Câmara aprova a alteração do Potencial Construtivo
Nesta quinta-feira (20), a Câmara Municipal de Curitiba aprovou, em primeiro turno, a mensagem do Prefeito Luciano Ducci, nº 065/201, que altera o caput do artigo 2ª da Lei nº 13.620, de 4 de novembro de 2010. Na votação, 24 vereadores votaram pela alteração e sete foram contra.
Com isso, a alteração será concluída após a aprovação do segundo turno da votação, que ocorre na Sessão Extraordinária desta sexta-feira (21).
A mensagem encaminhada para a Câmara autoriza a concessão do Potencial Construtivo de, no máximo, R$ 123.066.666,67, referente ao valor previsto para a execução das obras exigidas para a adequação da Arena dos Paranaenses para sediar a Copa do Mundo de 2014.
Sessão Extraordinária
Programada para às 14h, a Sessão Extraordinária começou por volta das 14h20. Após aberta, os líderes das bancadas pediram 10 minutos para uma reunião, que foi prolongada por mais 10 minutos. Após a conversa dos vereadores, a sessão foi retomada por volta das 14h50, com 32 parlamentares presentes.
Antes da votação da mensagem do prefeito e das emenda aditivas, alguns vereadores foram até a tribuna para falar sobre o assunto. "Nós debatemos exaustivamente esse projeto. Não há mais o que postergar, todos estão suficientemente esclarecidos. Estivemos em várias reuniões com o Ministério Público, com os vereadores e outras autoridades. É algo que já foi decidido e precisamos dar condições para aquilo que foi tratado seja colocado em prática", disse Paulo Salamuni (PV).
O presidente da Comissão da Copa de Curitiba, Pedro Paulo (PT), complementou a palavra do companheiro de Câmara. "Nós vamos votar a mensagem porque vamos assumir as nossas responsabilidades. Boa parte da cidade participou deste debate e quer um posicionamento nosso. Destaco a reunião que tivemos hoje com outros nove vereadores e com o Ministério Público para os últimos esclarecimentos. Nós acrescentamos complementos através de emendas e fechamos as duvidas, vamos votar", disse.
Os benefícios da Copa foram destacados pela vereadora Julieta Reis (DEM). "Curitiba só tem a ganhar com investimentos diretos e indiretos em turismo, comércio e serviços. A cidade s credenciou e nós não podemos deixar de fazer a nossa parte. Não existe Copa do Mundo sem um palco, que é o estádio, e por isso temos que votar favorável", declarou.
Após os vereadores usarem a Tribuna, foi decidido que a votação do projeto e das emendas aconteceriam de forma nominal.
Votaram de forma favorável ao projeto os vereadores: Aldemir Manfron, Algaci Tulio, Beto Moraes, Caíque Ferrante, Denílson Pires, Dirceu Moreira, Dona Lourdes, Edson do Parolin, Emerson Prado, Francisco Garcez, Iris Simões, Jorge Yamawaki, Juliano Borghetti, Julião Sobota, Julieta Reis, Maria Goretti, Odilon Volkmann, Paulo Salamuni, Pedro Paulo, Sabino Picolo, Serginho do Posto, Tico Kuzma, Zé Maria e Zezinho do Sabará.
Contra a alteração, foram os vereadores Aladim Luciano, Felipe Braga Cortês, Jonny Stica, Noemia Rocha, Professora Josete, Roberto Hinça e Tito Zeglin.
Emendas aditivas
Foram aprovadas também quatro emendas aditivas ao projeto relativo a Copa do Mundo. A primeira faz com que o Município de Curitiba envie a cada trimestre informações sobre o andamento das obras de reforma e conclusão da Arena. Ainda sobre os dados das obras, a segunda emenda solicita que a Prefeitura divulgue de forma ampla e destacada, em seu portal da Internet, todas as ações de implementação dos atos referentes as obras da Arena.
Na terceira emenda aprovada, o Clube Atlético Paranaense efetuará a devida compensação e contrapartidas sociais ao Município de Curitiba.
A última emenda aditiva, proposta pela vereadora Maria Goretti (PSDB), estipula que o Clube Atlético Paranaense reverta 2% dos benefícios recebidos em ações da Prefeitura Municipal ou entidades associadas nas áreas de Saúde, Esporte, Cultura e Inovação Científica.