Suspenso por quatro jogos, Derley volta ao STJD
Nesta próxima quinta-feira, dia 20 de dezembro, o Atlético tentará livrar o volante Derley da suspensão de quatro partidas que o atleta pegou, acusado de xingar o assistente Marco Aurélio Pessanha, em jogo da Série B do Campeonato Brasileiro. A defesa do Furacão pede a diminuição da pena aos auditores do Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que analisarão o caso em sessão a partir das 13h.
Na vitória do Atlético por 3 a 2 sobre o ASA/AL, no dia 9 de novembro, o volante Derley foi expulso ao final da partida por dirigir-se ao assistente número 1, Marco Aurélio Pessanha, gesticulando e apontando o dedo em sua direção, dizendo: Tu és um marrento da p…, nem viste o lance cara… burro, tu és uma m…. Este foi o relato na súmula.
Acusado de ofender alguém em sua honra, Derley foi julgado no dia 26 de novembro com base no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil, além de suspensão de até seis partidas. Dois votos foram pela suspensão de quatro partidas, enquanto apenas um era por aplicar um jogo de gancho, com base no artigo 258 (assumir conduta antidesportiva) do CBJD.
Alegando que o atleta foi apenas questionar calmamente alguns lances da partida e foi recebido pelos referidos membros da arbitragem com extrema falta de educação e, por esta razão, desabafou e proferiu as palavras já citadas, a defesa entrou com recurso contra a decisão, solicitando a diminuição da pena.
Derley já cumpriu a automática e, por isso, ainda restam três suspensões a serem cumpridas em 2013. Se o Pleno mantiver a decisão da Primeira Comissão Disciplinar, o volante não defenderá o Atlético nas primeiras partidas da Copa do Brasil, que começará em abril do ano que vem. A disputa da Série A do Campeonato Brasileiro, que o Furacão participará após conseguir o acesso, tem início no dia 26 de maio.