O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
30 jan 2013 - 10h22

Sobre a grandeza

Nesses últimos anos o futebol brasileiro está passando por uma transformação derradeira na questão da profissionalização e crescimento do futebol. Se em tempos passados o Brasil era um país essencialmente exportador de talentos, nos últimos anos temos visto um movimento inverso. Primeiro, ocorreu o retorno de jogadores consagrados no exterior que vinham se aposentar por aqui(ainda temos alguns exemplos, como o do Alex Soneca). Atualmente, entretanto, o futebol brasileiro tem brigado com grandes times da europa para repatriar jovens talentos.

Se pegarmos a lista de campeões Brasileiros depois de 2001, percebemos que com exceção do Cruzeiro houve uma variação entre os times do eixo rio-são paulo. Ou seja, clubes que recebem muita verba de televisão e de patrocínio. E ainda assim, muitos deles se afundaram em dívidas sem fim. Pois é fato que os valores pagos aos jogadores e técnicos atualmente está cada vez mais inflacionado.

Em vista disso, o nosso CAP está fazendo um esforço danado para se adequar aos novos tempos e brigar de igual para igual com os clubes ricos. Não existe a menor possibilidade de brigar por títulos nacionais e internacionais com a atual qualidade técnica do futebol brasileiro. A única alternativa é atrair investimentos e ampliar a dimensão do nosso clube nesse cenário ainda tão recente. É aí que entra a Arena Fifa.

Em uma pesquisa rápida na internet cheguei em alguns valores referentes aos Naming Rights da Arena Palestra e do Itaquerão. O Palmeiras estaria pedindo 400 milhões aos investidores por 20 anos de contrato, já a pedida do Corinthians giraria em torno de 300 milhões por 10 anos. No nosso caso esses valores poderiam chegar a quanto? Na estimativa devemos considerar que teremos a única Arena com teto retrátil do Brasil, também contaremos com a Arena Olímpica. Junte-se a isto, aluguel de espaços comerciais, maior número de associados e a possibilidade de promover grandes shows, divulgar outros esportes como volei, MMA e futsal. Isso certamente nos levará a uma nova realidade, algo jamais experimentado por nós, a possibilidade real de montar grandes elencos e atrair mais patrocinadores. E vejam bem, só com esses valores o Atlético quitaria suas dívidas com relação à Arena. Já posso até imaginar o desgosto de Avôs e Pais ervilhas brigando com seus filhos para que estes não paguem ingresso para assistirem aos shows e eventos esportivos na nossa nova casa.

E se ficassemos para trás qual seria o prejuízo? Só o tempo dirá. Eu entendo que a partir da Copa do Mundo haverá um enorme abismo que vai separar os grandes clubes dos clubes médios e pequenos. Vivemos tempos difíceis, qual atleticano não sofre com essa peregrinação e a falta de investimento no futebol? Mas os benefícios serão maiores e duradouros. O Atlético pegou o bonde da história, vai construir nossa catedral do futebol com recursos provenientes, com justeza, do municipio e do estado, além das benesses e isenções fiscais que o evento nos proporcionou. Mas vejam bem, os custos da obra para o Atlético ainda assim são elevados. Como poderemos investir pesado em futebol neste ano? Jamais poderiamos deixar passar essa oportunidade única. Quiça tenhamos outra copa no Brasil daqui a 50 anos. E quiça, quando esse tempo chegar, o nosso rival possa construir mais do que maquetes. Enquato isso, devemos ter paciência, falta apenas um ano.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…