O fim do mundinho ervilha
E o mundo acabou!!
Com a aprovação da Câmara dos Vereadores da alteração do Potencial Construtivo para a Arena da Baixada, parece que o ‘mundo acabou’, acabou para os ervilhas.
E não é que os Maias estavam certos, ou será que eram os ‘malas’? Um dia antes da data do fim do mundo, ou melhor, do mundinho ridículo dos ‘malas verdes de plantão’, verdinhos de medo, pra eles o mundo já era.
Sabedores da capacidade administrativa de MCP, a eles não restava outra coisa a fazer do que se utilizarem do ‘jus esperniantes’, falar que a Copa é uma vergonha, que o dinheiro é público, querer tratamento igual etc…
Enquanto o Furacão apresentava um projeto de Arena que traria benefícios para a cidade, vocês coxas faziam o quê? No ano do centernada, caíram e passaram ao mundo aquela imagem vergonhosa, foi cadeira pra todo lado e tiro de borracha de revide, policias femininas sendo agredidas e o resto todo mundo já sabe. Na madruga os grandes líderes de torcida sendo tirados peladinhos com o rabinho entre as pernas por policias, uma boa imagem do “vergonhoso”.
Enquanto isso nós ATLETICANOS ocupávamos o tempo com um projeto, um sonho, uma projeção para a cidade sair do ostracismo.
Para nós, essa história de construção já é bem conhecida, ninguém mais que nós atleticanos sabemos o que é isso. Ajudamos e muito a tirar o gelado Pinheirão do chão lá pelos meados dos anos 80, quando mandávamos jogos lá. Voltamos à Baixada com o Farinhacão num mutirão sem precedentes e lá estávamos nós, de casa nova. Teve conhecido meu que mandou uma carga de tijolos pra reconstruir a velha Baixada. Lembrando que depois que paramos de mandar jogos no Pinga Mijo, onde o recorde de público é nosso, vocês não foram mais pra frente. Teve área interditada por falta de manutenção, corrosão por mijo, nada de terceiro anel e só pra não ser injusto, algumas latinhas de tinta verde em liquidação, pra enganar os trouxas (ops)… quero dizer, os coxas.
Capítulo à parte é o advento da Arena com a chegada do Petraglia, fomos lá e construímos tudo de novo, o mais moderno do Brasil e da América. Exemplo seguido por outros clubes, vejam: Grêmio, Palmeiras, Joinville, cada qual no seu jeito foi fazendo a sua parte. Fato é que a Arena que fez viabilizar a Copa do Mundo FIFA aqui em Curitiba.
Pessoalmente, acredito ser uma daquelas discrepâncias: a Copa e as Olimpíadas aqui no Brasil, temos muitos problemas com educação, saúde, corrupção, reforma política e por aí vai, e também não faço coro com os falsos defensores do dinheiro público. Tudo deve ser feito às claras, com a devida fiscalização por quem é de dever e de direito. Existem instituições para isso, é assim que manda a LEI, e se existe uma norma a respeito do “potencial construtivo”, que ao meu ver não é dinheiro público, é apenas uma garantia de empréstimo a ser pago.
Mas, independente da minha opinião, a Copa está aí e não poderia CURITIBA E CURITIBANOS ficarem vendo só pela telinha, acompanhando a Copa no Ceará, Manaus (alguém lembra um nome de um time de Manaus?), Porto Alegre etc. Vendo o investimentos em infraestrutura serem aplicados somente nas sedes e sub-sedes bem longe daqui, é o que vocês querem? Farinha pouca, nosso pirão primeiro.
Gostem ou não, o crescimento do Atlético só trouxe benefícios ao combalido futebol paranaense, até vocês ervilhas conseguiram alguma motivação para nos seguir, construíram um CT meia boca lá na V. Zumbi. Lembrem que em 1990 vocês foram rebaixados pra TERCEIRONA, era essa a situação do futebol no Paraná. Nem vou falar do CT, daí já é sacanagem e o espírito natalino me impede (humilhar os outros é feio).
A Copa vai ser na Baixada e só um clube como o Atlético Paranaense e pela capacidade gestora de MCP, arrogante ou não, vai ser em Curitiba.
E a vocês ervilhas espero parem de se incomodar com o Furacão, que um dia consigam construir um estádio até melhor que a Arena, e quem sabe, um dia ser sede do Campeonato de Frescobol, afinal a Copa do mundo é nossa.
Feliz Natal pra todos.