americana é responsável por casas de shows como o Staples Center (Los Angeles), O2 (Londres) e O2 World (Berlim). Ela detém, opera e presta consultoria de outras 100 arenas em todo o mundo. O evento na capital paulista teve a presença do prefeito da cidade de Los Angeles (EUA), Antonio Villaraigosa.
Um dos diferenciais da Arena, destacado pelo presidente do clube durante a apresentação, Mario Celso Petraglia, vai ser a cobertura retrátil. Ele também confirmou a construção de uma arena indoor, com capacidade para dez mil pessoas, ao lado do estádio. Com a AEG como gestora, o Rubro-Negro vai poder – segundo o presidente atleticano – destinar "todas as receitas" para o futebol:
"Temos orgulho muito grande que somos o único clube independente, que não tem vínculo com investidor e empreitera. Ou seja, todas as receitas do nosso complexo serão destinadas a fazer futebol, que é a alma do nosso Furacão. Este trabalho será vitorioso, com muito trabalho e empenho. Vamos ajudar não só o clube e a cidade, como o estado e todo o país", afirmou Mario Celso Petraglia.
O Atlético exibiu dois vídeos durante o evento. O primeiro mostrava a evolução da Arena da Baixada, desde 1995 até 2012. O segundo mostrava imagens do projeto do estádio e da Areninha. Na sequência, a AEG também também exibiu vídeos, com cenas de eventos esportivos, shows e declarações de representantes da AEG. Charles Steedman, diretor da empresa, falou sobre a aliança entre Atlético e a empresa:
"Vamos trabalhar para trazer os melhores eventos mundiais e oferecer o melhor serviço possível", afirmou o diretor, que revelou que o filho dele passou dois meses em treinamento no CT do Caju durante um intercâmbio.
Antonio Villaraigosa prefeito de Los Angeles – onde a AEG tem sede – também foi convidado. Ele parabenizou a AEG pela organização e comentou sobre a parceria: – A AEG não poderia ter melhor parceiro no país. A parceria renderá frutos para todas as partes. O Brasil continua nas manchetes do mundo todo, com Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Então, é uma ótima oportunidade para apresentar o Brasil para milhões de pessoas no mundo todo.
Areninha e valores
Depois de concluída, a Areninha vai poder receber shows menores e jogos de outros esportes – como futsal, vôlei e basquete. Curitiba, porém, não tem clubes. O presidente do Atlético, Mario Celso Petraglia, porém, afirmou que o clube já conversou com a prefeitura de Curitiba para incentivar que a formação de equipes para jogarem no local. Mas ele garantiu que o Furacão não tem esse objetivo.
Sobre valores, o presidente rubro-negro reconheceu que, por não ter experiência, não pode prever. Mas ele destacou a experiência da AEG e afirmou que, a partir do segundo ano, o clube vai ter uma ideia sobre os ganhos.