O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
20 dez 2012 - 15h11

Se o Mundo Não Acabar…

Todos sabem que é difícil fazer uma boa série A com um elenco de série B. Um time que, na série B, faz uma campanha como a do Atlético, deve obviamente manter a “espinha dorsal”, mas deve também se reforçar. 2012 já está se findando e até agora a única novidade no Furacão é o retorno do atacante Éderson, que estava emprestado ao ABC. Pelo visto, nossa diretoria está esperando uma definição para começar a contratar: Querem primeiro ter certeza de que o mundo não vai acabar neste 21 de Dezembro, como fora previsto pelos Maias. Assim sendo, registro aqui minha análise do atual elenco, com sugestões de reforços que podem vestir o manto rubro-negro em 2013 “se o mundo não acabar”:

Goleiros:

Weverton é um bom goleiro, mas é necessário um substituto que tenha no mínimo o mesmo nível, alguém que lhe faça sombra. Santos, embora pareça ser um bom arqueiro, ainda não é esse reserva ideal. Renan Rocha e Vinícius não passam segurança e devem ser emprestados. Márcio, do Atlético Goianiense, já foi cogitado no CT do Cajú. Se não vier, cito dois bons goleiros que estavam no futebol catarinense em 2012 e agora estão sem clube: Wilson (Figueirense) e Diego (Avaí). Além destes, também gosto bastante de dois goleiros que enfrentaram o Furacão na série B: Andrey, ex-jogador do Atlético e Émerson, do Guarani, que inclusive marcou gol de falta num jogo contra o rubro-negro.

Laterais-Direito:

Maranhão fez um bom campeonato, mas está apenas emprestado ao Atlético e não se sabe se continuará. De qualquer modo, um time que tem grandes ambições, deve contar com dois jogadores de alto nível em cada posição. Logo, faz-se necessária a contratação de mais um lateral-direito. Nei, um dos melhores laterais do Brasil, já foi oferecido para retornar ao Furacão. Com Nei e Maranhão, estariamos bem. Caso o Maranhão saia, ou o Nei não venha, acredito que Arlan, do Avaí, seria uma boa opção.

Zagueiros:

O Furacão tem uma das melhores duplas de zaga do Brasil, mas precisa de um reserva à altura. Na minha opinião, não poderiam abrir-mão do Luiz Alberto. Agora, terão que contratar. Se Manoel ou Cléberson se machucarem, quem será o titular? Bruno Costa? Não em um time que almeja o G4. Bolívar, do Internacional, foi oferecido. Na minha opinão, o custo-benefício não compensa. Cito quatro bons zagueiros dentre os quais a diretoria atleticana poderia escolher um para tentar a contratação: João Filipe (São Paulo), Vágner (São Caetano), Danny Morais (Bahia) e Marlon (Náutico).

Laterais-Esquerdo e Volantes:

Tá ótimo! É só manter o que tem atualmente. Aliás, o Saci nem precisa ficar…

Meias:

Tanto Henrique quanto Felipe são bons reservas. Zezinho, se for bem trabalhado, pode vir a ser um grande segundo volante, mas como meia-atacante não vai bem. Paulo Baier, em função da idade, provavelmente jogará menos vezes do que jogou em 2012. Harrison, na minha opinião, deve ser emprestado para algum time da série B ou C, para ganhar experiência e voltar ‘voando’, como aconteceu com o Marcelo Cirino. Sobrou o Elias, que até tem bola para ser titular, mas está longe de ser o cara que vai fazer a diferença na meia-cancha rubro-negra. Nesse caso, vejo necessária a contratação de mais um meia para acompanhá-lo. Penso que o Renato Cajá, ex-Ponte Preta e Botafogo, hoje no futebol japonês, é uma ótima opção. Seguindo o “estilo Petraglia” de contratar, menciono também uma promessa, que pode dar certo: Rubinho, da Luverdense. Além destes, coloco na lista dois gringos que já atuam no futebol brasileiro, são baratos e se tiverem uma sequência de jogos, podem contribuir muito: Luis Ramirez (Corinthians) e Botinelli (Flamengo).

Atacantes:

Finalmente o Marcelo Cirino engrenou. Mas para que não deixe de jogar bem, é necessário jogar ao lado de um atacante de alto nível. Marcão é esforçado, mas se não era titular absoluto nem no Xará Goianiense, não pode ser no Furacão. Tiago Adam, se tiver oportunidades no Campeonato Paranaense, pode ser uma grata surpresa, mas ainda é cedo para afirmar. Bruno Furlán, assim como Harisson, deve ser emprestado para um time da Série B ou C para adquirir experiência e ritmo de jogo, penso eu. E Éderson, recém chegado após um período no ABC, é um bom reserva pro Marcelo. Em resumo, acredito que ainda falta ao Atlético um 9. Araújo, que apesar da idade, “pintou e bordou” pelo Náutico nesse ano, e Bill, com passagens apagadas por Corinthians e Santos, mas que fez sucesso no Coritiba, podem ser boas alternativas.

Pode-se notar, portanto, que opções não faltam. Agora, se o mundo não acabar, é só torcer pro “Petraglia Noel” acertar!



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…