Ano de 2013 em uma palavra
O ano de 2013 no Clube Atlético Paranaense, pode ser descrito com uma palavra: erro.
A facilidade em encontrar tal definição esta exposta a todos nós, torcedores. De nada vale a critica repetitiva e sem argumentos para apoia-la. por este motivo exponho o meus:
– Erro no trato com a imprensa: concordo que a imprensa pode ser parcial e tendenciosa, porém o clube deve levar em consideração que é o que é hoje graças ao carimbo da imprensa, que apesar de tudo sempre divulgou imagens e o nome do clube. Esta diretoria tratando desta maneira a imprensa, apenas vai deixar de expor a marca do clube e de seus patrocinadores, fazendo com que as consequências sejam sentidas nos valores dos próximos contratos, pois qual é o patrocinador que vai querer expor sua marca em um clube que não aparece na mídia?
– Erro no campeonato estadual: temos que ser honestos, levando em consideração a disparidade entre os recursos recebidos pelos clubes do eixo Rio-São Paulo e nós, será quase impossível, em um campeonato de pontos corridos como o Brasileiro, sermos campeões novamente. O campeonato estadual, apesar de ser de baixo nível técnico, deve ser valorizado, pois representa a hegemonia estadual, dentro da sua casa. Com esta atitude de desvalorizar o campeonato, não deixar que transmitam as partidas e jogá-lo com um time sub-23, só vai favorecer o que já ocorre no Estado, principalmente no interior, que é a invasão de outros times aqui entre os torcedores, além da possibilidade de vermos novamente o nosso rival sendo tetra, penta e etc.
Erro com o time Sub-23: acho interessante a ideia do Sub-23, um bom espaço para novos jogadores e para recuperar jogadores voltando de lesão ou em baixa técnica. Porém, das muitas contratações feitas para este time, quando podemos dizer que estarão no time principal? Poucas ou talvez nenhuma. Indicação que ou o trabalho está sendo feito de maneira errada, ou não existe espaço dentro do clube. O Sub-23 hoje tem a cara de um time batido, mesclado com novos jogadores, que até podem se afirmar, mas que são colocados na linha de frente para apagar o incêndio causado pela própria diretoria.
Erro com o time principal: vemos na imprensa todos os times (sem exceção) se reforçando com jogadores melhores, a fim de realizar um campeonato melhor. Porém não vemos esta mesma movimentação no clube, estamos com a base que conseguiu subir a primeira divisão em terceiro lugar. Vemos o nosso rival se reforçando com grandes jogadores e tudo o que podemos nos contentar é em questionar a qualidade técnica do nossos reforços. Afinal, um atacante que marca menos de 5 gols na última temporada, não pode ser considerado um matador nato, não é mesmo?
Principalmente, erro com a torcida: o clube deve saber que o seu principal patrimônio é sua torcida. Já provamos mais de uma vez que levamos o Atlético dentre os grandes, somos capazes de influenciar no resultado dos jogos, com a garra, grito e paixão demonstrada nas arquibancadas. O afunilamento das informações somente pelo site oficial é um retrocesso enorme, pois somente ditadores agem desta maneira, exemplos inúmeros temos na Venezuela, Coreia do Norte e Cuba. No empate com o Rio branco não vi nenhuma notícia no site oficial de crítica, perguntas com o intuito de questionar e cobrar uma explicação, não, somente perguntas que têm sua resposta pré-programada.
Resumindo devemos nos unir e cobrar posição do clube, saber o que podemos fazer e não simplesmente deixar de atuar. Devemos cobrar uma posição do conselho deliberativo do clube, que foi quem foi eleito pelos sócios e desta câmara que temos de cobrar atitudes para que ocorra a mudança, seja questionando o mandatário da administração, seja interferindo nas decisões do clube, de modo que visualize sempre a melhor solução para todos os atleticanos.
Abraços