Futebol, uma grandeza fisica
Comentar futebol com uma forma matemática é querer entender porque a massa é variável com a pressão. Querer sintetizar opiniões de torcedores, então, nem Einstein chegaria a uma fórmula de unificá-las. Também gostaria de vencer todos os jogos – melhor, acho que não gostaria. Isso certamente me encheria o saco. Fico impressionado como vários possuem fórmulas sensacionais para sermos campeões sempre.
– Contratem jogadores que honrem a camisa, tocam a bola sempre para o próprio companheiro e quando chutarem ao gol, acertem onde o goleiro não alcançar.
– Ahh… tenham um bom local de treinos, busquem jovens somente que tenham futuro, um estádio confortável para 40.000 torcedores. Não esqueçam de bons salários – pagos sempre em dia.
– Quando precisarem de jogadores, contratem somente aqueles que VÃO dar certo. Isto é fundamental!!!
A diferença entre estas ‘ideias’ para a prática é um ABISMO. Um abismo que não queremos aceitar. Gritamos que é fácil administrar, contratar, escalar, substituir, treinar, jogar e ganhar. Em vários anos torcendo pelo CAP e conversando com milhares de pessoas, jamais ouvi ideias concretas, lúcidas e de vanguarda.
Apenas ouço ideias ‘óbvias’ ou torcedores ‘enfurecidos’ com a própria torcida (como se opinar fosse crime), contra presidente, técnico, roupeiro, sei lá. Para estes, todos estão ‘manipulando’ contra o CAP. Todos querem nossa ruína, ninguém tem competência.
Não gosto de perder. Mas entendo a filosofia atual da Diretoria. Pode não dar certo e ser pior para o CAP? Pode. Mas, convenhamos que são atitudes diferenciadas, corajosas e de gente que pensa muito além de ganhar o 1º turno do Paranaense em estádios vazios, ouvindo a pífia narração RPC e comentários de Dida ou Airton Cordeiro…
Como somos ruins de matemática e física.