O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
18 jan 2013 - 12h03

Lá a imprensa tem vida dura!

A imprensa paranaense nunca nos deixou maiores quando as portas de nosso CT e estádio estiveram abertas para eles. Nos últimos tempos, pelo contrário, a todo momento nesse espaço víamos constantes reclamações contra a perseguição sobre nós.

Não somos Europa, e nem quero que seja, mas lá estão os clubes mais ricos do mundo e vejam por essa coluna abaixo, do Marcelo Barreto do SporTV, como são as coisas por lá… e nem por isso eles deixam de serem os maiores.

Suprimi o início da coluna porque não vinha ao caso aqui, o endereço eletrônico da coluna está abaixo, caso queiram ver na íntegra.

OS IMPERFEITOS PORTA-VOZES

seg, 08/10/12 por marcelo barreto |categoria Sem categoria

[…]

Jogadores da seleção brasileira falam com os jornalistas muito mais do que seus colegas de outros países. No futebol europeu, a relação com a imprensa foi sendo reduzida a tal ponto que hoje os veículos de comunicação se alimentam de migalhas. Em pouco mais de um ano na Europa, já colhi alguns exemplos. Na Inglaterra, não existe o que no Brasil se chama de cobertura de clube: os treinos são fechados, e o único acesso é uma entrevista coletiva do treinador (com sorte, de algum jogador também) às sextas-feiras. Dura uns 15 minutos, sem direito a imagens do treino. Só quando o jogo é da Liga dos Campeões da Europa a Uefa exige que num dia se possa gravar no campo ou no CT – e as câmeras são expostas a 15 minutos de roda de bobo antes que todos sejam expulsos pelos seguranças.

De resto, é só zona mista – aquela área de entrevistas depois dos jogos, por onde os jogadores passam e param se quiserem. Para os que pagam os direitos de transmissão, com um pouco mais de conforto. Para quem não paga, é na base da cotovelada mesmo. Depois do clássico de Manchester na última temporada, apenas Roberto Mancini, técnico do City, falou com a imprensa. Nem Sir Alex Ferguson nem qualquer jogador dos dois times deu o ar da graça.

Em outros países não é tão diferente. Lionel Messi não dá entrevista exclusiva a ninguém (consegui esticar o microfone para ele na zona mista da entrega da Bola de Ouro da Fifa, em Zurique, e peguei alguns segundos de “La verdad es que…”). Pep Guardiola, quando foi técnico dele no Barça, fazia o mesmo. Só coletivas, e sem muita paciência. Eu estava em Barcelona quando o time voltou do Japão com o troféu do Mundial da Fifa. O ônibus parou no estacionamento do Camp Nou, os jogadores desceram, cada um foi para seu carro… E a imprensa olhava, de trás de um cercadinho, tentando registrar alguma imagem na escuridão.

Um post como este é um prato cheio para comentários dizendo que é isso mesmo que jornalista merece, que a gente não tem nada que ficar se metendo na vida dos caras. No mundo ideal dos jogadores de futebol, o contato com a imprensa não existe, e muitos torcedores parecem dispostos a aceitar essa condição. (Se posso cometer aqui uma indiscrição, jornalista quando está aborrecido também gosta de dizer que a profissão é boa, mas que os únicos problemas são os entrevistados e os leitores/ouvintes/espectadores.) Mas eu ainda prefiro achar que não podemos viver uns sem os outros. Em outro post, escrevi que jornalistas são os imperfeitos porta-vozes dos torcedores no contato com seus ídolos. Continuo acreditando nisso.

Fonte: http://sportv.globo.com/platb/marcelobarreto/



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…