O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
10 jan 2013 - 21h57

Atlético: conhecemos seu valor?

As discussões andam quentes neste espaço e por todos os cantos de Curitiba. O Atlético fez bem ou mal ao rechaçar a proposta da RPCTV para a transmissão de seus jogos no estadual de 2013?

Os autores divergem e as teses, favoráveis ou contrárias, são em sua maioria bem construídas e, por isso mesmo, merecem atenção e respeito. E merecem debate e reflexão.

Aprofundando-me no tema, pareceu-me baixo o valor oferecido ao CAP pela RPCTV. Embora aos olhos do torcedor comum – geralmente assalariado, como eu – as cifras pareçam grandiosas, elas se tornam pequenas ao cotejarmos os valores arrecadados pela RPCTV com o estadual e os valores repassados aos Clubes. A TV ganha muito; os clubes, não. Mas cada Clube sabe a sua realidade e o seu valor.

Nesta quadra, é de se questionar: nós, Atleticanos, conhecemos o valor do Atlético Paranaense? Vou além: sabemos o quanto custa fazer futebol em alto nível num País onde a renda se concentra no eixo Rio-São Paulo, em geral, e no eixão Rio-São Paulo-Minas-Rio Grande do Sul, quando se trata de bola?

Fazer futebol é caro! A Torcida pede – na verdade exige! – contratações de peso, reforços que venham, de fato, a qualificar o time para as disputas, e não apenas para fazer figuração. Atitude correta, esperada e lógica, mas a que preço? Ou: com que receitas?

Querer time competitivo com as moedas da RPCTV é incongruência que não se pode aceitar. Assim, a posição de nossa Diretoria é coerente: querer mais (ou buscar mais) para poder fazer e oferecer mais.

Nossa Diretoria conhece o valor do Atlético e dá valor ao Atlético.

Vender o Clube por moedas é desvalorizá-lo, é aceitar que terceiros (estes, sim, preocupados apenas com o lucro) ditem, arbitrem e definam o valor do Atlético Paranaense, de cima pra baixo, e, pior, sem a participação dos Torcedores e Dirigentes do Clube.

Não se pode aceitar – a troco de moedas e em nome da boa convivência com a mídia – que se pague preço de banana por algo que – sabemos – vale ouro! Nosso Atlético Paranaense – o Clube que mais cresceu no Brasil nos últimos 20 anos – não pode aceitar qualquer oferta.

Qualquer oferta se faz a qualquer clube – como o Coritiba e o Paraná. O Atlético, há muito tempo, está acima dos citados times da Cidade e tem tido a coragem de exigir direitos que os outros – por covardia e conivência – deixam de exigir.

A TV quer o produto futebol? Pois que pague o que o espetáculo custa e vale! Que reduza sua margem de lucro e contribua com os cofres dos Clubes de forma mais generosa, até para poder dotá-los de mais fôlego para fazerem frente aos ‘grandes’ do futebol Nacional. Que ajudem também a tornar mais forte o Futebol do Estado do Paraná.

E o que eu disse em relação à TV vale também para as Rádios. Lucram com as transmissões? Pois que paguem por elas. Aliás, o Atlético Paranaense, há cerca de 5 anos, levantou – pioneira e corajosamente – essa bandeira, e foi aterrado por críticas desarrazoadas, parciais e covardes feitas por donos de Rádios ou por seus prepostos (funcionários pagos para defender os interesses dos patrões: coisa de pau-mandado, lacaio e frouxo. Coisa de gente sem vergonha na cara).

Eu apoio o NÃO de nossa Diretoria à RPCTV. E que não venha a RPCTV posar de vítima do Atlético ou tentar jogar o Torcedor contra o Clube: o Atlético Paranaense sabe o seu valor e cobra por ele.

Se outros Clubes ‘fazem por menos’ é porque, certamente, valem menos, é porque valem as poucas moedas que lhes são lançadas. E por se curvarem a propostas vis, talvez valham muito menos.

O Tempo é o Senhor da Razão. O futuro nos dirá o valor de cada um…



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…