O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
5 dez 2012 - 14h55

Amador profissional e profissional amador.

Com a vitória do Iguaçu de Santa Felicidade no último sábado (01/12) sobre o Bairro Alto, por 2×1, forçou-se a realização da terceira partida para decidir quem será o campeão do Campeonato de Futebol Amador de Curitiba, Série A, pois o CABA havia vencido a primeira partida pelo mesmo placar.

O detalhe é que a dita terceira partida deve ser realizada em “campo neutro”. Disso, cogitaram-se 3 praças esportivas: Janguito, Vila Capanema e Arena Vermelha (Novo Mundo). Mas, como suburbana é algo extremamente apaixonante, tanto quanto o Furacão, houve uma incrível particularidade nesta terça-feira, 04/12, qual seja, o TRIESTE cedendo seu estádio para a realização da grande final.
Quando tomei conhecimento do fato, tive o cuidado de consultar fonte muito confiável para saber os detalhes de referida cessão, pois, em princípio, poderia ser imposição da Federação Paranaense de Futebol.

Digo isso pelo seguinte: o TRIESTE é o principal rival do IGUAÇU. Em Santa Felicidade dizem que é “bacalhau” contra “peixe podre”. Faz 20 anos que o Iguaçu não é campeão da suburbana, e irá com tudo para buscar esse título, assim como já fez na segunda partida. Para o Iguaçu, que é de Santa Felicidade e lá se concentram a maioria de seus torcedores, não havia melhor praça que o estádio do Trieste em função disso, pela facilidade de locomoção de seus apaixonados seguidores.

Por outro lado, o TRIESTE perdeu o título ano passado justamente para o BAIRRO ALTO, quando este, em plenos domínios triestinos, venceu o primeiro jogo da final por 4×0! Ou seja, em tese, poderia sobrar alguma “mágoa” contra o CABA pela derrota e consequente perda do título.

Assim, em tese, qualquer pessoa poderia imaginar que jamais o Trieste cederia seu estádio para o jogo da final em virtude das circunstâncias mencionadas acima. Poderia dizer: “- virem-se, não tenho nada a ver com o problema de vocês!”
Como citei acima, pensei que poderia ser imposição da FPF. Em decorrência, consultei fonte confiável sobre o assunto e, para minha grata surpresa, tive notícia de que o TRIESTE, de forma cortês e apoiando o sucesso do campeonato de futebol amador, disponibilizou seu estádio para o jogo. Aqui houve o grande diferencial. Aqui houve um exemplo de profissionalismo. O TRIESTE é rival do IGUAÇU e do BAIRRO ALTO, mas não é inimigo. Da mesma forma, o TRIESTE sabe que o sucesso do campeonato de futebol amador de Curitiba refletirá no próprio sucesso, eles conseguem ter essa visão. Parabéns à Diretoria do TRIESTE e à sua torcida!

Ao contrário, temos nossos rivais do Furacão aqui em Curitiba, dirigidos por grupos de pessoas que não conseguem enxergar um palmo à frente do próprio nariz, que acham que o mundo gira em torno do próprio umbigo, que preferem fazer seus funcionários passar por necessidades ou inadimplir suas obrigações fisco-sociais à alugar o estádio para o Atlético. Preferem criticar a vinda da Copa para cá, a enxergar os inúmeros benefícios que a sua cidade está tendo com as obras que estão sendo realizadas e as que se realizarão.

Eu era contra a Baixada ser sede da Copa, pois achava que isso tinha tirado o foco da diretoria nos campeonatos que disputávamos, e por isso achava que vínhamos trilhando o caminho do rebaixamento. Mas vi que eu estava totalmente enganado, pois o problema era o MM e sua turma errando na administração do departamento de futebol, pois hoje, mesmo sem estádio para jogar e disputando série B como estávamos, vi que o Petraglia colocou aquele pessoal no bolso e mostrou como se faz.

Então, ontem constatei que o pessoal do amador é extremamente profissional quando o assunto é “ver o futuro”, buscar no rival o próprio sucesso, ao passo que essas diretoria de coxa e paraná, que se dizem profissionais, são uns amadores no que fazem, pois se fossem espertos e inteligentes, cederiam o estádio para o Furacão jogar, pois além da renda que isso geraria, fortaleceria o futebol profissional local e serviria de “moeda de troca” num futuro bem próximo quando a Baixada estiver concluída. E junto com esses amadores se abraça nossa imprensa de araque.

Criticam o pessoal do eixo porque recebem mais dinheiro de cotas de TV, patrocínio, etc, mas sequer seguem a esperteza desse pessoal. Imaginem se o Botafogo não cedesse o estádio para Flamengo, Fluminense e Vasco, ou se o São Paulo também não cedesse para Corinthians, Palmeiras e Santos. Esse pessoal não é bobo, eles sabem que um depende do outro.

Mas, para finalizar, e como nosso objetivo é abordar o FURACÃO, Rogério Correa foi o melhor jogador da segunda partida da final da suburbana realizada em 01/12, mas a grande jogada foi do Luisinho Netto, quando após bater a falta na barreira e pressionado pelos marcadores do Bairro Alto, em questão de milésimos, achou nosso atacante Guilherme no lado oposto do ataque, lançando a bola a ele que, sem marcação, invadiu a área e tocou para o Laércio fazer o gol salvador do nosso IGUAÇU. Por isso teremos a terceira partida, que será no estádio do Trieste, no próximo sábado, às 16h00. Aconselho-os a chegar cedo, pois se o Egídio Pietrobelli lotou – mais de 4000 pessoas – o estádio do Trieste ficará pequeno para tanta paixão.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…