1 fev 2013 - 11h07

Conheça os clubes da Marbella Cup

O Atlético resolveu inovar na preparação da equipe para a temporada 2013. Ao invés de utilizar força máxima no Campeonato Paranaense, o grupo foi divido em dois (Principal e Sub-23). A base da equipe que conquistou o acesso para a Série A realizará uma pré-temporada maior, inclusive com a disputa de jogos-treinos no exterior. Parte importante desta programação terá início no próximo dia 4, quando a equipe fará sua estreia na Marbella Cup.

O torneio amistoso, que é disputado na cidade de Benahavis, província de Málaga, na Espanha, está em sua terceira edição. Em 2011, o FC Dnipro, da Ucrânia, foi o vencedor, enquanto que na temporada passada o Rubin Kazan, da Rússia, ficou com a taça.

O primeiro jogo do Atlético será no dia 4 de fevereiro, segunda-feira, contra o Ludogorets Razgrad, da Bulgária. O clube voltará a jogar no dia 7 (quinta) e 10 (domingo). A Furacao.com preparou um breve histórico de cada um dos participantes da Marbella Cup e possíveis adversários do Atlético.

Confira:

FOTBAL CLUB DINAMO BUCUREȘTI – ROMÊNIA

Fundado em Maio de 1948, o Dínamo Bucareste é o segundo clube mais vitorioso do país, atrás apenas do Steua București, seu grande rival. Os jogos entre Dínamo e Steua são chamados de “O clássico eterno”. Ao todo, o Dínamo possui trinta e três títulos. São 18 títulos da Liga nacional, 13 Copas e outras duas Supercopas. A equipe jamais foi rebaixada no campeonato nacional.

Conhecidos como “Os Cães Vermelhos”, o plantel é composto quase que em sua totalidade por jogadores romenos. Uma curiosidade é que o clube aposentou a camisa 11 em homenagem póstuma a Cătălin Hîldan, que morreu precocemente aos 24 anos vítima de um infarto durante um jogo amistoso no ano de 2000.

Atualmente, o Dínamo ocupa a 7ª posição em seu campeonato nacional, 17 pontos atrás do líder Steua.

FC DYNAMO KYIV – UCRÂNIA

É a equipe mais conhecida dos atleticanos, não só por ser a mais famosa do torneio, mas também pelo fato do Dínamo Kiev ser o maior rival do Shakhtar Donetsk, do ex-atleticano Fernandinho.

O clube alviazul é o mais vitorioso no seu país, mas tem também um grande histórico de glórias na antiga União Soviética. São 13 títulos nacionais tanto apenas na Ucrânia como na URSS, totalizando 26 conquistas deste nível. Em se tratando de Copas, são nove na União Soviética e outras nove dentro da Ucrânia, somando 18. O Dínamo também conquistou três Supercopas da URSS e outras cinco Supercopas ucranianas. Ainda, o clube possui dois títulos da extinta Copa dos Campeões de Copas da UEFA e mais um título da Supercopa europeia.

Uma das lendas do clube é o seu atual treinador, Oleh Blokhin, ex-jogador da URSS, e que também treinou a seleção nacional durante a Eurocopa 2012. Um dos maiores goleadores dos últimos tempos no futebol mundial foi revelado pelo Dínamo e também encerrou sua carreira no clube durante a temporada passada: Andriy Shevchenko.

Atualmente classificados para a fase de mata-mata da UEFA Europa League, o Dínamo possui em seu elenco vários atletas de diferentes nacionalidades, incluindo dois brasileiros: o zagueiro Danilo Silva e o meia-ofensivo Dudu.

Atualmente o Dínamo ocupa a 3ª posição em seu campeonato nacional, 14 pontos atrás do líder Shakhtar.

LECH POZNAŃ – POLÔNIA

Foi fundado em Março de 1922, e originalmente se chamava Lutnia Dębiec. A mudança para o nome atual foi uma forma de homenagear o primeiro presidente do país pós Segunda Guerra Mundial, Lech, e a cidade no qual o clube está baseado, Poznań.

Em 2010, o Atlético firmou uma parceria com o clube polonês, que visava ao intercâmbio de atletas e também de informações sobre o treinamento esportivo. Contudo, aparentemente não houve nenhuma medida efetiva decorrente do acerto.

O Lech tem em seu currículo um total de 15 títulos, sendo seis da Liga nacional, cinco da Copa e outros quatro da Supercopa polonesa. Em 2010 o clube se sagrou campeão polonês pela última vez.

Em seu país o clube é conhecido como “Ferroviário”, devido a uma ligação que este teve à empresa estatal de ferrovias da Polônia, a PKP, entre os anos de 1933 e 1994.

Atualmente, o Lech Poznań ocupa a 2ª posição em seu campeonato nacional, a quatro pontos atrás do líder Légia.

PFC LUDOGORETS RAZGRAD – BULGÁRIA

É o caçula de todos os clubes da Marbella Cup e será o primeiro adversário do Atlético. Foi fundado no ano do título brasileiro do Furacão, em 2001, como Ludogorie Football Club, e em 2010 adquiriu a licença do antigo Ludogorets Razgrad, que existia desde 1945 e acabou se dissolvendo em 2006. Assim, o clube herdou toda a tradição de seu antecessor.

O Ludogorets não está entre os mais tradicionais do seu país, mas é o atual campeão búlgaro. Os maiores vencedores da Bulgária são o CSKA Sofia e o Levski Sofia, ambos da capital. Porém, o Ludogorets vem mostrando muita força recentemente e conquistou quatro títulos nos últimos anos, tendo atingido o auge na recente temporada 2011/2012. Em 2011, o clube conquistou o título da segunda divisão nacional, e em 2012 conquistou a tríplice coroa do país: Liga nacional, Copa e Supercopa.

O plantel das “Águias de Razgrad” é composto principalmente por jogadores de fora da Bulgária. São várias as nacionalidades representadas, e o Brasil também se faz presente. Os zagueiros Guilherme Choco e Júnior Caiçara, o meia Marcelinho e o atacante Juninho Quixadá estão no elenco principal do clube. O meia Marcelinho, 28 anos e passagens por Mogi Mirim e Bragantino, é o artilheiro e craque do time.

Atualmente, o Ludogorets é o líder de seu campeonato nacional, com 38 pontos ganhos em 15 rodadas, um ponto a frente do Levski Sofia.

FOTBAL CLUB OȚELUL GALAȚI – ROMÊNIA

Fundado em 1964, é um clube pequeno em seu país, mesmo disputando a primeira divisão nacional há muitos anos. É o 16° clube no ranking histórico da Liga I, a primeira divisão romena.

Seu único grande título foi conquistado na temporada 2010/2011, quando se sagrou campeão nacional. O Oțelul possui outras quatro conquistas, mas todas de divisões inferiores: dois títulos da segunda e dois da terceira divisão.

Com o apelido de “Metalúrgicos”, o clube praticamente não conta com estrangeiros em seu plantel. Porém, conta com um brasileiro: o atacante Didi, ex-Juventude.

Atualmente, o Oțelul ocupa a 10ª posição em seu campeonato nacional, 23 pontos atrás do líder Steua.

FOTBAL CLUB RAPID BUCUREȘTI – ROMÊNIA

Foi fundado em 1923 sob um nome diferente do atual: Asociația culturală și sportivă C.F.R. Ao longo dos anos, o clube ainda mudou de nome em outras três oportunidades, até que em 1958 foi batizado como Rapid Bucareste.

O Rapid já conquistou três Campeonatos Romenos, 13 Copas e outras quatro Supercopas da Romênia. Além destes, em outras cinco ocasiões o clube se sagrou campeão da segunda divisão nacional.

Em todo o seu elenco profissional o Rapid possui apenas dois jogadores que não são romenos, e os dois atletas são nascidos no Brasil: o goleiro Peterson Peçanha e o zagueiro Wallace.

Atualmente, o Rapid ocupa a 9ª posição em seu campeonato nacional, 21 pontos atrás do líder Steua.

FC TORPEDO KUTAISI – GEÓRGIA

O clube possui uma história parecida com a do Ludogorets, da Bulgária. O primeiro Torpedo Kutaisi, fundado em 1946, foi um dos clubes mais importantes da história da Geórgia, fornecendo jogadores e treinadores de destaque para a antiga URSS e, posteriormente, para a seleção georgiana. Todos os títulos de sua história foram conquistados nessa "primeira fase" da equipe: três títulos da atual Liga nacional, duas Copas e ainda um título da liga georgiana, quando esta ainda fazia parte da União Soviética.

Na temporada 2005/2006, o antigo clube se desfez. Um novo Torpedo Kutaisi foi criado, mas não só não seguiu as tradições do antigo como ainda acabou sendo rebaixado de divisão. Então, a prefeitura da cidade de Kutaisi financiou uma nova equipe, o FC Torpedo 2008. O clube manteve este nome até 2010, quando a companhia petroleira Wissol assumiu seu comando e resgatou o nome tradicional Torpedo Kutaisi.

A equipe não possui nenhum estrangeiro em todo o seu elenco principal.

Atualmente, o Torpedo ocupa a 3ª posição em seu campeonato nacional, sete pontos atrás do líder Dínamo.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…