Alguns esclarecimentos
Lendo as declarações da nossa diretoria, de alguns torcedores e da AGÊNCIA TASS (o site oficial), nota-se um desprezo enorme ao Campeonato Paranaense e veleidades de nos tornarmos uma equipe de ponta no cenário nacional e internacional. Algumas ponderações:
– Respeitar o Campeonato Paranaense é um tributo a todos aqueles que lutaram para conseguirmos títulos por esta competição. Joffre Cabral e Silva faleceu em decorrência de uma derrota em 1968.
– Somos ainda uma equipe mediana. Temos um título nacional e um vice na Libertadores da América. Bahia, Guarani e Coritiba também possuem um título nacional. O São Caetano foi vice na Libertadores. Controlemos a arrogância e sobretudo a empáfia, pois ainda estamos longe das equipes de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
– Respeito aos adversários… Respeito à imprensa… Respeito aos torcedores… É o mínimo que podemos pedir aos nossos dirigentes. A megalomania acabou com muitos impérios. Napoleão… Hitler…
– Sou torcedor, mas não sou fanático. Sou racional e civilizado, jamais deixarei de respeitar dirigentes e torcedores de outras equipes, opiniões divergentes de atleticanos… O futebol é um esporte… Xingamentos e atitude tresloucadas são próprias da ‘massa ignara’. Aqui não não vai nenhum preconceito, pois existem analfabetos educados e inteligentes e néscios diplomados.
– Valorizar o Campeonato Paranaense é valorizar as nossas tradições, é respeitar a nossa história. Lendo as opiniões de certos colegas parece que estamos no mesmo nível das equipes de ponta. Estas equipes, por sua vez disputam seus campeonatos com seus elencos titulares. Humildade e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.
– Felizmente existe este site democrático, no qual posso ler articulistas qualificados e opiniões diversas… Leio todas, mesmo discordando, pois sei que são atleticanos que sonham com um futuro grandioso para o nosso clube.
– Tomara que a nossa diretoria esteja certa. Conquistaremos a Copa do Brasil e faremos um ótimo Campeonato Brasileiro, arrebatando uma vaga para a Libertadores da América. Se isto acontecer serei o primeiro a escrever fazendo uma autocrítica das minhas opiniões. Mesmo assim as opiniões divergentes devem ser respeitadas.
– A propósito como você caro torcedor se sente indo assistir a equipe sub-23? Você não acha um desrespeito ao nome Atlético ser representado por uma equipe tão fraca? Não adianta pedir raça, quando falta qualidade técnica, quando o técnico, não é de fato um técnico e o pior não existe comprometimento com a competição. Contudo, salvam-se alguns jovens promissores.
– Um grande abraço a todos que participam deste democrático site. ‘Não concordo com nada no que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizeres’ (Voltaire).